• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 lugares onde animais selvagens e homens vivem lado a lado

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      24/08/18 às 18h41

Imaginar humanos e animais selvagens convivendo harmoniosamente parece um cenário muito utópico. Talvez Mogli e Tarzan conseguissem ter uma boa convivência e até formar uma família com os animais, mas na vida real, se imaginarmos situações parecidas com certeza o final seria trágico.

Mas, surpreendentemente, em alguns lugares do mundo espécies temidas por vários seres humanos convivem e são vistas pela população como se fossem um simples cachorro andando pelas ruas. Pequenas intervenções são necessárias para que essa convivência seja possível. Assim não precisamos nos preocupar com a vida selvagem se aproximando tanto de nós.

1 - Mumbai

Esse animal geralmente é associado à selva e solidão, mas esse está longe de ser o caso. Esses leopardos moram em uma das cidades mais densamente povoadas da Índia. São pelo menos 35 leopardos vivendo ao redor do Parque Nacional Sanjay Gandhi, no meio de Mumbai. Pelo número desses animais vivendo junto, dá indícios de que a natureza solitária dos leopardos está mudando para um modo de vida mais sociável. A chance de morrer por um incidente com o animal é pouca, e eles fazem praticamente um serviço de coleta de lixo comendo as carcaças de gado nas fazendas da cidade.

2 - Turquia

Os apicultores de Rize, na Turquia, estavam tendo um problema com os ursos pardos comendo suas colmeias. Eles construíram colmeias em lugares difíceis de os ursos alcançarem como por exemplo em lacunas de penhascos, ou fendas em rochas. Alguns pesquisadores se inspiraram na situação da Turquia para construir colmeias à prova de ursos. Assim apicultores turcos e de outras regiões não precisam se preocupar com ursos pegando seu mel.

3 - Zimbábue

Esse animal é conhecido por ser um dos mais perigosos da África e humanos podem facilmente ser atacados por eles. Mas Karen Paolilo e seu marido não se assustaram pelo porte desses animais e criaram no Zimbábue um santuário para a população de hipopótamos. Eles trabalham para defender os animais de caçadores furtivos e alimentá-los. Sem a proteção do casal, esses animais provavelmente não teriam sobrevivido por tanto tempo.

4 - Connecticut

Olhar esse animal e pensar que ele pode estar em extinção é um pouco complicado, mas é a realidade. É instintivo que quando encontramos com uma cascavel tenhamos vontade de matá-la para que ela não nos mate primeiro. Mas em Connecticut, esses dois, Doug Fraser e William Ripple, iniciaram uma campanha em prol da salvação dessas cobras. Eles criaram sistemas que resolveram os incidentes com esses animais e conseguiram convencer a população a não ver as cobras com maus olhos e criaram até uma reserva dedicada à elas.

5 - Mohnapur

A Índia é um país que abriga vários animais. Além dos leopardos, tigres fizeram residência na aldeia de Mohnapur. Os moradores dessa região não tem esquemas de proteção elaborados nem nada disso e são gratos pela presença desses animais. Os moradores dessa aldeia não se preocupam muito porque o ataque de tigres a humanos não é normal. Os animais ainda ajudam os moradores da aldeia atacando os javalis que costumavam destruir as plantações da aldeia.

6 - Banff

A cidade de Banff, no Canadá, que faz parte de um parque ecológico, é visitada por lobos. A convivência sem problema dos seres humanos e dos lobos é garantida pelas autoridades. Os animais não são vistos como uma ameaça e é isso que faz com que a convivência seja pacífica. Quando os lobos fazem sua caçada, a área ao redor é fechada para que eles consigam desfrutar das suas presas à vontade.

7 - Quênia e Tanzânia

O grupo étnico africano Maasai, proveniente do Quênia e da Tanzânia, tradicionalmente matava os leões porque eles invadiam seu território em busca do gado que o grupo cultivava. Mas com a crescente caça ilegal dos animais, organizações trabalharam junto com os Maasai para reduzir a matança. E hoje eles protegem os leões e conseguiram fazer com que os reis da selva não comam mais seu rebanho com novas técnicas aplicadas.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+