7 fatos sobre a saúde que entendemos errado a vida toda

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      18/04/18 às 13h01

Tem certas coisas que ouvimos desde criança, que foram passadas de geração em geração, e que de tanto ouvirmos acabamos reproduzindo como uma verdade absoluta. Por exemplo, quem nunca ouviu que manga com leite faz mal?

Algumas pessoas acreditam veementemente que um suco Detox depois de um final de semana de luxurias gastronômicas vai desintoxicar o organismo e torná-las mais saudáveis. E que bebidas isotônicas podem ser ingeridas sem necessidades, pois de alguma forma elas irão te deixar mais saudável.

Nenhuma dessas coisas são verdade e na maioria das vezes se encaixam na sessão dos mitos da saúde que estão ao menos parcialmente errados. Listamos algunas desses fatos que tiveram seu sentido distorcido ou que aprendemos de maneira errada. Confira!

1 - Café dificulta seu crescimento

Não há evidências sobre isso, e a maioria das pesquisas não encontraram correlação entre o consumo de cafeína e o crescimento ósseo em crianças. Já nos adultos, o aumento no consumo de cafeína pode limitar a absorção de cálcio. Porém, o impacto é tão insignificante que uma colher de sopa de leite compensaria os efeitos de uma xícara de café.

2 - Agasalho x Resfriados

Não é o frio que te faz ficar resfriado e sim a exposição ao vírus da gripe. Outro mito é de que se você sair no frio com os cabelos molhados te faria adoecer. A grande questão dos resfriados e o inverno é que durante esses períodos passamos mais tempo em ambientes fechados. O que aumenta a probabilidade de contato com o vírus.

3 - Tomar vitaminas vai te manter sempre saudável

Muitas décadas de estudo e análises não encontraram justificativas para nosso hábito de ingerir vitaminas arbitrariamente. E, por outro lado, algumas vitaminas têm sido associadas ao desenvolvimento de câncer. Pessoas desnutridas podem se beneficiar deste tipo de suplementação, porém, a maioria de nós deve apenas obter as vitaminas através da alimentação correta.

4 - Você perde 90% do calor do corpo através da cabeça

De acordo com Aaron E. Carrol e Rachel C. Vreeman, autores do livro "Mitos, meias-verdades e mentiras sobre seu corpo e saúde", isso não é bem verdade. Você pode perder calor por qualquer parte descoberta. "Quando estamos no frio, na maioria das vezes, estamos vestidos. Se você não está de chapéu, você perde calor pela cabeça, assim como perderia pelas pernas caso estivesse usando shorts", disse o médico Ph.D. Richard Ingebretsen.

5 - Espere uma hora depois de comer para nadar

Até hoje não há provas para essa afirmação. A teoria seria de que durante a digestão, grande parte do seu sangue seria levado até o estômago, o que resultaria em menos sangue disponível para os demais músculos. Os tornando propensos as câimbras. Câimbras acontecem com muita frequência quando as pessoas estão nadando, mas não porque há algo em seu estômago.

Caso você tenha uma câimbra uma dica é tentar flutuar durante alguns minutos até que as dores cessem.

6 - Todos devemos beber oito copos de água por dia

Se hidratar definitivamente é muito importante. Mas a ideia de que devemos contabilizar oito copos diários pode ser bem difícil para algumas pessoas. Nós obtemos água dos alimentos ingeridos e de outras bebidas. No geral, os médicos indicam beber água quando se tem vontade ou sede, mas não de maneira forçada.

7 - A regra dos 5 segundos

Algumas pessoas acreditam que se algum alimento cair no chão e elas recolherem antes de 5 segundos não há nenhum problema no alimento ser ingerido. Na verdade, as bactérias podem contaminar os alimentos em questões de milissegundos. Os alimentos úmidos atraem mais bactérias do que alimentos secos. A superfície onde esses alimentos foram colocados/derrubados também exerce certa influência.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+