• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 mitos sobre seu carro que você provavelmente acredita

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      10/01/19 às 18h17

Ao comprarmos um carro, uma de nossas primeiras preocupações, além do conforto e beleza do mesmo, é a questão do consumo de combustível. Todos sabemos que quanto maior seu desempenho, muito provavelmente seu consumo de gasolina, ou demais combustíveis, serão elevados quase que na mesma proporção.

Além de que, quanto mais equipado for o veículo, mais pesado, ou ainda, que se possuir ar-condicionado, assim aumenta-se o consumo de combustível e logo, os gastos também aumentarão. No entanto, ao longo do tempo, criamos alguns mitos e meias verdades a respeito dos carros e hoje trouxemos alguns deles que muitos de nós ainda acreditamos. Confira!

1- Vidros abaixados e o ar-condicionado

Não é nenhuma novidade que ligar o ar-condicionado de seu carro aumenta o consumo de gasolina. No entanto, isso não significa que seja melhor deixar os vidros abaixados para economizá-la. No trafego normal de uma cidade, um carro com o ar-condicionado ligado consome cerca de 4% a mais de combustível.

Quando os vidros estão abaixados e a velocidade aumenta, o ar que entra no carro pelas janelas aumenta a resistência do veículo, o chamado "efeito paraquedas", o que faz com que a velocidade seja reduzida. Dessa forma, o veículo precisa de mais esforço para seguir, consequentemente gastando ainda mais gasolina.

2 - Ar extra para os pneus

Há uma crença de que se for adicionado ar extra aos pneus do carro, haverá uma certa economia de combustível, porque assim os pneus terão mais contato com o solo. Porém, isso não é verdade. Além de que pode ser bem perigoso, uma vez que ultrapassando o nível de ar recomendado, os pneus podem explodir ao se chocarem com buracos ou pedras.

3 - Mais velocidade, mais consumo

Muitos acreditam que, quanto maior a velocidade, mais combustível estamos gastando. O que não é bem uma verdade. O que conta mesmo, de fato, são as marchas. Se estivermos na primeira marcha a 50 km/h, gastaremos muito mais combustível do que, quando na quinta marcha, estamos a 70 km/h. Para economizar, você deve manter a velocidade, sem pisar no acelerador, quando estiver na quinta marcha em velocidades entre 70 e 90 km/h.

4 - Tanque sempre cheio

Outra crença popular é a de que se tanque estiver meio vazio, a gasolina pode evaporar e por isso é melhor deixar o tanque sempre cheio. Porém, isso se trata de outro mito. A cobertura do tanque de gasolina já cuida disso. O importante para evitar que a gasolina não evapore é manter sempre a tampa do tanque em boas condições e, obviamente, fechada.

5 - A eletricidade é a saída?

Devido aos problemas ocasionados pelo consumo de combustíveis fósseis, é comum imaginarmos que os carros elétricos são a única alternativa para salvar o meio ambiente. Entretanto, existem opções que conseguem além de conseguirem estar em equilíbrio com a natureza, ainda lhe fazer poupar alguns bons trocados. Trata-se dos motores híbridos, que têm apresentado soluções para problemas que já conhecemos há algum tempo.

6 - Diesel e Gasolina

Muitos optam por carros movidos a diesel por ser mais barato do que gasolina. Porém, o que muitas deixam de fora dos cálculos na hora de comprar um veículo novo é que os motores turbo diesel são sujeitos a maior pressão do que motores à gasolina, por exemplo. O que faz com que seja necessário mais manutenção do mesmo.

Um novo recurso chamado SKYACTIV veio para matar esse mito de vez. A tecnologia permite que um veículo movido à gasolina possa executar o mesmo que um veículo a diesel.

7 - Se o carro for novo, o motor precisa ser amaciado

Esse mito é bem antigo mas a prática nem tanto. Acontece que, há mais ou menos 30 ou 40 anos, os propulsores utilizavam um sistema de combustão e lubrificação que realmente precisavam ser "amaciados" para que o veículo pudesse render melhor. Hoje em dia, com a evolução da tecnologia no que tange a produção das peças, os veículos já saem das fábricas basicamente amaciados.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+