7 hábitos dos alemães que qualquer brasileiro estranharia

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      08/05/18 às 19h21

Somente à título de curiosidade... O que vem primeiro em sua mente quando comparamos este a Alemanha ao Brasil? Talvez o lendário 7 x 1 que sofremos durante a última Copa do Mundo? Provavelmente foi isso. No entanto, este é um país que merece ser lembrado por outras de suas qualidades que não sejam apenas o futebol.

A Alemanha representa atualmente, uma das maiores potências europeias e até mesmo mundiais. Seu alto padrão de vida e investimento na segurança social atrai os olhares de milhares de turistas por aí. Quem viaja pelo local fica simplesmente encantando com a cultura alemã, que possui algumas peculiaridades... Estas, que realmente valem a pena serem mencionadas. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 hábitos dos alemães que qualquer brasileiro estranharia. Confere aí!

1 - As crianças ganham cones de doces no primeiro dia de aula

Ganhar doces no primeiro dia de aula talvez nem seja tão estranho, mas ganhar um cone cheio deles? Isso com certeza é. Talvez esta seja a tradição alemã mais invejável e que resolveria aqueles problemas de crianças chorando o dia todo enquanto estão na escola. Assim, nem seria preciso mentir para o filho, dizendo que vai esperar ele lá até a hora de sair.

Esses cones são chamados de Schultüten. O costume já tem mais de 200 anos. Eles dizem para as crianças que os doces vem de uma árvore de açúcar que fica no porão da escola e que já estavam maduros o suficiente para serem colhidos, assim como elas já estão maduras para começarem a ter aula.

2 - Correndo como Krampus

Caso você não conheça, Krampus é uma criatura mitológica considerada como o "antinoel". Segundo o que conta a lenda, ela acompanha São Nicolau (papai Noel) durante o período de natal. Já foi retratada em alguns filmes que tratam sobre a temática. Mas o que você pensaria se as pessoas se reunissem fantasiadas como a criatura e começassem a correr pela cidade?

Na Alemanha, os pais usam a imagem do Krampus para conseguir colocar na linha suas crianças mal comportadas. Eles contam que se você for uma criança ruim durante o ano, no dia de São Nicolau (6 de dezembro), a criatura irá te buscar e o levará embora para sempre. A lenda inspirou o que chamaram de Krampusläufe, ou "Krampus caminha". Consiste em vestir uma fantasia da criatura e sair correndo pelas ruas como um demônio do mal.

3 - Quebrar louças no casamento

Os alemães realmente tem hábitos bem incomuns. Uma de suas tradições mais conhecidas é chamada de Polterabendem que parentes e amigos do casal quebram louças para lhes desejar sorte. Eles acreditam que por meio da quebra de pratos, os demônios que poderiam atrapalhar a felicidade dos dois acabam se assustando, deixando-os em paz. E aí, o que acha?

4 - Grande incêndio para comemorar a páscoa

Durante a páscoa, os alemães tem o costume de fazer uma enorme fogueira, que pode ser acesa entre a sexta-feira santa e o domingo. Para eles, este ato pode ter simbolismo cristão e ao mesmo tempo, pagão. Independente do seu significado, atualmente a tradição é mais utilizada apenas como uma forma de reunir amigos e parentes para se aquecerem junto de algumas chamas altas.

5 - Carnaval dos alemães

Sim, a Alemanha também tem carnaval mas é claro... Adaptado aos seus costumes. Na quinta feira de carnaval, antes do principal desfile, acontece um evento único chamado de WeiberfastnachtAs mulheres costumam sair sozinhas neste dia, acompanhadas apenas de uma tesoura. O objeto é utilizado para cortar a gravata de homens, que podem ser escolhidos aleatoriamente por elas. Elas também podem beijar qualquer homem que tiverem vontade. O costume remonta ao ano de 1824, que foi quando mulheres invadiram a prefeitura de Bonn-Beuel e cortaram as gravatas dos homens que por ali estavam.

6 - Garrafas na rua

A simples ideia de encontrar lixo no meio da rua já é capaz de nos aterrorizar... Embora não seja nada absurdo em nosso país, infelizmente. Mas no caso dos alemães, as garrafas nas ruas são por uma boa causa. No país, praticamente tudo é reciclado, portanto, garrafas são sinônimo de dinheiro. Elas ajudam a complementar a renda das pessoas e se você for no supermercado, existem até máquinas que as trocam por dinheiro.

Dessa forma, as pessoas as deixam pelas calçadas, visando ajudar moradores de rua a conseguirem um dinheirinho extra. Ao mesmo tempo, também evitam o acúmulo de garrafas pela casa.

7 - Homens fazem xixi sentados

Certo, este é um dos hábitos alemães mais estranhos para nós. Se por acaso você for homem e estiver passeando pela Alemanha, fique atento. Caso dê aquela vontade de fazer xixi, é melhor já ir sabendo que você será alertado caso tente fazer isso em pé... Claro, se for pego em flagrante. Para eles, fazer xixi sentado é uma questão de higiene, evitando que acidentes aconteçam...

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outras curiosidades estranhas sobre os alemães? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+