• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 frutas exóticas que você nem imagina que existem

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      28/11/14 às 20h08

Muitas dessas frutas são difíceis de se encontrar em território brasileiro e apresentam um valor comercial elevado. Devido ao clima e solo também podem ser encontradas em pouquíssimas regiões. Confira a lista com as frutas exóticas que você nem imaginava que existiam:

Pitaia

60

A Pitaia ainda é uma fruta praticamente desconhecida, mas já existe em alguns nichos de mercado, a exemplo do Europeu de frutas exóticas. Outros países como o Vietnam, Colômbia, México, Costa criar loja virtual Rica e Nicarágua comercializam internamente suas produções, assim como exportam. Apesar da fruta ser pouco conhecida, ela possui singularidades e compõe a dieta de muitos povos, inclusive aqui no Brasil em algumas poucas regiões.

Kino

61

Nativo do deserto Kalahari, o Kiwano ou Kino é também conhecido como Pepino Africano. Quando maduro, possui um sabor parece a mistura de pepino, kiwi e banana.

Rambutão

62

O rambutão é uma fruta de origem asiática cultivada comercialmente nos estados da Bahia e Pará. Na Bahia existem plantios comerciais nos municípios de Una, Ilhéus, Camamu e Ituberá. É uma árvore tropical que atinge 12m de altura, muito ornamental por sua beleza de folhagem, floração e frutificação.

Akee

63

Originário da Costa da Guiné, o Akee é uma planta típica de clima tropical. Tem sua origem na África Ocidental, mas tem atravessado o Oceano Atlântico fazendo no Caribe seu lar. A sua data exata de chegada é desconhecida, mas acredita-se que os frutos foram transportados para o Caribe por navios negreiros por volta do século 18.

Seu sabor é adocicado e levemente ácido. O interessante é que essa fruta é tóxica, principalmente quando está verde. Só a porção esbranquiçada na base da semente, pode ser consumido ao natural e também cozido quando o fruto está maduro. A parte comestível é oleosa e tem sabor de noz. Suas sementes não são comestíveis. Por esse motivo tem de se tomar muito cuidado no seu consumo.

Mangostão

64

O Mangostão é uma fruta, também conhecida como Mangosta, Mangostim, Mangusta ou Garcínia, que pode ser utilizada como planta medicinal no tratamento de problemas de saúde ou para emagrecer.

O seu nome científico é Garcinia mangostana e pode ser comprada em alguns mercados, lojas de produtos naturais, feiras livres ou farmácias de manipulação.

Mãe de Buda

65

Normalmente, não se come essa fruta crua por ela ser muito azeda, mas sua parte comestível pode ser transformada em um doce cítrico ou então em licor. Por seu perfume, algumas pessoas também mantém a fruta em casa, para perfumar o ambiente.

Longan

66

Olho de dragão é o nome popular do longan ou longana, uma fruta de origem indiana, mas muito cultivada na China, cujo nome científico é Dimocarpus longan. A fruta têm uma casca fina mas dura, de cor castanho-claro, e polpa branca, macia e suculenta.

O Longan é uma fruta usada frequentemente em sopas, lanches, sobremesas e comidas agridoces na Ásia Oriental. Graças ao seu alto valor nutritivo, o olho de dragão também é muito usado pela fitoterapia chinesa.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+