Quantas vezes devemos lavar os cabelos semanalmente?

POR Eduardo Coelho    EM Ciência e Tecnologia      26/08/15 às 20h03

Você já deve ter se perguntado essa pergunta que é um verdadeiro dilema: QUANTAS VEZES DEVEMOS LAVAR O CABELO SEMANALMENTE?

A pergunta é extremamente pertinente, ainda mais por conta das dificuldades femininas com o ato de lavar o cabelo. Muitas vezes, as moças chegam até a prender totalmente em coque as madeixas, com o receio de ter que lavar novamente os cabelos, por já ter feito isso no dia anterior. E a gama de preocupações é extremamente recheada; não poder molhar em excesso; raízes oleosas; pontas duplas, enfim, uma série de eventuais motivos.

Vamos ao que interessa, que é a explicação científica para esse indagamento que pode ser útil pra você:

rock-the-wet-hair-look-just-like-beyonce-main

O nosso cabelo se torna oleoso ao longo dos dias sem lavagem, por conta de uma glândula na pele que produz substâncias oleosas que circundam as nossas mechas capilares, o famoso 'sebo'. O sebo é excretado pelas glândulas sebáceas que ficam do lado da raiz do cabelo, na camada da pele chamada de derme.

maxresdefault

Lynne Goldberg, dermatologista e proprietária do Centro Médico de Boston, enfim, respondeu essa pergunta que não quer calar. Segundo Goldberg: "Isso varia, mas as pessoas que lavam seus cabelos bastante, para se livrar da oleosidade, estão automaticamente secando seu couro cabeludo e produzindo mais óleo". Dando margem para que usemos de bastante noção da realidade pessoal de cada um, para delimitarmos uma frequência de lavagem semanal.

lynne_FLTC_NAME_108

A conclusão que Goldberg propõe, é que não lavemos os cabelos todos os dias, para que não estimulemos a produção de sebo no nosso couro cabeludo. Pois a derme e as glândulas sebáceas ao serem estimuladas, acabam fazendo um 'refil de sebo' quando vão retirando-o.

Make-Your-Wet-Hair-Look-Good-Step-3

 

Segundo a dermatologista, evidentemente que todos devem lavar os cabelos, até porque o ato é um fundamento de limpeza e higiene vitais para nos mantermos integralmente saudáveis, mas que deve haver um controle, principalmente para pessoas que possuem problemas com pele oleosa. Cabelos mais crespos podem ser lavados uma ou duas vezes por semana.

hair-washing

A dermatologista conclui afirmando que o correto é analisarmos o nosso fio capilar e o nosso tipo de pele, para que possamos, com uma boa dose de bom senso, realizarmos nossa higienização capilar semanal.

E você? Quantas vezes na semana lava o seu cabelo?

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+