Entretenimento

7 filmes sobre eventos históricos que não contam toda a verdade

0

A indústria cinematográfica é muito ampla e oferece inúmeros gêneros e estilos para os espectadores. Dentre eles, os filmes baseados em histórias reais, que geralmente contam da vida de grandes personalidades ou importantes momentos históricos. No entanto, nem sempre esses momentos são retratados como são.

Sim, muitas das tramas presentes no cinema fogem completamente do que ocorreu de fato. Nós até entendemos que é preciso atrair o público e garantir bilheteria, mas às vezes os produtores exageram na dose.

Confira agora alguns dos filmes baseados em fatos reais que não contam toda a verdade.

1 – Birdman de Alcatraz

Birdman é considerado um clássico do cinema e quando lançado, foi indicado a quatro categorias do Oscar. O filme conta a história de Robert Stroud, um criminoso condenado à prisão perpétua, que era obcecado por pássaros e então começou a estudá-los dentro da cadeia. Esse envolvimento com os pássaros teria mudado seu comportamento e aí começam as alterações na verdadeira história. Stroud nunca se arrependeu de nenhum dos crimes que cometeu e sempre foi problemático na prisão. Aliás, o próprio título do filme já é um tanto mentiroso, já que quando foi transferido para a prisão de Alcatraz, ele foi proibido de manter os pássaros.

2 – Bonnie e Clyde

Este é talvez um dos maiores clássicos do cinema, inspirado em um casal de criminosos que realizaram dezenas de crimes nos EUA. No entanto, o filme mente ao colocar a figura de Frank Hamer como um homem louco por vingança, que havia sido humilhado pela dupla. Na verdade, Hamer era um homem muito respeitável na época, se opunha fortemente a Ku Klux Klan, no Texas, e lutava contra o linchamento de afro-americanos. E Hamer nunca havia sido humilhado pela dupla, o único momento que ele os viu, foi na emboscada na qual Bonnie e Clyde foram assassinados.

3 – A morada da sexta felicidade

Este filme conta a história de uma empregada doméstica em seu trabalho missionário na China. No entanto, a verdade quase que acaba por aí. A própria representação que é feita de Aylward é completamente diferente da mulher na qual a história é baseada. Outra situação que não aconteceu é o relacionamento amoroso relatado no filme. Além disso, o fim do filme mostra Aylward deixando as crianças para trás e indo viver com seu amante. No entanto, isso nunca aconteceu, e além disso, a mulher continuou em seu trabalho missionário até sua morte.

4 – Buster – Procura-se um Ladrão

Este filme conta a história de um assalto a um trem postal da Inglaterra. No entanto, a própria tônica do filme já não é condizente com a realidade. A comédia, por muitas vezes, escondeu o lado sombrio da história. O filme é contado sob a perspectiva de um dos ladrões. Muitos críticos interpretaram a história como uma espécie de exaltação aos bandidos violentos.

5 – O Escafandro e a Borboleta

Este filme francês conta a história de Jean-Dominique Bauby, editor da revista Elle. O homem ficou tetraplégico após sofrer um derrame. A história é baseada nos relatos feitos por ele mesmo, no entanto, o longa possui algumas alterações não muito compreendidas. Por exemplo, sua companheira fica longe do hospital pois não tem condições de lidar com tudo que tinha ocorrido. Mas na realidade, a mulher com quem ele estava na época era quem o visitava todos os dias e o ajudava a redigir suas memórias.

6 – O Discurso do Rei

O discurso do rei conta a história do rei George VI, que luta para superar sua gagueira. No entanto, tem também algumas distorções sobre a realidade do que ocorreu. Por exemplo, a imagem do irmão George, o rei Edward VIII tem sua imagem minimizada. Ele que apoiava abertamente e fervorosamente ao nazismo e isso não aparece claramente no filme. Além disso, o filme mostra que George aceitou tranquilamente a decisão de Edward de abdicar, o que não aconteceu.

7 – Frost/Nixon

Esse filme remonta uma série de entrevistas que teriam sido concedidas ao apresentador David Frost pelo então presidente, Richard Nixon. Tudo isso teria ocorrido durante o ápice do escândalo político de Watergate. No entanto, o filme recebeu muitas críticas por sua imprecisão e abuso do sensacionalismo para dar o tom dramático a trama. Alguns biógrafos do presidente disseram que as palavras ditas por ele foram alteradas.

Responda essas perguntas e vamos dizer seu nível de bondade [Quiz]

Matéria anterior

7 lugares que você precisa visitar quando for em Toronto

Próxima matéria

Você pode gostar