Curiosidades

7 imagens para vermos o quanto a tecnologia avançou

0

Muitos avanços tecnológicos já aconteceram nos últimos dez anos. Coisas que no passado as pessoas achavam ser dignas de filme de ficção hoje são realidade. Ninguém pensaria que fosse possível fazer uma chamada de vídeo, por exemplo com alguém longe.

Esses avanços, aparentemente, tendem a acontecer cada vez mais rápido. Trazendo, para diversas áreas, inúmeros benefícios. Às vezes as pessoas ficam tão focadas na espera por computadores quânticos e carros voadores que acabam esquecendo de olhar ao redor e ver o quanto a tecnologia já avançou nos últimos 50 anos. E como coisas que para nós é algo “banal” e “comum”, para pessoas do passado era uma coisa totalmente impensada.

São várias as inovações que mudaram a maneira como o mundo funciona e podem ser citadas. Desde a internet, smartphones e radiotelescópios. Fazer uma lista pode tornar mais difícil colocar esses avanços em perspectiva. Felizmente, as imagens podem realmente falar mais que mil palavras.

Essas imagens podem fazer as pessoas terem noção dos avanços da tecnologia em tão pouco tempo. Além de agradecer mentalmente os cientistas e engenheiros que os fizeram realidade. Mostramos aqui alguns desses avanços.

1 – Computador

Esse é o minicoputer PDP-7. Ele foi produzido pela Digital Equipment Corporation, em 1965. Nessa época, ele era considerado extremamente poderoso. Por conta disso, ele custava 72 mil dólares, o que era considerado relativamente barato. O computador tinha uma memória de 9kb e podia ser atualizada para 144kb.

2 – Armazenamento

Os mais velhos se lembram dos disquetes que eram usados para armazenar documentos. Nessa foto Bill Gates se gaba de que tudo o que está na pilha de papel que ele está sentado em cima cabe no CD em sua mão. Mal sabia ele que, em 2014, um pesquisador conseguiria colocar mil terabytes em um CD.

3 – Tempo

O tempo permanece o mesmo no passar do tempo, mas isso não quer dizer que as coisas que podem ser feitas nele continuam a mesma. Esse gráfico mostra o quanto de coisas podem ser feitas em apenas um minuto na internet, em 2020.

4 – Processamento

É impressionante ver, hoje em dia, o que foi conquistado no passado com a tecnologia disponível na época. Por exemplo, o computador que pousou a missão Apollo 11 na lua tinha menos poder de processamento do que uma calculadora TI-83.

5 – Fotos

As fotos, sejam do que forem, melhoraram muito com o avanço da tecnologia. As fotos do espaço então nem se fala. Tanto que hoje é possível explorar muito mais do universo com as imagens obtidas. Como se essa melhora na qualidade das imagens já não fosse o suficiente, em 2021, tivemos o primeiro vídeo de aterrissagem em Marte.

6 – Praticidade

De 1993 para 2003 já podíamos ver que o avanço da tecnologia fez com que as coisas ficassem muito mais práticas. E ao invés de ter um dispositivo específico para cada função, um celular já era capaz de fazer as vezes de todos eles juntos.

7 – Tamanho

Na imagem de 1956 é possível ver um drive de cinco megabytes sendo carregado por várias pessoas. Felizmente o avanço tecnológico fez com que as coisas ficassem bem menores e até com mais espaço de armazenamento e processamento.

10 celebridades com ancestrais na realeza

Matéria anterior

Saiba quem são os ídolos dessas 7 celebridades

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.