Curiosidades

7 gestações mais longas do reino animal

0

Mãe é a melhor coisa do mundo. Todos nós devemos tudo a elas, afinal, sem elas nem estaríamos aqui. Não desmerecendo o papel do pai, longe disso, até porque sem ele, também não estaríamos aqui, o fato é que são as mães que nos carregam em seu ventre, por cerca de nove meses até dar à luz. Durante a gestação, as fêmeas passam por uma série de dificuldades e mudanças físicas e emocionais, então, definitivamente não é um período fácil.

No caos das mães humanas, o período da gestação é relativamente curto, se comparado a outras espécies do reino animal. Salvo os casos de nascimento precoce, uma gestação humana leva nove meses. Mas esse período pode ser considerado pouco tempo, levando em consideração gestações de outras espécies que duram quase dois anos. Isso mesmo, imagine só, gerar um filhote durante 21 meses? Definitivamente, isso não é para qualquer animal. Ainda bem que com os humanos não é assim. Confira a seguir, 7 gestações mais longas do reino animal.

1 – Camelos

Camelos 600x401, Fatos Desconhecidos

As gestações dos camelos podem durar entre 13 a 14 meses, ou seja, cerca de 410 dias. Muito tempo, não é mesmo? Outros camilídeos, como as lhamas, também têm longos períodos de gestação, porém, um pouco menores do que o dos camelos, cerca de 330 dias.

2 – Girafas

Girafas 600x495, Fatos Desconhecidos

As girafas também têm longas gestações, entre 400 e 460 dias, ou seja, 13 ou 15 meses. No entanto, mesmo sendo o animal terrestre mais alto do mundo, a mamãe girafa dá à luz em pé, ou seja, o bebê precisa estar preparado para uma longa queda, logo ao nascimento. Uma curiosidade, sobre o parto de girafa, é que a queda é justamente o que explode o saco embrionário.

3 – Rinocerontes

Rinocerontes 600x399, Fatos Desconhecidos

Devido ao seu tamanho, os rinocerontes também têm uma longa gestação. São 450 dias de gestação, ou seja, 15 meses. E isso se torna um grande desafio, para reabastecer a população da espécie. Atualmente, todas as cinco espécies de rinocerontes estão ameaçadas ou vulneráveis, e três delas são consideradas criticamente ameaçadas de extinção.

4 – Baleias

Baleias 600x399, Fatos Desconhecidos

As baleias são conhecidas pela sua inteligência, sociedade complexa e personalidade pacíficas, então, não é bem uma surpresa que esses animais tenham um cuidado especial com seus filhotes. Mesmo que todas as espécies de baleias tenham períodos de gestação diferentes. Ou seja, as orcas têm o período mais longo, e carregam seus filhotes por até 19 meses.

5 – Elefantes

Elefantes 600x412, Fatos Desconhecidos

Entre os mamíferos, os elefantes são os que têm o período de gestação mais longo. A mamãe elefante carrega o filhote por quase dois anos antes de dar à luz. Como maior animal terrestre vivo e o maior cérebro do mundo, os elefantes precisam de muito tempo para desenvolver os filhotes no útero.

6 – Tubarões

Tubarões 600x402, Fatos Desconhecidos

Diferentemente da maioria dos peixes, os tubarões são reprodutores selecionados, ou seja, eles produzem um pequeno número de filhotes bem desenvolvidos. A duração da gestação de um tubarão varia muito, de acordo com a espécie. O tubarão-frade, por exemplo, pode carregar um filhote por até três anos, enquanto que o tubarão-de-bico pode esperar 3,5 anos para dar à luz.

7 – Antas

Antas 600x401, Fatos Desconhecidos

As antas podem até parecer fruto do cruzamento entre um porco e um tamanduá, mas, na verdade, estão mais relacionadas aos cavalos e rinocerontes. E assim como esses animais, também compartilham um período de gestação igualmente longo. Um filhote de anta nasce depois de 13 meses na barriga da mãe.

E você, já sabia disso? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

7 alimentos que certamente comeremos no futuro

Matéria anterior

Os peixes fazem xixi?

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos