Mundo afora

7 fatos sobre o Marrocos que você não aprendeu assistindo “O Clone”

0

Entre 2001 e 2002, a novela “O Clone” foi ao ar e se tornou uma das produções mais famosas da Rede Globo. A história tinha um forte vínculo com o Marrocos e levou ao conhecimento de muitas pessoas a cultura do povo desse país. Contudo, nem tudo foi mostrado. Marrocos é um grande ponto turístico mundial  e possui uma diversidade rica e impressionante. Esse país que fica localizado ao norte da África e é separado da Europa somente por alguns quilômetros e já foi palco de diversos filmes e séries famosas. Um grande exemplo disso é o clássico Casablanca (1942) de Michael Curtiz, que se passa na época da Segunda Guerra Mundial.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um pedacinho de Marrocos e mostra algumas curiosidades sobre esse país fantástico. Essas curiosidades com certeza não foram mostradas na novela global e valem apena serem conhecidas. Se você busca por uma comida típica e diferenciada, uma cultura diferente da sua e um local fascinante, com certeza seu destino é Marrocos.

1 –  Primeiro importador de chá verde do mundo

Marrocos, apesar de não ser um produtor de chá verde, aparentemente tem uma população que adora a bebida. O país é tido como o maior importador de chá verde do mundo, sendo um dos grandes compradores da China. Curiosamente, apesar de não ser um produtor, chá verde é uma bebida não só apreciada por marroquinos, mas também por turistas. O lugar é famoso por sua diversidade de receitas e sabores do mesmo.

2 – Primeira Universidade do mundo Islâmico

Foi em Marrocos, no ano de 859, que surgiu a primeira universidade do mundo Islâmico. A faculdade chamada Al Qarawiyyin foi fundada na cidade de Fez e é tida como a Universidade mais antiga no Oriente Médio e do mundo.

3 – Marrocos e religião

Muitas pessoas acreditam que a religião em Marrocos é 100% islâmica, contudo, isso é um erro. Mesmo que comum. A religião dominante em Marrocos é de fato o islamismo, contudo, em uma pesquisa feita em 2017, foi observado que 1,1 % da população é cristã. Outro segmento religioso minoritário achado foi o judaísmo, com 0,7% da população.

4 – Idiomas

Curiosamente, Marrocos tem duas línguas oficiais e várias não-oficiais. As oficiais do país são o Árabe Clássico e o Berbere, contudo, existem dezenas de outras faladas no país. Lá podemos encontrar pessoas falando o árabe marroquino, riffian, tashelhit e outras línguas similares. Além de tudo, também temos a presença da língua espanhola e francesa.

5 – Bandeira Marroquina

O pentagrama no meio da bandeira simboliza saúde, conhecimento e vida. A sua cor é verde por causa da religião islâmica. O vermelho representa aqueles que são descendentes de Maomé.

6 – Gastronomia

É muito comum achar em Marrocos alimentos de origens nativo indígenas do país, tais como cuscuz, tajine, pasteis típicos e cordeiro assado. Contudo, o país é visto como um local que adota a famosa comida mediterrânea, mesmo que estes ainda sejam bem apegados a seus pratos típicos.

7 – Capital Marroquina

Rabat é a Capital de Marrocos, porém não é uma das cidades mais conhecidas do país. E nem uma das mais populosas, como a famosa Casablanca. Rabat teve sua origem em 40 a.C. sendo antigamente um assentamento romano. A Capital possui uma população que gira em torno de um milhão e meio de habitantes.

Você pode acertar todas essas perguntas sobre o Nazismo? [Quiz]

Artigo anterior

7 animais incríveis que voltaram da extinção

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido