Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 partes do corpo que a ciência em breve irá substituir

0

Não é segredo para ninguém, que nós que vivemos em pleno o século XXI, estamos vivendo uma era de grandes avanços nas mais variadas áreas. Os nosso corpo é um exemplo bastante claro disso.

Por exemplo, usamos aparelhos dentários, cateter, preenchimentos, silicone, aparelhos auditivos e uma infinidade de outros aparelhos que foram elaborados para facilitar ou melhorar as nossas vidas.

Pensando exatamente nisso, nós aqui do Ultra, que somos muito mais do que curiosos, decidimos preparar uma listinha constando quais serão as partes de nossos corpos que em um futuro bastante próximo, poderão ser substituídos por versões artificiais.

Lembrando vocês, nossos queridos leitores que essa não é a primeira vez que falamos sobre essa temática, então caso você se interesse, também vai valer a pena descobrir quais são os 8 órgãos que você pode viver bem.

Mas agora vamos parar com a conversa e ir direto para o que interessa, confira:

1- Pele

01

Uma pele eletrônica supersensível foi projetada pelo pesquisador Zhenan Boahas de Stanford.  A pele artificial é alimentada por energia solar renovável e é ambientalmente amigável. Ela é formada por polímeros simples e materiais a base de carbono.

Além disso ela pode detectar a pressão de objetos sobre ela, e a princípio será utilizada para se estudar doenças de pele e seus efeitos em nosso corpo, mas já existem projetos futuros que pretendem utiliza-la para substituir a pele humana em casos de necessidade.

2- Coração

02

Quem nunca desejou vez ou outra poder trocar de coração, não é mesmo? Mas a metáfora agora pode se tornar real. A equipe de pesquisadores da Universidade de Pittsburgh foi capaz de criar um coração a partir de células tronco. O coração funcionou e bombeou o sangue sintético por 20 dias, e atingiu de 40 a 50 batimentos por minuto.

3- Mãos

03

Você possivelmente já ouviu falar sobre os braços e mãos protéticas, que já a algum tempo são utilizados por pessoas amputadas.

Mas atualmente, graças a equipe da Universidade de Chicago, essas próteses evoluíram para um novo nível. Seus novos protótipos conseguem realizar movimentos complexos, e tudo sobre os comandos do próprio cérebro, além de tudo elas são sensíveis ao toque.

4- Orelhas

04

Em casos de acidentes graves, onde a orelha por exemplo é amputada, pode existir uma pequena possibilidade do membro ser mais uma vez implantado na vítima.

Mas na maioria dos casos, esse tipo de cirurgia não é viável por motivos óbvios, como quando o membro não pode ser aproveitado.

Mas recentemente pesquisadores conseguiram desenvolver com êxodo uma orelha em uma impressora 3D. O membro é feito de células reais, que são retiradas de ratos e vacas.

5- Pâncreas

05

Uma das principais funções do pâncreas é produzir a famosa insulina em suas estruturas chamadas Ilhotes de Langherans. Mas como você já deve saber, muitas pessoas sofrem com a ineficiência desse sistema, ou a sua total incapacidade de produzir a substancia.

O recomendado, portanto, é que essas pessoas injetem diariamente a quantidade necessária de insulina em seus corpos. Mas um pâncreas artificial já foi desenvolvido, e o que ele faz exatamente é bombear automaticamente essa substancia para o corpo do paciente, tornando dessa forma desnecessária qualquer aplicação.

6- Olhos

06

Olhos artificias já são utilizados em pacientes que por algum motivo perderam estes órgãos, mas o objetivo de se fazer isso, até então era meramente estético.

Porém uma nova pesquisa que se encontra em curso, promete criar olhos biônicos capazes de realizar as mesmas atividades que os olhos naturais. Mas para isso os pesquisadores ainda precisam entender como a retina processa e transmite os sinais e informações para o cérebro.

7- Nariz

04

O nariz não é um órgão que pode ser substituído em caso de acidentes, mas pesquisadores da Universidade de Ilinois, estão desenvolvendo um nariz artificial que não só pode sentir os cheiros convencionais, como também consegue detectar o cheiro de doenças e de algumas bactérias.

E então queridos leitores do Ultra Curioso, podiam imaginar que todos esses órgão poderiam ser substituídos por versões artificiais em um futuro próximo? E o que acharam destas versões de nossos órgãos? Comentem pra gente aqui em baixo.

8 filmes famosos que tiveram cenas cortadas

Matéria anterior

6 coisas que todo homem deveria saber sobre menstruação

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar