7 formas naturais de acabar com a caspa

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      11/06/18 às 15h32

Caspa é uma condição da pele que afeta principalmente o couro cabeludo. Um dos principais sintomas é a descamação da pele, o que deixa muita gente incomodada. Uma das formas mais graves dessa condição é a dermatite seborreica, onde acontece também inflamação da pele. Mas como podemos usar coisas naturais para acabar de vez com a caspa?

Todo mundo sabe que a caspa pode ser algo completamente normal. Tanto que com certeza muitos dos nossos leitores já tiveram esse problema, certo? Tendo isso em mente, resolvemos trazer para vocês alguns remédios naturais que podem ajudar a combater esse maldito problema, confiram:

1 - "leo de coco

Muitas pessoas falam sobre como o óleo de coco faz bem para os cabelos. Essa substância tem propriedades antifúngicas que ajudam a curar a caspa, sem falar no ácido láurico, caprílico e cáprico que também estão presentes nessa substância. Para usá-lo, aqueça uma quantidade significativa de óleo de coco e depois o esfregue no couro cabeludo. Esfregue bem por cinco minutos e deixe o óleo no cabelo durante à noite. De manhã, lave a cabeça com seu shampoo habitual.

2 - Mel

O mel é um umectante natural, o que significa que ele mantém a umidade do cabelo, o que impede que ele 'morra'. Além disso, dá ao cabelo várias vitaminas, como vitamina A, B, C, D, E e  do complexo B. Junto com isso, fornece vários minerais essenciais, como cálcio, magnésio, potássio, entre outros. E curiosamente o mel ajuda a combater a caspa. Para usá-lo, você vai precisar molhar o cabelo, diluir o mel (90% de mel e 10% de água). Depois, esfregue o mel no cabelo por 5 minutos e deixe no couro cabeludo por algumas horas. Feito isso, lave o cabelo com água.

3 - Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio já provou ser útil em 40 dermatófitos, 18 leveduras e 12 infecções relacionadas a fungos em várias partes do corpo. Bicarbonato de sódio também é um excelente esfoliante. Aplicando-o ao couro cabeludo ele irá remover as células mortas da pele. Para usá-lo no combate a caspa, adicione uma boa quantidade no seu shampoo e use normalmente. É importante lembrar que não é indicado usar o bicarbonato de sódio diretamente na pele, use sempre indiretamente.

4 - Extratos de folhas de nim

Azadirachta indica, conhecida pelos nomes comuns de amargosa e nim, é uma árvore da família Meliaceae. Ela é utilizada na produção de madeira e para fins medicinais. Essa planta é considerada o melhor purificador antibacteriano e antifúngico natural. Extratos de nim são poderosos o suficiente para remover todos os tipos de patógenos e dermatófitos indesejados do corpo humano. Contra a caspa, ferva algumas folhas de nim na água e lave o cabelo com o extrato, massageando bem o couro cabeludo. Ah, vale lembrar que não é indicado usar o extrato concentrado no couro cabeludo, isso pode deixar sua pele irritada.

5 - Limão

O limão é uma fruta com vários benefícios, mas pouca gente sabe que ele é bom no tratamento contra a caspa. Esse alimento equilibra o pH do couro cabeludo e cura a coceira. Ele também ajuda a acabar com o excesso de gordura e óleo do couro cabeludo. Para usá-lo contra a caspa, aplique suco de limão no couro cabeludo e deixe por até 40 minutos. Depois lave a cabeça com água. Ah, você também pode usar o limão com mel.

6 - Vinagre de maçã

As propriedades antifúngicas do vinagre de maçã não filtrado e completamente orgânico podem ser usadas para tratar a caspa. O teor de ácido presente no vinagre de maçã altera o pH do couro cabeludo, tornando mais difícil o crescimento da levedura. Faça uma mistura do vinagre com água em porções iguais. Aplique depois de lavar o cabelo e enquanto ele esteja molhado. Massageie o couro cabeludo por 15 minutos antes de enxaguar.

7 - Beterraba

A beterraba não é apenas um vegetal útil, mas também um remédio eficaz para caspa pelo fato servir como prevenção. Para obter a preparação exata é necessário ferver beterrabas. Depois, use o produto filtrado e massageie seu couro cabeludo todas as noites. A beterraba branca é a mais indicada para esse processo.

E aí, caros amigos, sabe de mais algum remédio natural que ajuda a exterminar a caspa de uma vez por todas? Comenta aqui embaixo pra gente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+