Em algumas situações na vida nos deparamos com problemas que parecem serem impossíveis de se solucionar. Mas como diria meu amado pai, tenha fé meus queridos, até mesmo as coisas mais improváveis e delicadas tem solução e no caso dessa matéria, vamos te contar simplesmente quais órgãos do seu corpinho podem ser substituídos ou meramente retirados.

Isso tudo pra provar que nada está perdido, e não adianta esquentar a cabeça, alias não esquente mesmo, porque essa , essa não tem substituição! Mas confira abaixo os órgãos que tem.

1- Apêndice

Apendice

Que o apêndice não é o mais vital dos órgãos isso aparentemente todo mundo sabe. Mas o que acontece é que apesar de não ter nenhuma função aparente, o apêndice serve para algo muito desvantajoso que é a tal da apendicite,que só nos EUA mata 250.000 pessoas por ano.

Então não é tão incomum você conhecer uma pessoa ou outra que já retirou o órgão.

2- Amígdalas

Amigdalas

As amígdalas são famosas por serem removidas assim que dão uma inflamadinha, isso porque apesar delas protegerem a vias respiratórias elas não possuem uma função assumida depois que a pessoa passa dos 3 anos de idade. Então a partir desse momento, em qualquer momento que elas causarem problemas, é indicado remove-las.

Publicidade
continue a leitura

3- Órgãos Reprodutores

destaque-348990-penis2

É pessoal, o que vamos falar agora não é fácil assim de se ouvir, mas acredite é completamente possível viver sem seus órgãos sexuais, como testículos, ovários, útero e tudo mais, isso porque a função desses órgãos é meramente reprodutivo e sexual, pois a falta deles não impede o indivíduo de urinar por exemplo. Mas bom, melhor nem pensar muito nisso né!

4- Bexiga

orgaos

Pode parecer estranho mas desde 2006 engenheiros de tecidos foram capazes de produzir uma bexiga artificial a partir de células do órgão original do paciente.

Várias pessoas já receberam as tais bexigas artificiais, e em fase beta nem todos os corpos de fato tiveram 100% de aceitação, mas atualmente é completamente tranquilo o transplante e todo o procedimento.

Então se você tiver problemas com a sua bexiga não precisa se desesperar, pois é altamente possível viver sem ela!

5- Estômago

Publicidade
continue a leitura

por-que-o-estomago-ronca

Atualmente em casos sérios como quando se tem câncer de estômago, o órgão já pode ser completamente removido, isso porque o esôfago que é o tubo que liga as rotas de alimento da boca ao estômago é redirecionado para se conectar diretamente ao intestino.

Depois disso vem a parte mais bizarra, uma parte do intestino delgado é alargado criando assim um estômago "fake". Não é um processo simples e nem muito saudável mas é completamente viável caso preciso.

6- Rins

Rins

Não é muita novidade que é possível se viver sem um dos rins, já até ouvimos casos de irmãos que doaram o órgão ou até mesmo casos menos nobres onde algumas pessoas de classe muita baixa acabam vendendo o órgão.

Pessoas que sofrem com problemas no rins seja ele qual for, devem passar semanalmente pelo processo chamado hemodiálise, onde o sangue é completamente filtrado artificialmente, o procedimento é longo e desconfortável, mas atualmente já existe um aparelho que faz o mesmo processo porém é do tamanho de um cinto e te permite continuar em casa.

7- Fígado

Publicidade
continue a leitura

essa

Não é incomum os transplantes de fígado, até porque como muita gente sabe o órgão tem a incrível habilidade de se regenerar, os médicos podem retirar parte do fígado de um doador e utiliza-lo para substituir o fígado doente de um paciente. Mas não abuse, o fígado não é imortal, há casos onde não é possível recuperar o órgão.

8- Cérebro

cerebro-89

Ok, pode parecer mentira, mas sim, é possível viver sem uma parte do cérebro, mas estamos falando aqui sobre operações radicais, ou seja, cirurgias onde é preciso remover um dos hemisférios ou não haverá chance do paciente sobreviver.

É possível portanto surpreendentemente viver bem com metade do órgão,no entanto existe consequências reais a longo prazo, como a perda dos movimentos e da visão do olhos que se encontra no lado oposto do hemisfério que foi removido.

Em outras palavras se o lado esquerdo do seu cérebro é retirado, você poderá perder seus movimentos do lado direito do corpo assim como a visão.

Mas vocês queridos leitores, se surpreenderam com alguns desses órgãos? Conseguia imaginar que era possível viver sem eles? Comentem e conte pra gente!

 

Publicado em: 29/12/15 16h24