7 filmes de sucesso que você nunca imaginou serem copiados

POR Ana Monteiro    EM Fatos Nerd      09/10/17 às 18h16

O cinema é uma arte e não existe sombra de dúvidas quanto a isso. No início, ele era usado apenas como uma atração tecnológica, até que diretores como George Meliés e Alice Guy-Blaché começaram a utilizá-lo para contar histórias. Daí para frente peças de teatro foram transformadas em filmes, os sucessos da literatura também foram parar nas telas, e claro, surgiram roteiros originais para essas produções.

Hoje, existe uma variedade tão grande de produções que é bem comum diretores se inspirarem em obras já existentes. E qual é o limite para isso? Até onde algo é cópia ou inspiração? Confira alguns filmes de sucesso que possuem bastante coisa em comum com filmes, quadrinhos e até mesmo animes lançados anteriormente.

1 - Matrix

Não existe ninguém no mundo que não tenha ficado impressionado com Matrix quando o filme foi lançado em 1999. As sequências de ação, técnicas cinematográficas utilizadas e as intensas questões filosóficas marcaram os espectadores. Mas você sabia que ele têm muito de um quadrinho de Grant Morrison chamado Os Invisíveis?  Lançado em 1994, um grupo de indivíduos tem a missão de lutar contra um domínio que esconde de toda a humanidade que a realidade é uma ilusão. Os produtores de Matrix nunca admitiram que essa HQ foi uma influência, mas convidaram Grant Morrison a contribuir com uma história para seu site.

2 - As loucas aventuras de James West

A história desse filme é a seguinte: um herói da Guerra Civil perseguindo um cientista maligno a fim de parar seus planos antes da conclusão da Estrada de Ferro Transcontinental. O ambiente do velho oeste é misturado com tecnologia já que o personagem de Will Smith é acompanhado por um enorme robô aranha gigante. Mas se você acompanhou as animações da DC já deve ter percebido as semelhanças com o episódio O Confronto do desenho do Batman. Nele Ra's Al Ghul conta as aventuras de Jonah Hex que perseguia um vilão sob as mesmas condições da sinopse de As loucas aventuras de James West.

3 - Cães de Aluguel

Quentin Tarantino é um cinéfilo e isso não é segredo para ninguém! Mas talvez ele tenha exagerado um pouco nas referências no seu primeiro filme: Cães de Aluguel. A premissa é a seguinte: um assalto dá errado, e os bandidos passam por momentos tensos por conta disso. É basicamente o mesmo de City on Fire, um filme de Honk Kong lançado em 1987. Uma coisa é fazer referência, e isso ele faz em vários filmes seguintes da sua carreira. Nesse caso ele roubou a história toda e colocou alguns diálogos triviais de cultura pop. Existe até um documentário de Mike White mostrando todas as semelhanças entre os filmes. Você pode conferir aqui.

4 - Exterminador

Muitos aspectos de O Exterminador, na verdade foram tirados das histórias de Harlan Ellison. Em "I Have No Mouth and I Must Scream" uma inteligência artificial se torna autoconsciente e decide acabar com a humanidade. Todos os sobreviventes passam a viver no subterrâneo. Já em "Soldier" dois soldados poderosos do pós-apocaliptico são enviados de volta no tempo num relâmpago. Até os diálogos entre as duas obras são muito semelhantes. Por fim "Demon with a Glass Hand" um homem com mão robótica está sendo perseguido por seres de aparência humana. Em 1984, James Cameron admitiu ter tomado algumas ideias de Harlan Ellison para sua obra.

5 - Star Trek

Por um lado, você pode afirmar que o reboot foi o melhor caminho para Star Trek, por outro, você não pode negar a influência de Star Wars. Ok, ok... Você pode citar que muitas obras seguem o modelo da Jornada de Herói, e que ela funcionou até mesmo com Harry Potter, Senhor dos Anéis e O Hobbit. Mas observe mais de perto: Kirk e Luke eram orfãos filhos de grandes pilotos e com objetivos semelhantes. Os dois tem dois mentores. Encaram um desafio que em algum momento é utilizado como alívio cômico e no final um planeta pacífico é destruído. Pois é....

6 - Cisne Negro

Se você já ficou perturbado assistindo Cisne Negro com sua temática densa e tramas psicológicas pesadas é porque nunca viu o filme japonês que serviu de inspiração para esse longa. Perfect Blue conta a história de uma cantora pop chamada Mima que é pressionada ainda mais no seu trabalho. A partir disso, ela começa a surtar que está sendo perseguida e até mesmo acredita ter matado alguém. Coisa que também acontece no clímax de Cisne Negro. Quando perguntado pelas semelhanças, o diretor Darren Aronofsky afirmou que "Na verdade, há semelhanças entre os filmes, mas não houve influência".

7 - Piratas do Caribe

Não foi dessa vez que você consegue escapar, Capitão Jack Sparrow! As aventuras do capitão do navio Pérola Negra são muito parecidas com as do jogo O Segredo da Ilha dos Macacos. Nesse jogo, Guybrush Threepwood se junta com uma equipe de piratas para resgatar a mulher de sua vida. Alguma semelhança com a história de William Turner e Elizabeth Swan? No jogo, a mulher em questão não é filha do governador como Elizabeth, ela simplesmente é a governadora. Mas isso é só a premissa principal.. Durante o jogo dá para notar várias outros acontecimentos que também se repetiram nos filmes.

Qual outro filme de sucesso você sabe que é uma cópia de outra obra? Você já sabia de algum desses casos citados aqui? Conta pra gente nos comentários!

Ana Monteiro
Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Estudante de cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura. @HeartillyR_

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+