• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos sobre a vida dos antigos egípcios que nunca aprendemos na escola

POR Diogo Quiareli    EM História      15/06/18 às 15h15

Desde os primeiros anos escolares, aprendemos sobre a vida dos nossos antepassados. Entre todas as civilizações, o Antigo Egito está entre os mais fascinantes e também mais falados. O Antigo Egito foi uma enorme civilização localizada no Norte da África. Ela concentrava-se ao longo do rio Nilo. Fazia parte de um complexo de civilizações chamado de "Civilizações do Vale do Nilo", que também agregava partes da região sul do Egito. Tinha como fronteira o Mar Mediterrâneo ao norte, o Deserto da Líbia a oeste, o Deserto Oriental Africano a leste e a primeira catarata do Nilo no Sul. Foi uma das primeiras grandes civilizações da antiguidade e manteve por muito tempo a sua cultura, mesmo com as influências culturais estrangeiras.

No entanto, mesmo estudando muito, existem diversas coisas que nunca aprendemos na escola. Pensando sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria para vocês. Buscamos e listamos alguns fatos sobre a vida dos antigos egípcios que nunca aprendemos na escola. Se você tem algum amigo que gosta de história, compartilhe essa matéria desde já. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Os membros das famílias tomavam café da manhã separados

Comer junto pela manhã não era algo tão aceitável, pelo menos não nas famílias influentes. O líder familiar fazia a primeira refeição sozinho. Após ele comer, o servo levava a comida. As mulheres tomavam o café da manhã durante o banho matutino ou após ele. As refeições com todos presentes eram feitas apenas no decorrer do dia ou no final da tarde.

2 - Múmias eram exibidas em festas

O quadro "O banquete egípcio", de Edwin Longsden Long mostra uma cena bastante estranha. Nele podemos ver criados passando em frente aos convidados de uma festa arrastando uma múmia muito "real". Segundo Heródoto, um historiador grego, durante os banquetes era mostrado aos convidados uma figura de madeira representando um homem morto. Isso servia para relembrar a brevidade da vida. No ato, eles diziam: "veja, beba e curta a vida, pois depois da morte, você estará assim".

3 - Relações com os calçados

De modo geral, esse povo costumava andar descalços. Apenas os faraós usavam sapatos e possivelmente existia um servo responsável por carregar suas sandálias. A sola dos sapatos deles continham desenhos representando seus inimigos ou a inscrição dos nomes desses desafetos. A ideia era andar "pisando" nessas pessoas. Sem contar que as sandálias eram vistas como objetos necessários na vida após a morte. Por esse motivo, eram introduzidas na tumba junto com o morto.

4 - Vestidos das mulheres

O traje comum da época era o kalasiris. Esse era um vestido estreito com uma ou duas alças que começava sob os seios e isso os deixava a mostra. A peça era usada por todas, desde as criadas até as sacerdotisas. Até mesmo as deusas, como Nefertari eram representadas com essa roupa.

5 - Dançarinos nus

No Egito Antigo, os dançarinos se apresentavam usando roupas transparentes ou nenhuma. Os homens vestiam uma espécie de avental ou as mesmas roupas das mulheres. No entanto, a coreografia chamava mais a atenção do que o estilo deles. A falta de roupa era ainda compensada pela riqueza dos penteados, efeitos e incensos.

6 - Adornos aromáticos para a cabeça

Os egípcios se importavam muito com os aromas e dos melhores métodos para eles era usar um tipo de cone feito com cera junto com uma mistura. Essa continha óleo de canela e outras substâncias cheirosas. O cone era usado na cabeça, presos com uma fita. No clima quente, o material derretia e liberava o seu perfume.

7 - Cerveja como pagamento

De acordo com eles, o ensinamento da bebida foi repassado pelo deus Osíris. A cerveja era usada para além de matar a sede, pois ainda poderia deixar as pessoas satisfeitas. Costumava ser tomada utilizando um canudo. A bebida ainda era usada como pagamento de soldados e funcionários.

E aí, o que você achou dessa lista? Sabia de todas essas coisas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Incrível Club     Wikipedia  
Imagens Alto Astral
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+