• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos intrigantes sobre a comunicação animal

POR Lucas Curado    EM Mundo Animal      02/03/18 às 18h51

Já parou parou para pensar o quão importante é a comunicação? Com ela nós somos capazes de transmitir conhecimentos e aprender novas coisas. Se não fosse o ato de se comunicar, nós quanto seres humanos, nunca teríamos chegado ao estágio de sociedade que nós chegamos. Comunicação pode vir em diversas esferas e sempre haverá um emissor e um receptor. Por mais que muitos pensem, isso não é algo exclusivo nosso, animais também tem sua própria maneira de se comunicarem. Claro, essa comunicação não é tão complexa e evoluída como a que nós apreendemos, porém elas passagem também passar uma mensagem.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um pouquinho de como os animais "conversam" entre si. Não somente isso, mas também algumas curiosidades sobre algumas espécies bem intrigantes. Por exemplo, você sabia que besouros usam código morse ou que galinha "conversam" com seus ovos? Descubra  7 fatos intrigantes sobre a comunicação animal

1 - Besouros e código morse

O besouro da espécie Xestobium rufovillosum é o tipo de besouro que você não gostaria de ter na sua casa. Por que? Bem, primeiramente que ele vai fazer vários túneis nas madeiras da sua casa. Em segundo lugar, você vai ouvir eles "conversarem" durante a noite. Para conseguir atrair fêmeas e a atenção de outros besouros, esse pequeno inseto usa algo similar ao código morse.

O pequenino bate sua cabeça na madeira, dessa forma, ele produz som. Esse som ecoa dentro dos túneis escavados na madeira e chega para seus colegas que estão ali perto no mesmo tronco. Esses "toc tocs" são audíveis,  então bem provavelmente no silêncio da noite... Você ouviria esses insetos tagarelas trocando informações.

2 - Vozes diferentes

Andrea Turkalo é uma bióloga que estuda elefantes. Essa pesquisadora consegue ouvir de maneira bem diferente da nossa a "voz" dos elefantes. Dá mesma forma que nós, animais humanos, emitimos um som com um timbre e frequência diferente, os elefante também. Turkalo consegue identificar e diferenciar um elefante A de um elefante B, somente por suas vozes. Há 19 anos, Andrea vem buscando criar um dicionário de "elefantes". Ela quer entender melhor como eles se comunicam entre si, mesmo porque elefantes são animais bem inteligentes.

3 - Galinhas "conversam" com ovos

Uma mãe conversar com seu filho ainda dentro da barriga não é algo incomum. Claro, isso não é algo em comum pois se trata de um ser humano, mas e se for uma galinha? Bem aí as coisas podem ser bem esquisitas para quem está assistindo a cena, ou fofo. As mamães galinhas conversam com seus ovos 24 horas antes deles nascerem.

Isso acontece pois 24 horas antes deles quebrarem a casca, este já estão se movimentando e emitindo barulhos de dentro do ovo. Se você foi em alguma fazenda e viu uma galinha cacarejando gentilmente para um ovo, não fique impressionado. A nova mamãe só está dando as boas vindas para suas crias. Provavelmente, em pouco tempo os pintinhos irão nascer, quem sabe você não consegue também esse lindo momento?

4 - Falando em "silêncio"

Huia cavitympanum não "fala" necessariamente, porém se falasse com certeza não não o escutaria. Para se comunicar esse pequeno sapo emite um som inaudível para os ouvidos humanos. As frequências, consideradas Ultrasonicas, então entre 38 a 18 quilohertz . Contudo, mas porque esse sapo emite um som tão baixinho, ou melhor tão alto?!

Acredita-se que isso se trata de uma vantagem evolutiva. Esse animais que vivem no sudeste da Ásia muitas vezes são encontrados em lugares alagados e com grande presença de água. Sons em uma frequência baixa acabam não transitando muito bem nesses ambiente. Agora, um som em baixa frequência, consegue alcançar o foco da mensagem mais facilmente.

5 - Gatas fazem "miau" só para nós

Gatos ainda vão dominar o mundo, eles até descobriram uma forma efetiva para se comunicar com a gente e fazer com que eles sejam atendidos como reis e rainhas. O gato faz "miau" somente em duas situações, a primeira é quando esse é um filhote e está pedindo alimento e comida para mãe. A segunda situação é quando eles crescem e miam para gente dizendo "Humano, me alimente nesse momento" ou "Humano, me dê atenção agora". Pode até parecer que ele mia para outros animais, mas na verdade ele tem outras formas de se comunicar com esses, inclusive entre eles. Normalmente eles emitem outras sons ou usam de linguagem corporal. Em outras palavras, gatos só miam para seus provedores.

6 - Papagaios não nos copiam (vídeo em inglês)

Esse aqui é uma curiosidade bem interessante. Muitas vezes achamos que papagaios simplesmente copiam o que falamos, contudo, já houveram casos que papagaios conseguiram articular essas palavras para formar sentidos lógicos. Uma dessas exceções e celebridades animais foi Alex, um papagaio africano não só conseguia identificar cores, como também tamanho e espaço. É dito que ele até fazia piadas mandando pessoas pararem de dizer para ele se acalmar.

Prudle e N'kisi são outros dois papagaios que são considerados "super dotados". Prudle conseguiu aprender cerca de 800 palavras diferentes e N'siki, que é a grande recordista do mundo dos papagaios, aprendeu 950. Dá mesma forma que Alex, ambos gostavam de fazer piadas uma hora ou outra. Será que papagaios são seres naturalmente "zueros"?

7 - Peixes e linguagem de sinais

Uma espécie de peixe chamado Plectropomus leopardus caça em bandos armando armadilhas para suas presas. Claro que um peixe não pode falar em libras, mas ele tem seu próprio jeito de dizer "bora caçar, galera".  A forma que eles se movem diz ao grupo que está na hora de ir buscar alimento. Não somente isso, eles apontam seus narizes para a presa e fazem movimento para indicar que "ela está ali". Abelhas usam uma forma de se comunicarem de uma forma igualmente similar.

E aí, o que você achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima pessoal.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+