7 animais incríveis que voltaram da extinção

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Animal      03/04/18 às 14h21

Falar sobre o mundo animal é sempre desafiador e impressionante. Nosso mundo é a casa das mais diferentes criaturas e de forma constante, a ciência ainda consegue descobrir animais nunca antes catalogados. Recentemente escrevemos a respeito e você pode querer conferir: 7 animais que a ciência descobriu há pouco tempo. A grande questão é que, ao mesmo tempo, vários deles também deixam de existir.

Principalmente devido às atividades de caça ilegal, ou às graves alterações em seu habitat natural, algumas espécies acabam não resistindo e sucumbem ao seu cruel destino: extinção. A lista de animais ameaçados apenas cresce a cada ano que se passa. Por outro lado, alguns animais acabam sendo avistados novamente, surpreendendo pesquisadores e conseguindo sair da lista de extintos. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 animais incríveis que voltaram da extinção. Dá uma olhada!

1 - Night Snake

Nativa da ilha mexicana Clarion, essa cobrinha marrom com manchas escuras já era considerada extinta há 80 anos. Chamada de Clarion Night Snake, acabou surpreendendo a ciência ao reaparecer, depois de tantos anos. Foi em maio de 2014 que os pesquisadores Daniel Mulcahy e Juan Martinez Gomez a redescobriram.

2 - Cavalo de Przewalski

Esta é considerada como a última subespécie de cavalos selvagens, proveniente dos desertos da Mongólia. Durante muito tempo ele foi considerado extinto na natureza. Mas felizmente, projetos internacionais de preservação conseguiram fazer com que a espécie fosse reintroduzida em seu habita natural. Atualmente, já é possível encontrar populações maiores destes animais.

3 - Celacanto

Apenas para que você tenha noção, acreditava-se que estes peixes haviam sido extintos há cerca de 65 milhões de anos atrás... Ainda no período em que os dinossauros habitavam nossas terras. Entretanto, para a surpresa de toda a comunidade científica, um indivíduo da espécie foi encontrado na África do Sul, no ano de 1938. O celacanto é cheio de mistérios e é considerado como "o elo perdido", que pode ter marcado a transição de alguns animais que viviam no oceano, para a vida terrestre.

4 - Monito del Monte

Também conhecida como Dromiciops gliroides, seu nome pode ser traduzido como "o macaco das montanhas". Obviamente ele não é um macaco, mas sim um pequeno marsupial da América do Sul. Por diversas vezes também é chamado de "fóssil vivo", foi descoberta como a única espécie ainda viva, de uma ordem de marsupiais que era considerada extinta há anos: a Microbiotheria.

5 - Formigas Gracilidris

Este é um tipo especial de formigas noturnas. Incrivelmente, acreditava-se que haviam sido extintas há cerca de 20 milhões de anos atrás. No entanto, enquanto um especialista em formigas observava as características de alguns destes insetos, durante uma expedição à América do Sul, percebeu que havia uma diferente. Foi neste momento que ele redescobriu a Gracilidris.

6 - Lula gigante

As lulas gigantes também eram animais considerados extintos. Seu avistamento foi ficando cada vez mais raro, até que simplesmente deixou de aparecer. Não se sabe ao certo o que aconteceu, mas a hipótese é de que houve um aumento na população de seu principal predador, o que fez com que as lulas desaparecessem... Ou quase. Elas acabaram sendo redescobertas, apesar de ainda estarem ameaçadas. Apenas para que você tenha noção, é conhecida por ser o segundo maior invertebrado do planeta, podendo alcançar facilmente os 13 metros de altura. É um animal impressionante.

7 - Esquilo voador lanoso

Estes animais compõem a espécie mais rara de esquilos de voo, e também a maior delas. Para que você tenha ideia, eles podem alcançar até os 3 metros de comprimento. Pode ser encontrado apenas em algumas regiões pelo Paquistão, mas por não ter sido avistado por décadas, já havia sido considerado extinto. No entanto, foi no ano de 1996 que ele reapareceu, mas ainda sofre graves riscos de extinção.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outros animais que saíram da lista de extintos? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+