Os cães não são apenas animais de estimação. São amigos, companheiros leais de qualquer ser humano que deseje ter um. Além disso, como já sabemos, são extremamente inteligentes. Afinal, seus cérebros não se limitam apenas aos comandos "senta", "busca" e "fica".

Além disso, esses animais também podem até sofrer as mesmas aflições que o ser humano. E claro, esse é apenas um exemplo. Pesquisas e mais pesquisas têm revelado inúmeros segredos que norteiam a mente dos amados cães. Aqui, por exemplo, selecionamos algumas curiosidades interessantes sobre o tema.

Confira.

1 - Cães também podem sofrer depressão e ansiedade

Isso mesmo, os cães também podem sofrer com depressão e ansiedade. Sabemos que esses animais são utilizados em terapias relacionadas à saúde mental, mas isso não significa que os cães estão imunes à depressão e à ansiedade. Além disso, os sintomas de depressão, em um cão, por exemplo, são parecidos aos das pessoas, que sofrem com tais doenças. Eles perdem o apetite, ficam inativos, perdem o interesse em suas atividades favoritas e se isolam.

2 - Cães sentem inúmeros aromas

Publicidade
continue a leitura

Os cães, basicamente, são movidos por cheiros. De todos os 5 sentidos de um cão (olfato, audição, visão paladar e tato), o olfato é o mais desenvolvido. O nariz de um cão, por exemplo, tem duzentos milhões de receptores olfativos nasais. Cada receptor detecta e identifica as moléculas de odor (cheiros) que estão constantemente voando pelo ar e impregnado em objetos. Ou seja, daí já dá pra perceber que os cães têm o sistema olfativo milhares de vezes melhor do que um dos seres humanos. Agora, querem saber o real motivo disso? Além da quantidade de receptores, o cérebro de um cão é especializado na identificação de aromas.