Curiosidades

7 fobias bizarras que você não conhecia

0

Medo, pavor, desespero… esses são apenas alguns sentimentos que certos tipos de fobias podem despertar nas pessoas. De acordo com especialistas, a fobia é permanentemente caracterizada como uma espécie de transtorno de ansiedade. É, portanto, uma doença e, como toda enfermidade, precisa ser tratada.

Definida como transtorno fóbico-ansioso na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), a fobia, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde americano, atinge, hoje, cerca de 20% da população mundial.

As pessoas que têm uma fobia específica fazem de tudo para evitar situações específicas que são capazes de desencadear a ansiedade ou o medo. Pensando nesse cenário, decidimos criar uma lista com as fobias mais bizarras de todos os tempos. Confira, agora, quais são elas.

1 – Alectorofobia

Das fobias mais bizarras que descobrimos, a alectorofobia é uma das mais intrigantes. Aqui, as pessoas, basicamente, sentem pavor de galinha ou de qualquer outra criatura emplumada. De acordo com especialistas, é possível que a pessoa tenha medo até dos ovos.

2 – Brontofobia

A brontofobia está relacionada ao medo fóbico de tempestades. Neste cenário, inclui-se também trovões e raios. Para muitos pesquisadores, esse específico transtorno de ansiedade é desenvolvido na infância. Toda vez que são expostas a raios, trovões, ou qualquer outro agente da natureza que seja similar, as pessoas tendem a experimentar um medo exagerado e, muitas vezes, até incontrolável.

3 – Cacorrafiofobia

Aqueles que possuem cacorrafiofobia não sabem lidar com o fracasso. Geralmente, quem tem esse transtorno não acredita possuir nenhum tipo de capacidade. Muitos que sofrem da mesma fobia também são invadidos pelo medo de correr riscos. Segundo especialistas, os indivíduos, na maioria das vezes, têm expectativas rígidas ou irrealistas. Além disso, apresentam também padrões excessivos de comportamento.

4 – Antrofobia

Saudades de uma aglomeração, né, minha filha? Você até pode estar sentindo falta, mas as pessoas que sofrem de antrofobia não, afinal, a doença é definida como o medo das pessoas. Embora o distúrbio clínico não esteja explícito na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, a antrofobia é, sim, considerada uma fobia específica.

5 – Afenfosfobia

É o medo extremo ou irracional de tocar ou de ser tocado. Isso mesmo. Aqueles que são dominados por essa fobia tendem a desprezar qualquer tipo de contato físico. Além disso, também serão suscetíveis a qualquer tipo de intimidade, incluindo o sexo. Geralmente, esse medo, assim como muitas outras fobias, origina-se de uma variedade de circunstâncias. Possivelmente, a pessoa fóbica já passou por algum evento traumático.

6 – Gamafobia

Aqui, a fobia envolve o medo de se relacionar. Antes do casamento, por exemplo, é extremamente comum os noivos ficarem nervosos, afinal, comprometer-se envolve uma série de responsabilidades. Portanto, muitos sentem aquele velho frio na barriga. Em contrapartida, essa sensação é muito diferente para quem tem essa fobia.

7 – Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Não, isso não é um palavrão. E, sim, é uma fobia e caracteriza-se pelo medo irracional de pronunciar palavras grandes ou complicadas. Aqueles, que sofrem dessa fobia em questão, sentem aversão em momentos nos quais é preciso empregar palavras longas ou até mesmo incomuns.

A mulher que coleciona mais de 2000 preservativos usados em seu quarto

Matéria anterior

Conheças essas 6 princesas europeias herdeiras de tronos reais

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.