7 coisas inesperadas que a cafeína faz com o seu corpo

POR A redação    EM Curiosidades      11/03/16 às 18h51

Bom, o costume de tomar um "cafézinho" é praticamente mundial, e todo mundo sabe aqui no Brasil, é produzido um dos melhores cafés do mundo, então como se negar uma xícara de desse "elixir dos deuses"?

Acontece, que nem tudo são flores, a cafeína que é uma substância química encontrada em algumas plantas como o café, é um potente estimulante, porém seus efeitos em nossos corpos podem ser diversos.

Foi pensando nisso, que nós aqui do Ultra preparamos uma lista com 7 efeitos inesperados dessa substancia. Mas vale a pena lembra-los que essa não é a primeira vez que falamos sobre a cafeína aqui no nosso site, como você pode conferir nas matérias que explicam o que acontece quando você mistura café e machona e o que acontece quando você acorda e toma café de estomago vazio. 

Mas agora vamos parar com a conversa e ir para o que importa, confira:

1- Ir mais frequentemente ao banheiro

01

A cafeína aumenta a produção de um hormônio que estimula a contração de diversos músculos, assim como o cólon, que pode resultar no aumento da leitura de jornais em ambientes privados e escuros.

Estudos ainda analisam se esse efeito ocorreria também em usuários do café desafinado. Mas bom, até lá podemos continuar tomando um cafezinho como um excelente digestivo.

2- Ajuda na concentração

Businessman looking closely at Newton's Cradle

Esse "efeito" da cafeína, você provavelmente já podia imaginar, ela contribui e ajuda você a se concentrar ainda mais. É por isso, que quando estamos abatidos, cansados e ligeiramente com sono, uma xícara de café é quase que obrigatória.

Isso acontece porque a cafeína é uma espécie de facilitador para a serotonina, dopamina e outros neurotransmissores, que contribuem para o bom funcionamento do cérebro.

3- Alivia dores de cabeça

02

Pois bem, todo mundo é vítima das famosas dores de cabeça, uma vez ou outra. E que tal substituir o dipirona por uma dose de café? Além de mais barato, a alternativa é muito mais gostosa.

A cafeína possuía a incrível habilidade de contrair os vasos sanguíneos de nossa cabeça, que naturalmente se dilatam, quando estamos sobre o efeito de fortes dores de cabeça. Estudos apontam, que a combinação de café e aspirina pode gerar alívio na dor de cabeça em até 40% dos casos.

4- Vício

04

Bom, é isso mesmo que você leu, afinal nem todos os efeitos da cafeína em nossos corpos são positivos.

O que acontece nesse caso, é que ao contrário do que muitos acreditam, não é o consumo excessivo do café que pode gerar o vício nessa substancia, o vício psicológico ocorre quando uma pessoa está acostumada a ingerir uma grande dose de cafeína todos os dias, e por algum motivo decide parar.

Ela sentirá dessa forma, alguns sintomas de abstinência, como sonolência, irritabilidade e falta excessiva de concentração. Vulgo, tudo o que o café lhe proporcionava.

5- Problemas estomacais

Young woman holding her stomach in pain lying on a bed.

A cafeína aumenta a produção de ácidos no estômago, e esse efeito pode ser ainda mais agravado quando o café é ingerido de estomago vazio.

Pessoas que já possuem problemas estomacais como gastrite e úlceras por exemplo, são fortemente recomendadas a não consumir o café.

6- Insônia

06

A cafeína leva em média apenas 15 minutos para começar a fazer efeito em seu corpo, por outro lado ela leva nada mais e nada menos do que 6 horas para ser completamente eliminada dele.

E como já sabemos, a cafeína interage com uma série de neurotransmissores, que vão deixar o cérebro a mil, e consequentemente impedirá que você tenha um boa noite de sono, no outro dia você acordará bastante cansado, e o que você vai acabar fazendo? Isso mesmo, beber mais uma xícara de café.

7- Osteoporose

osteoperosis

Sabe o que os astronautas e os viciados em café tem em comum? Pode até parecer uma piada ruim, mas de fato esses 2 seletos grupos possuem uma grande semelhança. Eles sofrem gradativamente de perda de massa óssea.

E então queridos leitores Ultra Curiosos, podiam imaginar que o consumo da cafeína poderia causar tantos efeitos sobre nós? Comenta pra gente aqui em baixo.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+