Bom, o costume de tomar um “cafézinho” é praticamente mundial, e todo mundo sabe aqui no Brasil, é produzido um dos melhores cafés do mundo, então como se negar uma xícara de desse “elixir dos deuses”?
Acontece, que nem tudo são flores, a cafeína que é uma substância química encontrada em algumas plantas como o café, é um potente estimulante, porém seus efeitos em nossos corpos podem ser diversos.
Foi pensando nisso, que nós aqui do Ultra preparamos uma lista com 7 efeitos inesperados dessa substancia. Mas vale a pena lembra-los que essa não é a primeira vez que falamos sobre a cafeína aqui no nosso site, como você pode conferir nas matérias que explicam o que acontece quando você mistura café e machona e o que acontece quando você acorda e toma café de estomago vazio.
Mas agora vamos parar com a conversa e ir para o que importa, confira:
A cafeína aumenta a produção de um hormônio que estimula a contração de diversos músculos, assim como o cólon, que pode resultar no aumento da leitura de jornais em ambientes privados e escuros.
Estudos ainda analisam se esse efeito ocorreria também em usuários do café desafinado. Mas bom, até lá podemos continuar tomando um cafezinho como um excelente digestivo.
Esse “efeito” da cafeína, você provavelmente já podia imaginar, ela contribui e ajuda você a se concentrar ainda mais. É por isso, que quando estamos abatidos, cansados e ligeiramente com sono, uma xícara de café é quase que obrigatória.
Isso acontece porque a cafeína é uma espécie de facilitador para a serotonina, dopamina e outros neurotransmissores, que contribuem para o bom funcionamento do cérebro.
Pois bem, todo mundo é vítima das famosas dores de cabeça, uma vez ou outra. E que tal substituir o dipirona por uma dose de café? Além de mais barato, a alternativa é muito mais gostosa.
A cafeína possuía a incrível habilidade de contrair os vasos sanguíneos de nossa cabeça, que naturalmente se dilatam, quando estamos sobre o efeito de fortes dores de cabeça. Estudos apontam, que a combinação de café e aspirina pode gerar alívio na dor de cabeça em até 40% dos casos.
Bom, é isso mesmo que você leu, afinal nem todos os efeitos da cafeína em nossos corpos são positivos.
O que acontece nesse caso, é que ao contrário do que muitos acreditam, não é o consumo excessivo do café que pode gerar o vício nessa substancia, o vício psicológico ocorre quando uma pessoa está acostumada a ingerir uma grande dose de cafeína todos os dias, e por algum motivo decide parar.
Ela sentirá dessa forma, alguns sintomas de abstinência, como sonolência, irritabilidade e falta excessiva de concentração. Vulgo, tudo o que o café lhe proporcionava.
A cafeína aumenta a produção de ácidos no estômago, e esse efeito pode ser ainda mais agravado quando o café é ingerido de estomago vazio.
Pessoas que já possuem problemas estomacais como gastrite e úlceras por exemplo, são fortemente recomendadas a não consumir o café.
A cafeína leva em média apenas 15 minutos para começar a fazer efeito em seu corpo, por outro lado ela leva nada mais e nada menos do que 6 horas para ser completamente eliminada dele.
E como já sabemos, a cafeína interage com uma série de neurotransmissores, que vão deixar o cérebro a mil, e consequentemente impedirá que você tenha um boa noite de sono, no outro dia você acordará bastante cansado, e o que você vai acabar fazendo? Isso mesmo, beber mais uma xícara de café.
Sabe o que os astronautas e os viciados em café tem em comum? Pode até parecer uma piada ruim, mas de fato esses 2 seletos grupos possuem uma grande semelhança. Eles sofrem gradativamente de perda de massa óssea.
E então queridos leitores Ultra Curiosos, podiam imaginar que o consumo da cafeína poderia causar tantos efeitos sobre nós? Comenta pra gente aqui em baixo.