Ciência e TecnologiaCuriosidades

Os planetas mais estranhos do universo

Kepler-16b
0

O planeta Terra é um verdadeiro paraíso. Ele tem oxigênio, água, calor, paisagens inacreditáveis e uma imensa variedade de fauna e flora. Considerando essas características, chega a ser um pouco chocante o tanto que outros planetas são completamente diferentes.

Como a curiosidade do ser humano não tem limites, cientistas já descobriram diversos objetos celestes de todo tipo e vale lembrar que o universo é infinito, então imagine quantos planetas existem por aí! 

Existem planetas relativamente comuns em comparação com aqueles do nosso Sistema Solar, mas existem aqueles que são tão diferentes e curiosos que precisamos falar deles. Veja quais são os planetas mais estranhos do universo.

GJ 1214b

GJ 1214b

GJ 1214b (Eternos Aprendizes)

Astrônomos descobriram o GJ 1214b em dezembro de 2009 e o planeta tem uma circunferência 2,7 vezes maior do que a da Terra, pesando cerca de 7 vezes mais também. A sua massa é, em grande parte, composta por água e o planeta é coberto de uma atmosfera densa, gerada por meio das temperaturas altíssimas da superfície, que chegam a 230 graus celsius.

WASP-107b

A descoberta do WASP-107b foi anunciada em 2017 e o planeta é descrito como um Netuno gigante do tamanho de Júpiter, ou seja, é 11 vezes maior que a Terra. Mas o planeta só carrega um décimo da massa de Júpiter, que é cerca de 30 vezes mais que a massa do nosso planeta.  Isso significa que é um planeta parecido com algodão doce.

TOI-1431b

TOI-1431b

TOI-1431b (Olhar Digital)

Já o TOI-1431b, conhecido como MÁSCARA-5b, foi detectado pela NASA pela primeira vez no final de 2019 e é uma bola gasosa de fogo, caracterizando-se como um dos planetas mais quentes já vistos até hoje.

Ele é descrito como um Júpiter super quente, por mais que seja quase o dobro do tamanho. Durante o seu dia, a temperatura chega a 2 mil e 700 graus celsius e a noite chega a 2 mil e 300 graus.

HD 18733b

O HD 18733b foi descoberto orbitando a estrela HD 189733 em 2005 e ele tem a massa de 1,13 Júpiters, com uma aparência marmorizada e azul. A Nasa diz que essa atmosfera é criada pelo vento, que chega a 2 quilômetros por segundo, e nuvens, que contém vidro, que cai sobre o chão horizontalmente. Combinado com a temperatura de mil e 300 graus celsius, o planeta é bem estranho. Consegue imaginar uma chuva de vidro? 

Kepler-16b

Kepler-16b

Kepler-16b (Wikimedia Commons)

O Kepler-16b é um planeta detectado em 2011 que circula duas estrelas no lugar de só uma, o que significa que esse planeta tem dois pôres do sol, assim como o planeta de Luke Skywalker, em Guerra nas Estrelas.

55 Cancri E

O 55 Cancri E é um verdadeiro tesouro. Cientistas achavam que, por ele ser tão cheio de carbono e com a pressão e temperatura de 2 mil e 700 graus, o interior seria feito de diamante! Mas pesquisas recentes mostraram que há menos carbono do que inicialmente pensado, então a natureza de 55 Cancri ainda está em debate. 

TrES-2b

Já o TrES-2b é tão escuro que ele é praticamente invisível, por isso está na lista dos planetas mais estranhos do universo. Identificado pela Nasa em 2011, esse é o exoplaneta mais escuro já conhecido, refletindo menos de 1% de toda a luz que chega nele. Ele orbita uma estrela a 750 anos-luz de distância, na direção da constelação Draco. 

OTS 44

OTS-44

OTS-44 (Wikimedia Commons)

Existem também aqueles planetas que nem fazem órbita, o que é ainda mais assustador. Já pensou estar em um lugar que vaga pelo espaço sem rumo infinitamente? Eles são dificilmente detectados, mas já avistaram o OTS 44, localizado a 550 anos-luz. Ele é 11 vezes maior que Júpiter e tem um anel de pedras, poeira e gelo. Já agradeceu por morar na Terra hoje?

As casas mais seguras do mundo

Matéria anterior

O avião mais rápido do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos