• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 lugares que você precisa conhecer quando for à Ouro Preto

POR Bruno Dias    EM Mundo Afora      13/02/19 às 15h57

Em busca de novos ares, novas experiências e diversão, estamos sempre pensando em viajar o mundo. Muitas pessoas juntam dinheiro e planejam viagens internacionais a fim de enriquecer-se de cultura e conhecimento como um todo. No entanto, não precisamos ir muito longe para conhecer lugares incríveis, pois podemos encontrar aqui mesmo no Brasil.

Ouro Preto fica no estado de Minas Gerais e pode ser considerado um museu a céu aberto. A cidade atrai os turistas por causa de sua arquitetura e pela história que ela conta em cada rua da cidade. Além disso, é tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e faz parte do caminho do ouro na Estrada real. Mas a cidade não vive só do passado. Ela também é cheia de vida nova pelas suas famosas repúblicas de estudantes e também tem um dos carnavais mais famosos e agitados do país. Mostramos aqui alguns lugares que você tem que conhecer quando for visitar essa charmosa cidade mineira.

1 - Museu da Inconfidência

Esse museu bem no centro de Ouro Preto é quase que obrigatório visitar. Ele mostra o desenvolvimento da cidade até o período da inconfidência. Ele funciona na antiga Casa da Câmara e a Cadeia de Vila Rica. No museu, é possível ver exposições de móveis, coleções de arte e objetos pertencentes à Tiradentes.

As visitas acontecem de terça à domingo, das 10 às 17 horas e custam 10 reais. E um detalhe importante: não é permitido filmar ou fotografar dentro do museu.

2 - Praça Tiradentes

Essa praça é o marco histórico de Ouro Preto, onde a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi exposta em 1792, na época em que a cidade ainda se chamava Vila Rica. O lugar ficou conhecido como solo dos inconfidentes e é palco de políticos que discursam em palanques montados na praça.

3 - Museu Aleijadinho

Esse espaço se dedica ao mestre da arte barroca do Brasil. Ele foi fundado em 1968, pelo pároco Francisco Barroso Filho e, em 2007, passou por uma revitalização completa. O museu tem um circuito que abrange outras três igrejas históricas. São elas: Igreja Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, que tem algumas salas do museu; Igreja de São Francisco de Assis, que é considerada uma das obras-primas do artistas e Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões. O ingresso é válido para visitação do museu e das igrejas.

4 - Casa dos Contos

Esse museu tem uma grande importância histórica e tem memórias do ciclo do ouro no Brasil, além de contar todo o curso das moedas que já circulavam no país. E ele também é um dos poucos lugares que ainda tem uma senzala preservada em seu subsolo e que possui uma exposição com alguns itens da época da escravidão.

5 - Igreja de Nossa Senhora do Pilar

Ela é a segunda igreja mais rica do país por causa de suas esculturas de ouro. Ela também teve seu teto pintado por Aleijadinho e ela é uma das igrejas católicas mais conhecidas entre as que foram feitas no período do ciclo do ouro. Ela foi construída por volta de 1700 e ampliada em 1712 com dinheiro arrecadado com os devotos.

6 - Feirinha de Ouro Preto

Essa feira de artesanato em pedra-sabão é tradicional da cidade e é uma parada obrigatória para quem quer conhecer mias sobre a vida da população local. E essa feira nasceu, provavelmente, da vontade dos turistas em levar alguma lembrança da terra de Aleijadinho, que fazia várias de suas obras em pedra-sabão.

7 - Mina de Passagem

Essa é a maior mina de ouro aberta para visitantes e fica no caminho entre as cidades de Ouro Preto e Mariana. Nessa mina, até 1985, mais de 35 toneladas de ouro foram extraídas. E para quem quiser visitar o lugar, o ingresso é 88 reais e ele está aberto todos os dias das 9 às 17 horas.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+