7 fatos sobre a Grécia Antiga que seu professor de história nunca te contou

POR Gustavo Camargo    EM História      22/03/18 às 19h04

Acredita-se que a civilização da Grécia Antiga tenha surgido entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Teria se formado após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia.

Quando o assunto é Grécia antiga, certamente a primeira coisa que lhe vem à cabeça são filósofos, grandes construções antiga e uma mitologia muito rica, não é verdade? Bom, o fato é que assim como várias outra civilizações da época, pela falta de conhecimento faziam coisas que consideraríamos malucas nos dias de hoje e que provavelmente você não sabia.

Foi pensando exatamente nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 fatos sobre a Grécia Antiga que seu professor de história nunca te contou. Confira:

1 - Médicos da época provavam cera de ouvido

Os sintomas básicos eram o suficiente para dizer um disgnóstico, mas provar a cera do paciente era uma prática comum entre muitos médicos daquela época. Eles pensavam que todos os fluidos corporais tinham um saber, e uma mudança poderia indicar algum tipo de doença.

2 - Suor de atletas era usado para aliviar a tensão muscular

Antes de se exercitar no ginásio, atletas deviam se cobrir de azeite. O óleo era raspado juntamente com suor e poeira com a ajuda raspadores de ferro especiais. Tal substância era vendida em garrafas para fins médicos.

3 - Sujeira era usada para a saúde das mulheres

Os gregos antigos acreditavam que as mulheres eram bastante suscetíveis a poluição. E por esse motivo várias métodos de limpeza nada atrativos foram usados.

4 - Espirro para não engravidar

De acordo com algumas crenças da época, para prevenir a gravidez, uma mulher tinha que espirrar logo após o sexo. Como se é de imaginar, o método era completamente inútil.

5 - Pedras e esponjas eram utilizadas como papel higiênico

Não existia papel higiênico aquela época e era preciso outra forma de se limpar. Para tal eles utilizavam pedras e fragmentos arredondados de cerâmica. As pessoas com dinheiro tinham uma opção melhor: uma esponja fixada em uma vara.

6 - Homens com genitais pequenos eram considerados atraentes

A Grécia antiga possuía seus próprios padrões de beleza. Existem várias estátuas de homens que retratam deuses e atletas, com órgãos masculinos considerados por muitos como pequeno. Um pênis grande era considerado vulgar e pouco atraente.

7 - Jogar maçã em uma garota era dizer que a amava

Atualmente existem várias formas de uma pessoa expressar seu amor. Os antigos gregos eram um pouco mais simples, eles jogavam uma maça para as mulheres que amavam. Esse ato estranho também poderia significar uma proposta de casamento.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Brightisde     Suapesquisa  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+