Curiosidades

7 mitos sobre os piratas que todo mundo acredita

0

Piratas do Caribe e a Maldição do Pérola Negro foi lançado em 2003, e desde então, conseguiu sustentar mais quatro sequências. O longa foi estrelado por Johnny Depp, e foi lançado pela Disney. Esse foi o momento de maior sucesso dos piratas no mainstream. Apesar disso, eles sempre foram extremamente importantes para a cultura ocidental e vivem no imaginário popular.

A recente alavancada de popularidade desse ícone levou, também, a crescer o interesse pelos piratas. No fim das contas, todo mundo queria aprender e conhecer um pouco mais sobre eles. Com isso, muitos mitos foram ganhando força em torno deles. Muitos fatos, nada verídicos, ficaram mais fortes e hoje praticamente todo mundo acredita neles. Listamos 7 mitos sobre os piratas que todo mundo acredita.

1 – A forma como falavam

Repita comigo: “olá amigos”. Mas não precisa ter medo, fale em voz alta. Agora fale “olá, marujos”, com voz de pirata. Sentiu a diferença? Isso mesmo, nós temos dentro de nós uma ideia de como os piratas falavam. Não tem como descrever, porque é muito peculiar. Se tivéssemos que arriscar uma definição, um pirata falaria como um inglês bêbado. Mas saiba, de uma vez por todas, que os piratas não falavam assim.

A verdade é que eles falavam como pessoas normais, sem exageros. Se temos essa perspectiva de uma voz própria dos piratas, é consequência de anos de esteriótipos e afetações literárias.

2 – Tapa-olho

É quase impossível imaginar um pirata sem tapa-olho. Esse objeto é o mais característico dos piratas e nunca falta no look de festa à fantasia. Isso nos causa uma forte impressão de que eles são profissionais em perder partes do seu corpo, se contarmos o olho junto com a perna ou braço de madeira.

A verdade é que, sim, eles possuíam tapa-olhos, porém, não porque perderam um olho. Eles usavam o objeto apenas em batalhas, para ajustar aquele olho à escuridão e conseguir mais precisão.

3 – Bandeira com caveira

Sempre que vemos uma bandeira preta, com uma caveira e um par de ossos, já associamos diretamente aos piratas. A impressão que fica é que todos os piratas usavam essa mesma bandeira. Da série Black Sails ao anime One Piece, você irá encontrar esse símbolo. Além disso, o símbolo é associado ao mal e à morte.

No fim das contas, essa bandeira existia mesmo, mas não da forma como pensamos. Se ela fosse erguida por um navio, quer dizer que estava tudo bem e ninguém seria morto. Além disso, existiam outros modelos de bandeira para esse fim além de crânios.

4 – Piratas criminosos

Na nossa cabeça, tudo o que os piratas faziam era roubar, mentir, beber e lutar. A pergunta é como tanta gente honesta resolveu se tornar pirata? A resposta é simples: as pessoas estavam insatisfeitas com as condições e lucros nos trabalhos tradicionais. Eles não eram todos monstros que queriam fazer loucuras do mal. Eles se tornavam ‘fora da lei’ por falta de opção e não eram, necessariamente, maus.

5 – Mapa do tesouro

Na cultura popular, o pirata rouba ouro dos outros e o enterra em algum lugar. Daí surgiram os famosos baús de tesouro, tão populares hoje em dia. Além disso, quem nunca brincou de caça ao tesouro? Está na hora de você saber que os mapas do tesouro, assim como o tesouro escondido dos piratas, não passa de um mito, uma vez que nunca existiram.

6 – Roubo de ouro

Nós acreditamos que os piratas eram especialistas em roubo de ouro. Não, não e não. Ouro não era o forte dos piratas. A verdade é que eles roubavam muito mais os suprimentos transportados, principalmente sardinhas.

7 – Gancho e perna de pau

Era comum que os piratas se ferissem em batalhas, porém, isso não quer dizer necessariamente que eles colocavam ganchos ou pernas de pau no lugar. O padrão era que os cozinheiros do navios tentassem costurar as cicatrizes e partes do corpo que saíssem, porém, nada de adereços. Inclusive, na maioria das vezes. Quando era preciso amputar uma parte do corpo, eles morriam.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. E para você que leu essa matéria bebendo rum, aquele abraço.

Filme dos Novos Deuses tem primeiros (e empolgantes) detalhes revelados

Matéria anterior

Padre usa dinheiro do dízimo e constrói casa para família sem condições

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar