• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 mitos da criação mais estranhos espalhados pelo mundo

POR Natália Pereira    EM Entretenimento      21/03/18 às 19h17

Durante praticamente toda a existência humana, temos buscado uma explicação para a criação do universo e, consequentemente, de nós mesmos. O anseio por essa resposta fez com que muitos grupos sociais, de diversas partes do mundo, desenvolvessem suas próprias teorias sobre como tudo teria acontecido. Em geral, o fundamento responsável por criá-las transitam de forma variada, indo desde os mais contextualizados, com o maior número de comprovações possíveis, até os mais mistificados, baseados em crenças e mitos antigos.

Mas, deixando as teorias criacionista mais conhecidas de lado por um momentos, você já parou para pensar como alguns povos tentaram explicar esse mesmo fato no passado? Bom, foram muitos aqueles que se arriscaram a fazer isso e, para falar a verdade, alguns deles são bem estranhos e questionáveis. Ainda assim, os mitos compõem uma parte importante da história da humanidade, mostrando aspectos importantes sobre determinados povos e suas crenças. Por isso, resolvemos relembrar algumas das justificativas mais estranhas já criada pela humanidade.

1 - O ciclo da criação

O ciclo apresentado pelos indianos, para justificar a criação do mundo, é baseada em três supremos; o criador (Brahma), o preservador (Vishnu) e o destruidor (Shiva). Com o tempo, depois que as 3 etapas forem concluídas, o criador retornaria para fazer com que tudo se repetisse. De acordo com uma das versões dessa crença, Brahma teria surgido do nada e criado tudo através de seu pensamento.

Inicialmente, Brahma teria criado as águas e, em seguida, depositado seu sêmen sobre elas. Isso teria dado origem a um ovo de ouro, do qual o mundo seria criado. Com a força do seu pensamento, ele dividiu o ovo em duas partes, uma se tornou o céu e a outra a terra. E, ao final, para criar o ser humano, ele teria dividido a si mesmo. Uma de suas partes se tornou o homem e a outra a mulher.

2 - Niflheim e Muspelheim

Antes que o nosso mundo fosse criado, de acordo com um mito escandinavo, existiam dois lugares opostos. Um se chamava Niflheim e era composto por nevoas e gelo enquanto o outro, Muspelheim permanecia tomado por demônios e gigantes de fogo. Com o tempo, o fogo de Muspelheim acabou derretendo o gelo de Niflheim e fez com que uma gota se formasse.

Eventualmente, a gota formada pelo gelo de Niflheim deu origem a uma vaca chamada Audhumla e a um gigante chamado Ymir. A vaca serviu para alimentar Ymir e os outros gigantes que foram criados a partir do suor do gigante e do gelo derretido por Audhumla enquanto os lambia. Com o tempo, os gigantes acabaram tendo relações entre si e deram origem ao deus Odin e seus irmãos que, posteriormente, acabaram se voltando contra o gigante Ymir e o matando.

Depois da morte de Ymir o nosso planeta foi criado, usando o seu corpo como matéria. A terra foi feita com sua carne, o céu com o seu crânio, o mar com o seu sangue, as nuvens com seu cérebro, as montanhas com os seus ossos e as árvores com o seu cabelo.

3 - A serpente arco-íris

De acordo com os aborígenes, antes que o mundo como conhecemos fosse criado existia apenas uma Serpente Arco-Íris. Ela mantinha todo o universo dentro de si e, como tudo era frio e escuro, ela acabou se recolhendo em baixo da terra. Quando as coisas melhoraram do lado de 'fora', ela saiu e vomitou todos os seres da natureza em sua superfície. Ela ensinou aos animais as regras do mundo e, como diz uma das versões, bonificou aqueles que as cumpriram com a forma humana, enquanto os desordeiros se transformaram em pedra.

Algumas tribos, que acreditam na ancestralidade animal, dizem que cada pessoa recebeu um totem da Serpente Arco-Íris, indicando a espécie da qual se originou. E, por isso, não devem se alimentar dela em quanto viverem.

4 - Criação de sangue

Mais uma vez, o sangue acabou sendo a matéria principal para a criação humana. A lenda foi criada pela tribo amazônica Sanema e apesar de ter algumas variáveis, por ser contada apenas oralmente, a base ainda é a mesma. Aparentemente, a lua era conhecida como Peribo e acabou irritando Suharina, por se alimentar de almas de crianças. Isso fez com que Suharina atirasse uma flecha em Peribo, que acabou sangrando por isso.

O sangue de Peribo caiu sobre a Terra e as poças formadas deram origem aos homens. Os locais com maior aglomeração de sangue teriam originado os homens mais vorazes e violentos, enquanto os lugares atingidos por apenas algumas gotas deram origem aos homens mais pacíficos.

5 - Ovo cósmico

O mito chines afirma que P"an Ku teria sido o primeiro ser vivo do universo. Ele ficou 18 mil anos dentro de um ovo cósmico até que finalmente conseguiu romper a casca e 'nascer'. Assim que o ovo se partiu em dois, todos os opostos teriam sido criados a partir dele. O mundo foi então dividido entre masculino e feminino, úmido e seco, luz e escuridão, yin e yang. P"an Ku acabou se despedaçando no processo e deu origem a todo o universo natural, fazendo com que seus membros virassem montanhas, o sangue se transformasse em rios, a sua respiração em vendo, sua voz em trovões, seu cabelo em grama e seu suor em chuva. Além disso, seu olho esquerdo acabou dando origem ao sol, enquanto o direito formou a lua.

Alguns séculos mais tarde, uma deusa chamada Nu Wa teria visto seu reflexo no lago e decidido usar a lama para criar o homem, a partir de sua própria imagem. O trabalho cansativo de desenvolver os seres humanos fez com que Nu Wa ficasse cansada. Algum tempo depois a terra começou a se desfazer, buracos surgiram e a água formou o dilúvio. Nu Wa teria gastado suas ultimas energias para remendar a terra e isso fez com que ela morresse. Seu corpo, assim como o de P"an Ku, acabou se tornando recursos naturais.

6 - O arco-íris das línguas

Mais uma vez, o dilúvio acabou fazendo parte de uma teoria criacionista. O mito do arco-íris das línguas foi criado pelos Blackfoot, uma tribo indígena norte-americana. Inicialmente, existia apenas o 'Homem Velho' e, enquanto viajava, acabou criando a terra, os animais e as plantas. Ele foi do sul ao norte, espalhando as suas criações, até que gerou as primeiras pessoas, sendo estas uma mulher e seu filho. Eles foram formados a partir do barro e o 'Homem Velho' ensinou grandes coisas para eles.

Seus ensinamentos consistiam em preceitos de sobrevivência. E, com o tempo, eles aprenderam a fazer suas armas, caçar, fazer fogo, cozinhar e procurar a sua espiritualidade animal. Mas, um dilúvio acabou acontecendo e o 'Homem Velho' teve que fazer algumas mudanças. Ele reuniu todas as pessoas no topo de uma montanha e deu para cada um deles uma água colorida. A cor da água que cada humano escolheu representava a língua que este iria falar.

7 - Amma

Os Dogons são uma tribo indígena de Mali que acredita ser descendente dos egípcios e desenvolveu, provavelmente, a mais estranha lenda de todas. De acordo com a sua mitologia, Amma era um deus solitário que viveu muito antes do tempo existir. Para acabar com a sua solidão ere teria então criado a Terra, conhecida como "ovo do mundo" ou "placenta original", que acabaria dando origem a todo o resto. De alguma forma, Amma acabou se casando com a Terra e dando origem a Ogo e aos gêmeos Nommo, que tinham a forma de peixe.

Ogo acabou ficando sozinho, já que não foi feito em par como os Nommo, e isso fez com que ele tivesse relações incestuosas com a Terra. A uniam entre os dois fez com que o sangue desaguasse, assim como os espíritos do submundo. Para desfazer o caus feito por OgoAmma o transformou em um chacal. O sangue que havia escorrido da terra formou diversos corpos celestes, plantas e animais, enquanto as estrelas foram formadas através de partes da Terra depois de serem jogadas no espaço. O sol e a lua foram criados usando uma tigela de barro de cobre vermelho e branco.

Todos esses mitos, por mais estranhos que possam ser, nos contam um pouco sobre cada povo e como eles pensavam. E, mesmo que você não compartilhe da mesma crença que eles, é bom conhecer um pouco sobre elas. O que acharam dessas teorias criacionistas? Qual a mais estranha de acordo com vocês?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+