Com certeza, você já ouviu falar da prisão de Alcatraz. Ela foi uma das mais famosas prisões de segurança máxima e funcionou por quase três décadas desde 1934. A prisão foi construída no meio da baía de São Francisco, que era perto para os habitantes da cidade, mas longe para aqueles que estavam cumprindo pena atrás de suas grades.

Em todo seu período de funcionamento, de 1934 a 1963, a prisão que também era conhecida como The Rock foi o lar de alguns dos criminosos mais perigosos do país, incluindo Al Capone e Robert Stroud. Por causa do seu alto custo e dos danos que a água salgada fazia nos prédios, ela teve suas porta fechadas. Mas mesmo estando fechada há mais de 50 anos, ela ainda tem fatos arrepiantes e aqui falamos alguns deles.

1 - Água

Alcatraz é cercada por água, mas as águas frias da Baía de São Francisco não são potáveis. Então, toda semana, cerca de um milhão de galões de água eram levados para a ilha junto com comidas, combustível e alguns outros suprimentos.

2 - Creepy Canuck

Esse prisioneiro que era chamado de Alvin Francis “Creepy Karpis” Karpowicz foi assim apelidado por seu sorriso aterrorizante. Ele foi um dos principais criminosos da Depressão e era o rosto da Gangue Barker. Ele não era o pior dos criminosos, mas foi o que cumpriu a pena mais longa em Alcatraz durante 25 anos, sendo transferido para outro lugar para acabar de cumprir sua pena.

3 - Tubarões

O mito é de que a fuga de Alcatraz era impossível por causa dos tubarões da Baía de São Francisco, mas acontece que esses tubarões eram na verdade inofensivos. O que realmente impediria os prisioneiros de fugirem eram as águas frias, as corrente fortes e o longo período de nado até chegar à borda.

4 - Banhos

A prisão de Alcatraz era a única a oferecer banhos quentes aos seus prisioneiros, mas isso não tinha nada a ver com luxo ou mimos aos presos. A teoria era de que se eles se acostumassem com a água quente seria mais difícil tentar escapar pelas águas geladas da baía. Mas mesmo assim alguns poucos tentaram a fuga.

5 - Ilha

Alcatraz ganhou seu apelido The Rock porque literalmente é uma rocha. A ilha é totalmente estéril, não existe água corrente nela, pouca vegetação e não tem nenhuma praia. E ela é tão rochosa que o primeiro inspetor não achou que a terra estava pronta para construir a prisão.

6 - Visitantes

Os prisioneiros de Alcatraz tinham visitas que eram aprovadas pelo diretor da prisão. Aconteciam uma vez por mês e tinham várias regras rígidas para se concretizarem. O contato físico não era permitido, as conversas eram monitoradas de perto e não era permitido falar de assuntos atuais e nem sobre a vida na prisão. Se alguma regra fosse violada a visita seria negada.

7 - Fuga

Nos 29 anos em que a prisão esteve em funcionamento, nenhum preso conseguiu escapar, pelo menos não com sucesso. Mas isso não impediu que vários tentassem. 36 para ser mais exato. Desses, 23 foram recapturados, seis foram baleados e mortos e os cinco outros foram listados como desaparecidos e possivelmente se afogaram.

Publicado em: 06/11/18 14h58