• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos fascinantes sobre a Polônia

POR Toni Nascimento    EM Mundo Afora      19/09/18 às 17h37

A República da Polônia fica localizada na Europa Central, fazendo fronteira com países como a Alemanha e a Ucrânia. A Polônia é um tipo de país que se vende sozinho. Ou seja, não é preciso falar muito para convencer alguém a fazer uma viagem de férias para lá. Mas vamos supor que você está querendo conhecer uma região nova, mas ainda não está convencido para onde deve ir. Para começar Estados Unidos, Inglaterra e França já são destinos batidos, e você não deveria nem considerá-los a esta altura do campeonato. Então você precisa de um destino novo, e eu te digo qual: a Polônia.

O país é sem dúvida alguma, um charme só. Andar por ruas polonesas deve ser o mesmo que se sentir dentro de um filme "cult", cheio de classe. Apesar de algumas excentricidades - que todo país possui - as pessoas de lá parecem sempre muito simpáticas e calorosas, como a sua vó que te enche de comida assim que você entra na casa dela. Mas se eu quero que você visite a Polônia em algum momento, eu preciso te convencer da forma certa. É por isso que eu listei 7 fatos fascinantes sobre a Polônia, sobre seu povo até seus pontos turísticos.

1 - Cristo Rei

Talvez poucos brasileiros saibam disso, mas o Cristo Redentor não é a maior - no sentido literal - representação artística de Jesus Cristo no mundo. Cristo Rei, da cidade de Swibodzin, é que é. A estátua de Cristo Rei é a maior de Jesus em todo o mundo, com 36 metros de altura e pesando 440 toneladas. Ela é tão alta, que dentro de sua coroa ficam instaladas antenas que leva rede wi-fi para a região. Além disso, Cristo Rei foi literalmente coroado o Rei da Polônia, em 2016, com a autorização do presidente do país, Andrzej Duda.

2 - Clima

A Polônia tem uma grande semelhança com uma parte do Brasil: o clima. Apesar de não ser idêntico, a variação se aproxima muito das temperaturas que acontecem na região sul, sudeste e parte do centro-oeste do país. Temperaturas que variam entre 19° e 30° graus, indo mais acima nos ponteiros em certos períodos quentes do ano. No inverno, as temperaturas caem drasticamente, alcançando facilmente graus negativos. Talvez uma coisa que eles tenham com mais ostentação que a gente é a neve. Ideal para quem quer aprender a esquiar no próximo inverno.

3 - Moeda

Quando você diz a alguém que está indo passar alguns dias na Polônia, recebe olhares esnobes de pessoas que pensam que você está cheio da grana. Porém, elas estão redondamente enganadas. A Polônia não é um país muito caro para se visitar. A moeda vigente, Zloty, custa 1 real no Brasil. Além das semelhanças da moeda entre os dois países, o que facilita muito a vida dos brasileiros por lá, pois alguns serviços são muito baratos como os de locomoção tipo as ferrovias.

4 - Máquina de Sopa

Aqui no Brasil nós ainda estamos nos acostumando com o processo de colocar uma refil em uma máquina para fazer o café instantâneo. Isso só prova o quanto os poloneses estão anos luz na nossa frente. Pois lá, se estiver andando na rua e sentir uma vontade incontrolável de comer uma sopa, não se preocupe. Existem máquinas de sopa. Elas são servidas em copos e são muito populares no país.

5 - Castelos

A Polônia é um país cheio de castelos. Em uma procura rápida na internet, irá encontrar várias listas dos castelos mais bonitos e elegantes da Polônia. Além disso, todos eles são cheios de muitas histórias e lendas que povoam a cabeça dos polacos. Como o segundo maior castelo do país na Cracóvia, o Castelo Wawel, é um lugar imenso que guarda muitas  lendas famosas, como a do dragão que incomodava a todos roubando ovelhas.

6 - Culinária

A comida da Polônia é, sem dúvida, uma das mais fascinantes do mundo. Eles têm umas variedade de pratos formidáveis que são tradições na mesa dos polacos. Essa pluralidade vai desde a sopa de beterraba que é clássica entre os mais antigos, até o Kartacze, que é muito parecido com um ravioli com carne e recheio de cogumelos. Talvez o prato mais queridinho do país seja o pierogi, um tipo de pastel cozido com recheio de batata, cebola e requeijão.

7 - Catolicismo

A igreja católica na Polônia é muito forte. O país é extremamente cristão. Em pesquisa realizada em 2011, pelo próprio governo polonês, foi apontado que 86,7% dos poloneses eram católicos. Isso se reflete na enorme quantidade de templos católicos que existem na região e no poder de influência que a igreja tem sobre o Estado. Um exemplo é que com a ajuda da igreja católica, foi aprovada uma lei que proíbe o comércio aos domingos. A partir de 2020 as lojas passarão a fechar nesse dia.

E aí, o que você achou da Polônia? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais.

Próxima Matéria
Via   E     A     SC     TI  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+