Curiosidades

7 livros que já foram proibidos em diversos países

0

Apesar do ‘direito à cultura’ constar na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e em muitas constituição ao redor do mundo, isso nem sempre é respeitado. Não foram poucos os países em que esse direito existia apenas no papel.

Seja por motivos religiosos políticos ou morais, governos fazem a proibição e censuram livros famosos o tempo todo. Não se engano, isso é bastante normal em países mais radicais. Já pensou você ser proibido de ler aquele seu livro favorito, imagine que tragédia. Bom, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores 7 livros que já foram proibidos em diversos países. Confira:

1 – Burger’s Daughter, Nadine Gordimer

Quando o assunto é censura por motivos políticos, logo nos é lembrado de obras filosóficas ou até mesmo relatos reais de pessoas perseguidas por ditaduras. Na época que esse livro foi lançado, ele foi considerado ‘uma ameaça à segurança da África do Sul’ pelas autoridades. Rapidamente sua importação foi proibida.

2 – O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien

A grande trilogia fantástica escrita por Tolkien foi criticada por grupos religiosos pelo seu conteúdo considerado pagão. Em 2001, membros da igreja de Novo México, EUA, chegaram a queimar algumas cópias do livro. A trilogia era acusada de fazer apologia ao satanismo.

3 – A Riqueza das Nações, Adam Smith

Esse é um dos livros responsáveis por teorizar as bases da economia moderna, e também um dos mais criticados de toda história. Após concentrar sua defesa na liberdade de comércio e propriedade, o economista Adam Smith viu sua obra ser proibida pela aristocracia do século XVIII por suas críticas ao mercantilismo.

4 – Death Note, Tsugumi Ohba

‘Death Note’ é um famoso mangá japonês que sofreu censuras com a censura. Ele foi proibido na China pelas autoridades locais. Quer saber o motivo? Eles queriam proteger a saúde física e mental dos estudantes. A obra poderia “enganar crianças inocentes” e “distorcer sua mente e seu espírito”.

5 – 1984, George Orwell

A obra de Orwell já foi considerada pela TIME como um dos livros mais perseguidos ao redor do globo. E não é para menos. Em 1950, Stalin pediu a censura do livro na União Soviética por considerar a obra uma crítica direta ao seu governo. Parece um tanto quanto contraditório, já que um dos temas centrais do livro é a crítica à censura.

6 – Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll

Se você já leu esse livro, certamente deve estar se perguntando qual o motivo dessa obra ser proibida em alguns lugares. Apesar de ser um clássico no ocidente, Alice no País das Maravilhas sofreu um série de censuras na China por volta de 1930. Na província de Hunan, o General Ho Chien censurou a obra por considerar que seus personagens antropomórficos, animais com características humanas, feriam a moral e insultariam os seres humanos, “chamando-os de animais”.

7 – A Revolução dos Bichos, George Orwell

Livros

Outra obra de Orwell que sofreu várias críticas. Logo após ser finalizado em 1943, o livro já deu o que falar, quando nenhuma editora britânica se dispôs a publicá-lo temendo repressões do governo. Após conseguir publicar as primeiras edições, Orwell teve sua obra rapidamente proibida na União Soviética e em outros países socialistas. O livro também sofreu proibições no Quênia, em 1991, por sua crítica a políticos corruptos, e nos Emirados Árabes Unidos, em 2002, por conter imagens e textos contrários à moral islâmica.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Veja como são os filhos de alguns dos homens mais lindos do mundo

Artigo anterior

Esse é o tipo de mulher mais atraente que existe no mundo (segundo estudos)

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido