Superman foi criado por Joe Shuster e Jerry Siegel em 1938. Sua primeira aparição foi na história em quadrinho Action Comics #1 e, desde então, lá se vão 80 anos de aventura. De uma forma ou de outra, o herói influenciou uma geração inteira de novos personagens que vieram depois de sua criação. Ao longo do tempo, Superman passou pelas mãos de vários artistas. Foram roteiristas e ilustradores que ajudaram a moldar a personalidade e fisionomia do herói. Com tantos anos de existência, as características do personagem mudaram algumas vezes.

Em certo momento de sua vida, o Homem de Aço chegou a ser tão poderoso que era difícil encontrar qualquer adversário à altura. Ao mesmo tempo, houve períodos em que ele sequer voava. Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre o corpo de Superman que foram alteradas, ou mantidas, ao longo de suas histórias.

1 – Possui olfato sensível

Muitas pessoas sabem da super audição e visão do Homem de Aço, porém, poucas lembram de seu olfato. Superman também possui um nariz poderoso e usava bastante esse sentido para rastrear inimigos a quilômetros de distância. Essa habilidade também serve para detectar pessoas invisíveis. Se ele não pode vê-las, ao menos pode sentir seu cheiro.

2 – Poder de se transformar

Publicidade
continue a leitura

O Superman pré-crise podia levantar basicamente qualquer quantidade de peso, embora a versão pós não fique tão atrás. Todos sabem que o herói é muito forte, mas poucos imaginam o poder de controle que ele possui sobre seus músculos. Ele já foi capaz de remodelar seu corpo para se passar por outra pessoa. E depois voltar tudo ao normal. O caso aconteceu apenas uma vez em Superman #45, escrita por Bill Finger e ilustrada por Ira Yarbrough. Nunca foi revelado maiores detalhes sobre essa poderosa habilidade. No entanto, o Superman pré-crise podia fazer praticamente qualquer coisa.

3 – Ele é movido a energia solar amarela

Pode parecer besteira, mas muitas pessoas até hoje acreditam que Clark Kent nasceu com superpoderes. Parte do público tem a crença de que ele é forte desse jeito apenas por ter nascido em Krypton. Este é um engano comum. Sua fisiologia é privilegiada por ser um kryptoniano, contudo, seus poderes são originados da radiação do sol amarelo. É por isso que, quanto mais velho Clark fica, mais poderoso ele se torna: devido à grande radiação que ele absorve e acumula no corpo. Porém, se ele deixasse nosso sistema solar para viver longe do sol amarelo, ele não seria o Superman que todos conhecem.

4 – Seu sangue é tóxico para vampiros

Publicidade
continue a leitura

Será que Drácula conseguiria perfurar a pele de Superman? Caso ele conseguisse, o que aconteceria com o herói? Duas questões bastante válidas, porém, mesmo que o personagem seja vulnerável a alguns ataques, o melhor seria perguntar o que aconteceria a Drácula caso mordesse Superman. A resposta é simples: ele explodiria. O vampiro levou a pior em Superman #180 de 2002. Isso aconteceu porque o sangue de Clark é carregado de pura energia solar e, como todos sabem, vampiro e sol nunca deram muito certo.

5 – Visão superpoderosa

Até mesmo quem não conhece muito sopre o personagem sabe que ele pode ver através das paredes (com exceção do chumbo). Entretanto, sua poderosa visão não se limita apenas a isso. Caso deseje, Superman pode ver todos os átomos e partículas presentes no ar. Indo mais além, ele também pode ver o que se passa em outro planeta estando na Terra. Ele pode testemunhar o cotidiano de qualquer pessoa em outro planeta! Sua supervisão é absurda a esse ponto.

6 – Ele não precisa se alimentar

Publicidade
continue a leitura

Clark chegou a dizer em algumas ocasiões que ele come apenas para manter sua atividade social normal. Mas a verdade é que ele não precisa ingerir comida como todo o ser humano. Graças ao sol amarelo, seu corpo é preenchido por todas as vitaminas e energia que precisa. Dessa forma, ele pode passar longos períodos sem colocar um alimento na boca.

7 – Vulnerabilidade ao controle mental

Apesar de ser todo poderoso em vários casos, Superman tem bastante vulnerabilidade ao controle mental. Em várias histórias o herói já sofreu com ataques de inimigos telepáticos que foram capazes de corromper sua mente e adquirir seu domínio. Algumas ocasiões acabam em tragédia, mas boa parte das vezes ele conta com a ajuda da Liga da Justiça para se libertar do aprisionamento mental.

Já conhecia todas essas curiosidades a respeito do Homem de Aço? Tem mais alguma que gostaria de acrescentar? Então não deixe de comentar conosco.

Publicado em: 01/02/18 16h39