Que a Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história moderna da humanidade, não resta nenhuma dúvida, e que mesmo após o seu fim, ela continua a impactar as nossas vidas. Imagine como seria o mundo hoje, se o resultado dela fosse diferente, ou se ela nunca tivesse acontecido. Qual a direção que o mundo tomaria? É uma questão difícil de se imaginar.
É claro que ela ter ocorrido como aconteceu é o resultado de diversos fatores, alguns positivos, outros nem tanto. O fato é que entender porque um lado perdeu e outro venceu não está totalmente relacionado a quem venceu mais batalhas, embora isso seja um fator determinante, mas também quem cometeu menos erros.
Partindo desse princípio, hoje trazemos 7 dos maiores erros cometidos na guerra, as oportunidades perdidas e as más escolhas cometidas por ambos os lados e que foram responsáveis por estender o conflito e alcançar a vitória.
1 – Libertação das Filipinas, 1944
Esse no caso não foi bem uma derrota, mas uma ação desnecessária que contribuiu para prolongar a guerra por meses. Logo após ter sido expulso das Filipinas, o general Douglas MacArthur estava decido a voltar e convenceu Roosevelt de que ele poderia perder a reeleição em 1944, caso não libertasse a cadeia de ilhas que eles tentaram e em vão defender em 1942. Então, em 1944, eles retornaram, mas a presença naval japonesa na ilha já não era mais tão estratégica, além do que, as cidades japonesas eram muito longe para serem usadas como base de ataque.
2 – Kursk, Rússia, 1943
Pelo visto, Hitler não aprendeu o suficiente com a vitória que tinha acabado de alcançar em Stalingrado seis meses antes, e decidiu lançar seu exército contra os defensores soviéticos, que agora estavam maiores e bem mais preparados em uma cidade chamada Kursk, a cerca de 300 quilômetros de Moscou. E foi uma das maiores batalhas terrestres da guerra, os soviéticos até se dobraram perante o exército alemão, mas não se renderam, e isso custou aos alemães praticamente a melhor parte do seu exército e da força área, o que os obrigou a se retirarem e voltarem para Berlim, com todas as consequências infelizes da derrota desnecessária.
3 – Invasão da Itália na Grécia e no Egito, 1940-1941
Com o desejo de restaurar a glória que já foi de Roma, Mussolini levou o seu grande exército, porém despreparado quanto à estratégia, contra a Albânia e a Grécia em 1940. Ele decidiu estender a invasão para o Egito, a partir da sua colônia na Líbia. Mussolini então teve a cabeça entregue a eles pelas forças greco britânicas nos Bálcãs e pelos aliados britânicos no Egito, o que forçou Hitler a enviar seu exército para salvar seu aliado. Consequentemente, isso foi um prejuízo para os alemães e custou recursos valiosos de outras frentes. Além de principalmente, atrasar o cronograma de Hitler para a conquista da União Soviética.
4 – Queda da França, 1940
Mesmo com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial, os franceses não aprenderam muito sobre linhas de defesa. Eles começaram a criar uma linha impenetrável de defesas fixas com a fronteira da Alemanha. A chamada linha Maginot, tinha tudo para ser tão formidável quanto foi anunciada, porém, o problema era que ela não chegava até a costa. Com isso, cem milhas de distâncias ficaram desprotegidas e os alemães conseguiram atravessá-las com facilidade, em 1940. Com isso, eles cercaram os exércitos britânico e francês na Bélgica, e resultou na derrota humilhante da qual, até hoje, os franceses não gostam de falar.
5 – Defesa das Filipinas, 1942
A estratégia de defesa de todo o arquipélago filipino dos japoneses, proposta pelo general Douglas MacArthur, em 1942, já estava condenada desde o começo. Não parecia muito eficaz dispensar seus suprimentos de comida e munição pelas ilhas, com o intuito de defender cada centímetro do local. O esquema acabou em desastre para o seu exército que foi forçado a abandonar o plano e os estoques de comida e munição, para retornar rapidamente para a península de Bataan. Após alguns meses de resistência inútil, mais de 76.000 solados americanos e filipinos foram rendidos, o que se tornou a maior derrota da história militar americana.
6 – Invasão da União Soviética, 1941-1945
Hitler tinha um plano ambicioso para derrotar o comunismo que batia em sua porta, e isso incluía derrubar a União Soviética em uma estratégia ousada, que por pouco não funcionou. Mas o plano também o levou a uma guerra de duas frentes, contra dois inimigos, a URSS e os EUA, que superaram a Alemanha, em termos de mão de obra e capacidade industrial.
7 – Pearl Harbor, 1941
Foi uma operação bem planejada e executada que proporcionou ao Japão uma vitória espetacular, mas que também acarretou a sua própria derrota no final. Os pilotos japoneses concentraram seus esforços nos navios de guerra, a maioria deles já obsoletos, e com isso não foram capazes de derrubar a grande infraestrutura da ilha, incluindo as fazenda, oficinas e instalações que possibilitaram aos americanos usarem Pearl Harbor como base de operações durante a guerra. Talvez, se tivesse feito isso, os EUA teriam sido forçados a recuar para a costa oeste, o que faria das operações no Pacífico mais difíceis e provavelmente estenderiam a guerra por um ano ou mais.