• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 grandes fotos da história da ciência

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      21/08/18 às 15h38

A fotografia é, de fato, uma das melhores invenções de todos os tempos. Graças aos registros feitos por câmeras, podemos manter vivas fisicamente algumas memórias por vários e vários anos. Por causa desse invento, hoje compreendemos melhor o nosso passado e podemos analisar a grande evolução científica com o passar dos anos. Diversos marcos científicos dos dois últimos séculos foram realizados á sombra, sem qualquer tipo de documento fotográfico que os testemunhasse. Durante o século XX, a fotografia virou uma parte da ciência, o que foi uma grande inovação no campo. Os astrônomos podiam registrar suas descobertas através de telescópios e os biólogos transformando micróbios em coisas visíveis através das câmeras.

No geral, qualquer pessoa ligada à ciência podia fazer registro do seu trabalho em um papel fotográfico. Pensando um pouco sobre o assunto, resolvemos trazer essa matéria. Nós da Fatos Desconhecidos buscamos e listamos algumas grandes fotos da história da ciência. Se você souber de alguma outra que não listamos, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir.

1 - Primeira radiografia da história

Esse foi o primeiro registro radiográfico da História. No dia 8 de novembro de 1985, o físico Wilhelm Roentgen trabalhava em seu laboratório na cidade alemã de Wurzburg quando realizou o fenômeno incomum. Esse trabalho foi feito em sua esposa, sendo ela a primeira "cobaia" dos estudos envolvendo radiografia.

2 - Congresso da Solvay

Essa fotografia foi feita em um evento histórico. Entre os dias 24 e 29 de outubro de 1927, 29 dos melhores cientistas da História se reuniram em Bruxelas. A reunião visava celebrar a quinta edição do congresso da Solvay. A mais famosa fotografia da ciência foi capturada por Benjamin Couprie. Metade dos cientistas presentes na imagem ganhou pelo menos um Nobel ao longo de suas vidas.

3 - Bomba atômica de Nagasaki

Essa é uma imagem que serve como exemplo do que não deve ser feito com a ciência. Ela foi feita no dia 9 de agosto de 1945, durante o ataque à cidade japonesa de Nagasaki. A bomba atômica apelidada de Fat Man foi lançada pelo exército dos Estados Unidos após três dias do atentado em Hiroshima.

4 - Fotografia 51

Essa fotografia resultou no Nobel de Medicina. Ela foi feita no dia 25 de abril de 1953 e mostrava pela primeira vez uma estrutura de molécula DNA.

5 - Primeira foto da Terra tirada da Lua

Um homem pisou na Lua pela primeira vez em 1969. O enorme passo científico exigia muita preparo, mas tudo deu certo. Foram tiradas do astro um total de 207 fotografias. A imagem do planeta Terra deixou todos chocados e maravilhados com tudo e essa tornou-se uma das fotografias mais famosas da ciência.

6 - Primeiro transplante de coração

Essa fotografia foi premiada pela National Geographic como a melhor de 1987. Ela mostra um médico extremamente exausto após passar 23 horas seguidas em um processo cirúrgico. O cirurgião Zbigniew e seu paciente foram fotografados após o primeiro transplante de coração realizado na Polônia.

7 - Os pilares da criação

Embora pareça ter saído de um filme de fantasia, a fotografia dos Pilares da Criação entra na lista facilmente. Ela foi feita em 1 de abril de 1995 pelos astrônomos da Universidade Estadual do Arizona, Jeff Hester e Paul Scowen.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Hiper Textual  
Imagens Charlezine
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+