• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 minerais e rochas que incrivelmente podem te matar

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      16/02/18 às 16h04

Quando pensamos em coisas letais, normalmente nós pensamos em animais, venenos, plantas e outras diversas coisas. Nunca iria chegar aos seus pensamentos que uma simples pedra pode te matar. Bem, existem pedras que podem te matar. Essas pedras normalmente são aquela que contem algum algum tipo de composto tóxico ou radioativo. Por mais bonitas e elegantes que elas sejam... Elas podem levar uma pessoa a óbito rapidamente. Isso é a prova do quão poderosa é a natureza. Imagina só, um colar poderia fazer uma pessoa morrer. Muitas delas possuem uma estrutura muito bonita e texturas bem exóticas, podendo facilmente seduzir um admirador sem conhecimentos sobre o mineral.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você algumas dessas pedras fatais que podem levar uma pessoa para outro mundo simplesmente por existirem. Esses belos e perigosos minerios estão espalhados pelo mundo, aguardando serem descoberto por pessoas curiosas ou mineradores desprevenidos. Descubra 7 minerais e rochas que incrivelmente podem te matar

1 - Hutchinsonita

Esse minério é uma mistura de três metais extremamente tóxicos que é o arsênio, tálio e o chumbo. E exposição a hutchinsonita causa queda de cabelo, graves doenças de pele e pode até mesmo levar a morte do indivíduo. Ela foi descoberta pelo mineralogista John Hutchinson, e por este ganhou seu nome.

2 - Galena

Essas lindas parte cubicas e azuladas da foto acima na verdade são produto do metal chumbo. Por mais "resistentes" que elas pareçam, elas são bem instáveis. Com absoluta certeza você não vai querer se expor a esse mineral. Quando esse metal é extraído, a poeira de chumbo que ele solta pode ser muito perigosa, levando mineradores a sofrer graves intoxicações.

3 - Arsenopirita

Se você achar essa pedrinha é bonita e resolver pegar ela do chão, não pegue. A Arsenopirita parece "ouro de tolo", porém pode te dar uma grave infecção pelo arsênio que contêm.

4 - Torbernita

Digamos que podemos apelidar esse mineral de "pedra do inferno". Por que? Bem, primeiramente que sua cor verde é maravilhosamente linda, e em segundo lugar, ela é composta por urânio. Em outras palavras, a ultima coisa que você quer é ser exposto a radiação. Além disso quando essa rocha está aquecida, ela libera gases de radônio que podem causar graves danos no seu pulmão... E te dar câncer.

5 - Estibinita

A estibinita já chegou a ser matéria prima para a produção de talheres. As pessoas que compraram esses talheres começaram a morrer de intoxicação alimentar causada pelo mineral.  Isso aconteceu devido ao fato de Estibinita ser sulfeto de antimônio.

6 - Coloradoíta

Esse mineral foi descoberto a pouco tempo e é considerado extremamente perigoso. Isso se dá pois ao manuseá-lo você estará lidando com dois metais tóxicos, o mercúrio e o telúrio. Outro problema é que quando aquecido ele solta um nuvem mortal, é importante levar isso em conta pois este foi encontrado em vulcões.

7 - Cinábrio

O sulfureto de mercúrio é considerado o mineral mais tóxico de se manipular na Terra. Esse mineral, caso seja seja aquecido ou manipulado, pode liberar mercúrio em sua forma pura... E aí as coisas ficam... vermelhas. No ano de 1700, quando uma pessoa era mandada para minerar cinábrio, era quase que considerado uma sentença de morte. Na China muitos artesões morreram para fazer jóias e acessórios de cinábrio.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima!

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+