Curiosidades

7 fatos assustadores que são um risco para vida na Terra

0

Existem várias teorias que tentam explicar como surgiu a vida na Terra. Alguns acreditam que ela foi criada, outros que ela se desenvolveu biologicamente. Há ainda os que acreditam que ela surgiu através de outros planetas.

O mistério do surgimento da vida rendeu diversos estudos que resultaram em teorias científicas consideradas bastante confiáveis. Mas esse questionamento ainda existe e sempre tem novas teorias. E da mesma forma que queremos saber como a vida começou, sempre tem aquele questionamento de como ela acabará. Várias são as coisas que podem levar à destruição da civilização humana. Mostramos aqui alguns desses riscos.

1 – Guerra e armas de destruição

Os países sempre investem em seu poder bélico. As potências mundiais querem mostrar que em caso de uma possível guerra elas estão mais do que preparadas. Tanto que, os EUA e a Rússia tem juntos, um arsenal de 14.700 armas nucleares.

Em algum momento da história, John F. Kennedy estimulou que as chances de uma guerra nuclear acontecer ficassem entre uma em três. E o professor de criptologia, Martin Hellman, disse que a guerra nuclear é inevitável.

De acordo com uma pesquisa feita em 2008 pelo Instituto Futuro da Humanidade, existe uma probabilidade de 4% de extinção por causa da guerra até 2100. E 1% de chance de extinção pela guerra nuclear.

2 – Desastre biotecnológico

O Instituto Future of Humanity fez uma pesquisa, em 2008, que estimou uma probabilidade de 2% de extinção, por causa de uma liberação acidental de um organismo biologicamente modificado. Isso porque, com o aumento das tecnologias que conseguem modificar as características do vírus, aumentou o fator de risco deles. Os efeitos seriam devastadores no meio ambiente.

3 – Nanotecnologia

De  acordo com o livro Engines of Creation, de K. Eric Drexler, de 1986, um cenário bem assustador é pintado. Nele, existe a criação acidental de nanomáquinas que conseguem consumir a matéria orgânica. E com isso, elas devoram toda a vida existente na Terra.

Mesmo que os especialistas tenham rejeitado essa ideia, existe um certo risco existencial, por causa do desenvolvimento das nanotecnologias. Um dos argumentos é que essas tecnologias poderiam levar a uma nova corrida armamentistas. As nanomáquinas seriam capazes de entrar nos corpos de combatentes ou nos civis inimigos.

4 – Esgotamento dos recursos minerais

Para se ter ideia, o preço do hélio subiu mais de 250%, e ele é um dos maiores suprimentos do mundo. Mas, ao longo das décadas, esse suprimento foi se esgotando e é estimado que acabe até 2021. O hélio é usado na medicina, na soldagem com arco e pressurização de foguetes que são alimentados por líquidos. E por mais que seja um dos elementos mais comuns do universo, na Terra, ele é extremamente raro.

Os dados científicos mostram que os humanos vivem além da capacidade da carga do planeta. E pela grande demanda de recursos da Terra, os cientistas e pesquisadores sugerem que a questão já não é mais “se” vai esgotar, mas “quando”.

5 – Mudança climática

No passado, foi proposto que o gelo cobriria a totalidade da Terra e exterminaria toda a vida. As causas, para nosso planeta virar uma “bola de neve”, variavam desde nuvens de poeira, redução de gases do efeito estufa e um escurecimento do sol.

As eras glaciais são presentes sempre na linha do tempo do planeta. Os períodos interglaciais são diminuídos por longos períodos de tempo onde esses mantos de gelo cobrem toda a superfície da Terra. A duração média de um período glacial é de aproximadamente 10 mil anos.

6 – Invasão extraterrestre

Mesmo que não existam evidências que apoiem a evidência de vida extraterrestre, vários astrônomos e cientistas disseram que isso é bastante provável. Em 1969, a “Lei de Exposição Extra-Terrestre” foi adicionada ao Código de Regulamentos Federais dos EUA por causa da  possibilidade de contaminação biológica, durante o programa Apollo.

E por mais que seja improvável, se a vida extraterrestre existir, ela pode, em algum momento, encontrar a Terra e exterminar e substituir a vida humana.

7 – Asteroide

Há 66 milhões de anos, um asteroide atingiu a Terra e dizimou os dinossauros do nosso planeta. Ele também fez com que a temperatura global subisse 5 graus. E essa mudança continuou por 100 mil anos.

Os cientistas descrevem a Terra como sendo uma galeria de tiro. E a NASA descobriu mais de 15 mil objetos próximos de nós. E um dos mais preocupantes pode ser o chamado Atira. Sua órbita cruza com Vênus, e a gravidade desse planeta pode fazer com que o asteroide entre na rota de colisão da Terra. E se um asteroide estiver vindo para o planeta, não há muito o que fazer para desviá-lo.

Assim funcionará a comunicação de astronautas em Marte com a Terra

Artigo anterior

Jovem é flagrado usando farda da PM para andar de graça em ônibus

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido