Curiosidades

Assim funcionará a comunicação de astronautas em Marte com a Terra

0

Algumas profissões e organizações mexem com o imaginário popular. A NASA e os astronautas são algumas dessas coisas. Talvez porque as pessoas acham que toda a tecnologia sofisticada é detida pela NASA e inacessível. Visto que eles mandaram pessoas para o espaço usando um computador. Ou talvez, seja porque a ideia de viajar pra fora da órbita e estar na gravidade zero seja um sonho de várias pessoas.

Desde que o homem foi à lua as expedições e explorações do espaço sempre pairaram a humanidade. A NASA, em seu sexagésimo aniversário, anunciou alguns de seus objetivos para os próximos anos. Ela quer retornar o homem à lua nos próximos 10 anos e também mandar pessoas para Marte. Mas, mesmo com esse anúncio da NASA, não significa que os seres humanos estejam prontos para irem até o planeta vermelho.

Segundo a Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), a viagem à Marte teria um impacto muito grande na saúde dos astronautas que a fizessem. Mas essa é uma ambição que a agência espacial não desiste.

Os humanos sonham em ir para Marte praticamente desde quando o planeta foi descoberto. A Nasa diz que não deve demorar tanto para enviar uma missão tripulada. Enquanto, isso empresas privadas estão correndo contra o tempo para apresentar planos cada vez mais audaciosos para chegar no planeta Marte. E o entusiasmo do público pelo Planeta Vermelho parece nunca diminuir.

Marte

Mesmo com todas as expedições, ainda se sabe muito pouco sobre Marte. Ele é o segundo menor planeta do sistema solar, tendo apenas 10% da massa da Terra. O planeta também tem a montanha mais alta conhecido de todo o sistema solar.

Mas expedições tripuladas para conquistar de vez esse planeta não cessam e parecem estar cada vez mais próximo de serem uma realidade. A expedição para o Planeta Vermelho promete ser uma realidade em meados da década de 2030. Para essa jornada épica, a NASA está construindo uma enorme antena na Califórnia. Ela terá a função de permitir que os astronautas de Marte consigam se comunicar com a Terra. Essa comunicação será possível graças à lasers de alta potência.

Os astronautas e veículos espaciais da NASA se comunicavam com ela através de ondas de rádio antiquadas durante décadas. Mas agora para a missão para Marte eles querem uma conexão sólida e de alta velocidade. E a agência acha que somente um laser pode fornecer essa conexão.

“Os lasers podem aumentar sua taxa de dados de Marte em cerca de 10 vezes o que você obtém do rádio”, disse Suzanne Dodd, diretora do programa.

Construção

A construção começou somente na antena de 34 metros que os trabalhadores estão construindo em Goldstone, na Califórnia. Essa antena, no futuro, fará parte de uma grande variedade maior de antenas parabólicas de comunicação a laser.

Essas antenas parabólicas serão testadas bem antes dos astronautas conseguirem chegar à Marte. A NASA quer testar esse sistema de comunicação, já na missão Psyche. Essa é uma missão que acontecerá em 2022 e o objetivo dela é interceptar um asteroide que está em órbita no sol.

Isso é o que o cocô dos hipopótamos de Pablo Escobar está causando na Colômbia

Matéria anterior

7 fatos assustadores que são um risco para vida na Terra

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.