Todos nós sabemos os problemas que as cidades do nosso país passam com alagamentos. E em várias dessas regiões, as pessoas acabam com suas casas e propriedades destruídas. O pior é que isso acontece como um reflexo de nossas ações, pois o lixo, que as pessoas jogam na rua, acabam entupindo os bueiros da rua, facilitando os alagamentos na ruas.

Autoridades tentam fazer o máximo para tentar evitar as enchentes e alagamentos, mas nem sempre têm sucesso. Por isso, é sempre bom saber o que fazer para se proteger de tempestades e o que fazer para se sentir mais seguro. Por isso, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros deram algumas dicas para as pessoas que moram em áreas, onde alagamentos acontecem com frequência. Mostramos aqui, algumas das coisas que nunca se deve fazer nessas situações e o que pode ser feito.

1 - Não é piscina

É muito comum vermos imagens de crianças brincando na água das enchentes. Mas isso é uma coisa que nunca se deve fazer. Isso porque ela pode estar contaminada e resultar em problemas de saúde. Além de também ser bastante perigoso.

Só entre na água, se você precisar para ir até um ponto mais seguro. Em alagamentos, é difícil ver o que está embaixo da água como bueiros, buracos e eles podem causar grandes danos.

2 - Abrigo

Publicidade
continue a leitura

Claro que, nessas situações, todos procuram abrigos, mas não fique embaixo de árvores ou do lado de objetos, como torres, postes e estruturas metálicas. Lugares descampados também são muitos arriscados.

Não use, dentro de casa, eletrodomésticos, e se possível, desligue-os da tomada para evitar que eles queimem.

3 - Lugares perigosos

Por mais que você ache que esteja protegido dentro de casa ou em algum lugar, é sempre bom olhar algumas coisas. Não fique em lugares que tenham sinais de infiltração, rachadura ou que façam barulhos estranhos.

Publicidade
continue a leitura

Se a casa, em que você estiver, for próxima a uma encosta, abandone a casa. O melhor é sair desse local e se abrigar em prédios públicos ou em casas mais seguras.

4 - Segurança

Se você estiver na rua na hora que começar a chover e alagar busque abrigo em algum comércio ou em frente a algum prédio. Se você estiver dentro do carro, tente estacionar em um lugar mais alto até que a chuva pare.

Se de qualquer forma você tiver que passar com o carro em uma região alagada, é preciso passar de primeira marcha e devagar. Isso evita que a água entre no escapamento e o carro apague.

5 - Proteção de raios

Publicidade
continue a leitura

Caso você esteja dentro do carro, fique nele. Não existe perigo em relação à parte elétrica, mas é bom evitar tocar nas partes metálicas. E caso você esteja totalmente desprotegido, o recomendável é se abaixar, com a cabeça entre as pernas, para tentar diminuir a área exposta do seu corpo.

6 - Se salvar

Se de repente, você se encontrar em uma situação extrema, em que estiver prestes a ser levado pela água, tente se agarrar em algum objeto, que estiver no caminho. Ou então, em alguma coisa que te faça flutuar.

Alguns lugares que podem ser perigosos são muros e lugares em obras. O recomendável é que você tente se abrigar em um lugar que tenha teto para evitar ser atingido por um desmoronamento.

Publicado em: 10/02/20 17h27