• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 perguntas que ficaram sem resposta nos filmes de Senhor dos Anéis

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      17/04/18 às 17h00

Quando o assunto é adaptação cinematográfica, e em especial literária, é quase impossível não citar a trilogia de O Senhor dos Anéis. Isso porque o trabalho realizado por Peter Jackson foi tão incrível que, além de ser estudado, também precisa ser citado sempre que possível. O cineasta soube transcrever da melhor forma possível a mitologia criada por J.R.R. Tolkien para a tela. Algo que, para muitos profissionais da área, seria uma tarefa quase impossível. Jackson tinha tudo para falhar miseravelmente. Um universo riquíssimo, personagens complexos, cenários grandiosos e um orçamento relativamente baixo para três grandes produções.

Mesmo assim, contra todas as correntes, Jackson deu uma de Fausto e conquistou o universo. Bem, ao menos o cinematográfico. A trilogia se tornou a fantasia mais premiada da história do cinema. Mas claro, como toda e qualquer adaptação, até mesmo O Senhor dos Anéis teve seus pequenos deslizes. Algo totalmente perdoável, para dizer o mínimo. Algumas coisas poderiam ser diferentes, como o retrato de certos personagens. Contudo, apenas isso não desmerece o grande trabalho que realizado. Assim, como forma de exercitar mentes curiosas, separamos algumas perguntas que o filme levantou, mas não respondeu. Lembrando que na lista a seguir usaremos como base somente os filmes. Ou seja, por mais que as respostas estejam nos livros, isso não será levado em consideração por agora.

1 - Por que Minas Tirith não possui um fosso?

Minas Tirith é a última cidade livre dos homens e apenas isso já a transforma num alvo gigantesco. Tal conhecimento deveria ter sido suficiente para que o Regente do local ordenasse a construção de um fosso profundo por fora de suas muralhas. Claro que isso não impediria um ataque, no entanto atrasaria e atrapalharia muito o inimigo. Um fosso profundo e largo teria feito Sauron mudar seus planos em relação ao local.

2 - Para que anunciar a chegada de reforços?

Algo que custa a entrar na mente de pessoas mais lógicas, por assim dizer, é por que um exército precisa anunciar sua chegada em determinado local. No filme, quando os Orcs chegam ao Abismo de Helm eles tocam tambores. A situação é justificável, pois como eles estavam em maior quantidade, a intenção era intimidar os outros guerreiros. No entanto, quando o exército humano chega para ceder reforço, eles tocam a corneta. Uma decisão que compromete um possível ataque surpresa, por exemplo.

3 - Por que Faramir não pegou o Um Anel?

Infelizmente, Peter Jackson mudou bastante o personagem de Faramir. Uma triste decisão que não vem ao caso agora. No filme, o Capitão da guarda real de Gondor aprisiona Frodo quando ele está de posse do Um Anel. Se Faramir queria tanto o artefato para entregar ao seu pai e salvar sua cidade, por que ele simplesmente não arrancou do pescoço do Hobbit? Por que ele precisava de Frodo em Gondor para cumprir seu objetivo?

4 - Por que o Rei Bruxo não matou Gandalf?

O Rei Bruxo nunca teve uma oportunidade tão boa de acabar de uma vez por todas com Gandalf do que em Gondor. No auge do ataque das forças de Sauron, junto com Pippin, o Mago cavalga até Denethor para tentar impedi-lo de colocar fogo no corpo ainda vivo de Faramir. No meio do caminho ele encontra com o Espectro, algo que ele não esperava. O poder do inimigo é tão forte que o cajado de Gandalf explode. O mago cai do cavalo e quase vira comida de Lagarto voador. Porém, ao ouvir a corneta (olha ela ai) de Théoden, o Rei Bruxo desiste no meio do processo.

5 - Como Elrond sabia o que era preciso para destruir o Anel do Poder?

Novamente, estamos falando apenas dos filmes! Foi dito que Sauron forjou o Um Anel em segredo. Pode parecer bobo e até meio óbvio, porém, se foi em segredo, como Elrond sabe tanto sobre ele? Na primeira guerra contra o Senhor do Escuro, como o elfo sabia como e onde destruir o Anel? Essa é uma informação valiosa demais para surgir simplesmente do nada.

6 - O que aconteceu com Saruman?

Na versão do cinema, vemos apenas que Isengard é libertada das forças de Sauron. No processo, Saruman vira prisioneiro em sua própria torre. Porém, o filme esquece de mostrar o desfecho de sua história. O que aconteceu com ele? Foi preso em algum outro lugar? Permaneceu eternamente em Isengard? Consegui fugir? Essa resposta vem apenas na versão estendida, onde vemos que o Língua de Cobra mata Saruman. O problema é que nem todas as pessoas veem essa versão, o que faz com que o personagem fique sem uma conclusão.

7 - Por que Sauron subestima tanto seu adversário?

Sauron já foi derrotado no passado usando sua mais poderosa arma. Mesmo assim, séculos depois ele ainda subestima seu adversário. Além de sofrer diversas derrotas tentando conquistar cidades e reinos, ele ainda envia todo seu exército para enfrentar Aragorn em seus portões. No entanto, ele esquece de Frodo e o Anel. Por que ele não deixou parte de seu exército ao redor da Montanha da Perdição? Um ser que já passou por tanta situação na vida, deveria ser mais esperto.

Próxima Matéria
Via   SR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+