• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 mitos incomuns sobre o Natal

POR Diogo Quiareli    EM Terror & Sobrenatural      21/12/18 às 16h04

O Natal está chegando e com isso muitas coisas mudam, incluindo o comportamento das pessoas. Essa costuma ser uma data mágica e vista por muitas pessoas como tempo de solidariedade e amor. Há a crença de que na véspera de natal, o Papai Noel voa em seu trenó entregando presentes. Ele desce pelas chaminés das casas e deixa os presentes de meninos e meninas que agiram da forma adequada durante o ano. Ao acordar na manhã do dia 25 de dezembro, é possível pegar os presentes deixados pelo bom velhinho. Bom, esse é um conto que nós crescemos ouvindo. No entanto, em várias partes do mundo, existem outras histórias que são repassadas para as crianças.

O pior é que muitas delas são extremamente assustadoras e foi pensando nisso que resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns mitos incomuns sobre o Natal. Se você souber de algum outro que não listamos aqui na matéria, comenta pra gente aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Belsnickel

Esse mito originou-se na Europa durante a Idade Média. Belsnickel, enquanto separava as boas crianças das que foram más o ano todo, permitia que os desobedientes se redimissem, buscando uma melhoria. Deixava para as boas, brinquedos e doces e as má comportamentais recebiam interruptores. Diferente do Papai Noel, essa figura batia na porta para que as crianças pudessem o ver. A lenda diz que ele é magro, usa uma roupa de pele com sinos e uma máscara. Com uma mão, carrega um saco com presentes para as boas crianças e na outra segura interruptores e chicotes para as más. Algumas lendas dizem que ele atraia as crianças que não se comportavam bem para a floresta e as punia.

2 - Knecht Ruprecht

A lenda de Knecht diz que ele era uma criança selvagem, mas foi encontrado e resgatado por São Nicolau. Assim como Belsnickel, Ruprecht também carrega interruptores. Foi ele quem ajudou São Nicolau a visitar as casas e perguntar para os pais como as crianças haviam se comportado.Dependendo da resposta, os meninos e meninas eram presenteados. Dizem que ele veste um manto marrom e um capuz pontudo. Também carrega um saco de cinzas.

3 - Père Fouettard

Essa história começou na França e no sul da Bélgica em 1150. Père era açougueiro e vivia em uma pequena aldeia francesa com sua esposa, uma pessoa gananciosa. Os dois viviam próximo a um colégio interno onde viviam famílias com crianças. Certo dia, Fouettard e sua esposa se depararam com três garotos vindo em sua direção quando decidiram que queriam roubá-los, acreditando ter ouro em seus bolsos. Père ofereceu a eles doces que foram secretamente envenenados, matando todos os três. Em seguida, ele cortou as gargantas das crianças, cortou-as em pedaços e as colocou em um barril. No entanto, Pète foi castigado e seu castigo foi passar o resto de sua vida seguindo São Nicolau.

4 - Sinterklaas

Os holandeses têm a sua versão do Papai Noel, embora existam diversas semelhanças entre os dois, há algumas diferenças. Sinterklass se parece também, segundo a lenda, com o Papa. Sua temporada na Holanda começa em novembro, com o desfile anual no último domingo do mês. Ele chega junto com seu cavalo branco e seu ajudante, Zwart Piet. O dia 6 de dezembro é marcado como o dia da festa. A noite anterior, as famílias se juntam para fazerem uma grande refeição em troca de presentes. Segundo a lenda, essa é a hora que ele viaja pelos telhados procurando as crianças boas e dando-lhes presentes e doces. As crianças deixam do lado de fora comidas, como cenouras e aveias para o homem.

5 - Grýla

A Grýla e um mito assustador na Islândia. É dita como um troll da montanha com cascos nos pés e que possui 13 caudas. Ela sai em todo natal a procura de crianças desobedientes. Ao encontrá-las, sequestra as crianças e as colocam em uma sacola antes de voltar para sua caverna. Ela ferve as crianças ainda vivas e prepara um ensopado. Grýla está sempre de mau humor, pois está constantemente com fome de criança. A lenda desse ser remonta ao período pagão antigo. Dizem que ela também persegue homens e que já teve três maridos, tendo ela mesmo matado dois deles por estar entediada.

6 - La Befana

Essa seria uma bruxa natalina italiana que tem algumas semelhanças com o Papai Noel. Às vésperas, a velha carrega um saco grande em sua vassoura voadora, visitando as crianças boas e ruins. Ela deixa presentes e doces para as boas e pedaços de carvões para as ruins. As crianças costumam deixar um copo de vinho para a bruxa tomar antes de ir para a outra casa.

7 - Krampus

Muitas pessoas já ouviram falar do malvado Krampus. A lenda desta besta de chifres e peluda, com cauda longa e língua bifurcada aterroriza as crianças há muito tempo. Ela é capaz de fazer qualquer um se tremer, pois sequestra crianças e as leva para o inferno a fim de puni-las. Essa lenda originou-se na Alemanha. As boas crianças aos olhos desse ser são presenteadas por São Nicolau no dia 6 de dezembro.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e mergulhe em um oceano de curiosidades.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+