História

7 grandes pessoas que mudaram totalmente o curso da história

0

A história de nosso mundo é formada essencialmente pelas pessoas. Não há como negar que muitos acontecimentos realmente marcantes já se sucederam… Grande parte deles, só foram possíveis graças às ações de alguém. Há quem diga que o destino não existe e que tudo pode ser alterado a qualquer momento, no entanto, existem aqueles que parecem ter nascido para quebrar barreiras e mudar o curso das coisas.

Nessas situações, é como se a história fosse completamente diferente caso aquela pessoa nunca tivesse existido. Foi pensando exatamente nisso, que nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 grandes pessoas que mudaram totalmente o curso da história. Dá uma olhada!

1 – Ricímero

Flávio Ricímero foi um general romano, atuando nos últimos 20 anos no Império do Ocidente. Teoricamente, ele não poderia assumir o trono imperial. No entanto, ao ajudar Flávio Júlio Valério Majoriano a se livrar do imperador antecessor, acabou ganhando alguns créditos, tornando-se mestre dos soldados. Depois de conquistar o trono de imperador, Majoriano acabou ficando desmoralizado após desonrar o exército em batalha.

Dessa forma, Ricímero acabou convencendo o Senado a ir contra o imperador, fazendo com que ele perdesse o posto. Pouco tempo depois, Ricímero ainda fez com que ele fosse preso, torturado e então, executado. O general então acabou nomeando outra pessoa para o posto, que por sinal, faleceu 4 anos depois. Devido aos conflitos do império, ele perdeu a força que tinha, fazendo com que Leo I, do Império Romano Oriental, ficasse responsável por nomear o novo imperador.

No entanto, para não ficar pra trás, Ricímero se casou com a filha de Leo I. Dessa forma, assim que o novo imperador também falhou em batalha, o general foi à guerra contra ele. Mandou que o decapitassem e que Olybrius fosse nomeado como novo imperador. Pouco depois, Ricímero e Olybrius faleceram, deixando um legado de curtos  impérios, até que finalmente, o Império Romano do Ocidente teve fim.

2 – Ghengis Khan

Na verdade, o mundo nunca deveria ter escutado falar de Ghengis Khan. Enquanto tinha seus 12 anos, acabou perdendo o pai, que era chefe tribal, envenenado pelos tártaros. Quando ataques do tipo aconteciam, era normal que a família toda fosse morta também. No entanto, ele e  sua mãe conseguiram fugir do local, junto a algumas pessoas que eram leias ao pai.

Ao fim do século 12, o então Temujin (assim como era chamado), voltou à Mongólia para unir novamente todas as tribos que haviam se separado da terra natal. A partir daí, tudo mudaria. No ano de 1200, a Ásia havia se transformado em uma mistura de impérios. Ninguém sabia o que ainda estava por vir… Hordas mongóis arrasavam terras por todo o continente. Destruíam cidades e algumas eram convertidas em pastagens para alimentar os cavalos. Apenas para se ter uma ideia, o Irã foi completamente devastado. Os mongóis queimavam as cidades e não tinham o costume de poupar vidas.

3 – Charles Darwin

E por falar em mudar o curso da história… Quem melhor do que Darwin? Certamente, um dos nomes mais fortes da ciência, responsável por mudar completamente a forma com que nos enxergamos. Era comum que para tentar explicar a existência de vida na Terra, as pessoas recorressem sempre ao livros da Bíblia. Embora não seja tão diferente  atualmente, Darwin conseguiu introduzir novos conceitos à nossa vida.

Havia um mito de que nenhum espécie se extinguia de forma natural. Após realizar estudos, Darwin percebeu que as coisas não funcionavam bem assim… Foi aí que sugeriu a Teoria da Evolução e Seleção Natural, alegando que as espécies frequentemente se extinguem e se adaptam ao meio em que vivem. Mais chocante ainda, foi tomar nota de que os humanos seriam apenas uma evolução dos chimpanzés, o que nos tirou da posição de “espécie superior às outras”.

4 – Friedrich Wohler

Wohler foi um professor e químico alemão, também responsável por mudar os cursos de nossa história. Enquanto tentava “inventar” o cianato de  amônia, acabou fazendo uma descoberta surpreendente e até então, considerada impossível. Acreditava-se que as substâncias químicas relacionadas à natureza não poderiam de forma algum, serem reproduzidas. No entanto, Wohler foi capaz de sintetizar uma delas em laboratório.

Sua descoberta fez com que os conceitos da química orgânica dessem os  primeiros passos, e por sinal, é de onde deriva quase tudo que temos hoje em nosso mundo… Desde plásticos, até fertilizantes artificiais.

5 – Richard Trevithick

Trevithick foi simplesmente um dos maiores inventores da história. Ele foi o responsável pela descoberta do vapor de alta pressão, mostrando toda sua potência através da Puffing Devil (Diabo Flamejante), o primeiro veículo a se mover por sua própria fonte de energia, com a capacidade de transportar passageiros. Foi uma invenção de grande importância para a humanidade, mudando o que acreditávamos sobre transporte.

6 – Vasili Arkhipov

Embora seu nome não seja tão reconhecido, a história certamente não seria a mesma caso ele não tivesse existido. Foi o grande responsável por salvar o mundo, literalmente. No ano de 1962, Arkhipov servia como oficial da Marinha Soviética. No mesmo ano, atuou como oficial executivo do submarino soviético B-59. Em outubro, ele e sua tripulação acabaram sendo encurralados por exércitos dos Estados Unidos.

Em situação de completa emergência, o capitão e outro oficial do submarino decidiram lançar torpedos de armas nucleares contra os inimigos. No entanto, era preciso que Arkhipov concordasse com o ataque, coisa que ele não fez. Dessa forma, o lançamento dos torpedos foi barrado, e uma verdadeira guerra nuclear foi impedida, durante a Crise dos Mísseis de Cuba.

7 – Norman Borlaug

Bourlaug foi um engenheiro agrônomo e geneticista responsável por mudar a história de muita gente. Passou a década de 1940 tentando desenvolver uma forma de criar grãos com alto rendimento e resistentes às doenças. Ele acabou assumindo a liderança de projetos que promoviam culturas de grãos  geneticamente modificadas, por toda a África e Ásia.

O trabalho começou a ser desenvolvido em um período em que a fome assolava muitos países dos continentes citados. Apenas para que você tenha ideia, em 5 anos, o Paquistão acabou dobrando a produção agrícola, fazendo com que se tornassem auto-suficientes na produção de grãos. Estima-se que ele tenha conseguido salvar a vida de um bilhão de pessoas!

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

8 coisas que você não sabia sobre a família de Voldemort

Artigo anterior

8 fatos surreais que você não sabia sobre os ruivos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido