Fatos Nerd

7 poderes que o Superman perdeu ao longo dos anos

0

Criado em 1938, o Superman já conta com mais de oito décadas de história. Isso significa que ao longo dos anos o Homem de Aço já passou por diversas reformulações tanto visuais quanto narrativas. Só para ilustrar, originalmente, ele nem conseguia voar, mas com o tempo, seus poderes se estabeleceram nos que a maioria dos fãs conhece hoje. Todavia, além de adquirir poderes, ele também perdeu alguns. A grande maioria dessas habilidades perdidas acabaram sendo eliminadas por serem estranhas e não terem feito tanto sucesso entre o público. Embora seja um alienígena e os quadrinhos lidem com uma infinita gama de possibilidades, um pouco de coerência é sempre necessário.

Então, o Superman, mesmo sendo quem ele é, não deve ser capaz de fazer tudo o que quiser e transcender as barreiras da lógica. Ao longo do anos, os quadrinistas que trabalharam com o personagem foram entendendo isso. Entretanto, relembrar é viver. Pensando nisso, decidimos reunir aqui alguns dos poderes que o Superman perdeu ao longo dos anos. Você pode conferi-los a seguir.

7 – Metamorfose (sim, o Superman já teve os poderes da Mística)

No início de sua carreira o Superman era relativamente subdesenvolvido. Como resultado disso, a cada nova edição os autores testavam novos poderes no Homem de Aço e analisavam a recepção do público. Assim, em Superman #45 o último filho de Krypton se tornou um metamorfo. Em suma, e na edição em questão ele lidou com invasores interdimensionais que queriam capturá-lo. Para se livrar dos mesmos, ele se disfarçou como um de seus captores girando e girando até mudar sua aparência. Todavia, ele não manteve essa habilidade por muito tempo e o motivo de sua perda nunca foi explicado.

6 – Hipnose

Embora não esteja entre seus poderes mais conhecidos, a hipnose foi bem significativa para o Superman por um tempo, afinal, ele a usou muito até os anos 1970. Nos quadrinhos, para o leitor conseguir distinguir o uso desses poderes era utilizado o seguinte recurso gráfico: quando uma luz amarela era emitida dos olhos do Homem de Aço, cobrindo uma pessoa com o brilho, ele conseguia hipnotizá-la. Assim ele era capaz de persuadi-la a fazer o que ele queria ou precisava. A primeira vez que ele usou a habilidade foi nas páginas da Action Comics #38 em 1941. Na história, Superman hipnotiza um psicólogo chamado Harold Morton para se entregar à polícia.

5 – Radiodifusão (Superman e o rádio)

Superman nasceu na Idade de Ouro dos quadrinhos e é considerado por muitos o primeiro super-herói, então ele era frequentemente associado à tecnologia da época. Sendo assim, era comum vê-lo em todo rádio. Aliás, As Aventuras do Superman foi um dos dramas de rádio mais populares entre 1940 e 1951. Foi na rádio onde a Kryptonita foi mencionada pela primeira vez e se tornou essencial para a mitologia do Homem de Aço. Enfim, o programa radiofônico foi uma ótima maneira de espalhar o Superman para as massas, e ampliar sua influência nos quadrinhos. Curiosamente, nas publicações impressas o Superman costumava usar o rádio para se comunicar com a polícia e outras instituições, mas ele não carregava um walkie-talkie ou algo parecido. Em vez disso, ele meramente transmitiu sua voz em frequências de rádio por meio de sua habilidade de Super Radiodifusão.

4 – Ventriloquismo

O Super Ventriloquismo é basicamente o que o nome sugere, mas graças ao “super” ele acaba ganhando uma dimensão maior do que simplesmente fazer um boneco falar sem mover os lábios. Com o Super Ventriloquismo, Superman podia projetar sua voz como um ventríloquo normal, mas ele podia projetá-la em qualquer lugar do mundo. Além disso, ele conseguia imitar a voz de qualquer outra pessoa enquanto usava esse poder. Inclusive, ele usou essa habilidade mais de uma vez para imitar o Batman, até mesmo durante uma das muitas vezes em que a identidade do Morcego foi comprometida.

3 – Disparo de feixe de luz com a mão

Assim como o rádio, a TV e o cinema tiveram sua influência na mitologia do herói. Assim, em Superman II foi apresentada a habilidade do kryptoniano de disparar um feixe de luz da mão. Surpreendente, esse talento não era totalmente novo nos mitos do Superman. Em Superman #125, ele ganhou a habilidade de disparar arco-íris de luz com seus dedos.

2 – Beijos indutores de amnésia (até os beijos do Superman são diferenciados)

Agora, nos aproximando dos poderes mais estranhos e inexplicáveis ​​que o Super-Homem já teve, podemos listar sua capacidade de mexer com a cabeça de alguém simplesmente beijando-a. Ele fez isso no final de Superman II, quando foi necessário remover sua verdadeira identidade das memórias de Lois Lane. Assim como muitos poderes nesta lista, isso não tinha explicação. O público teve que essencialmente entender que um beijo do Homem de Aço teve o mesmo efeito que uma noite de bebedeira pesada. Ainda assim, não foi a primeira (ou única) vez que o Superman usou o superpoder. Em Action Comics #306, Perry White organizou um encontro entre Lois e Clark sob um visco. Isso resulta no beijo habitual e, embora não tenha feito Lois se esquecer de nada, isso a afetou. Ela ficou se sentindo fraca e tonta, então um simples beijo claramente tem algum poder por trás dele.

1 – A habilidade de disparar mini versões de si mesmo de suas mãos

Por último, mas não menos importante ou estranho, temos a habilidade do Superman de disparar mini-versões de si mesmo através de seus dedos. Em Superman #125, o Homem de Aço foi pego em uma explosão de uma nave alienígena e isso atrapalhou um pouco seus poderes. Aliás, foi assim que ele começou a atirar arco-íris de luz com seus dedos, mas isso foi apenas a ponta do iceberg. Ele ainda podia voar e era invulnerável, mas todos os seus outros superpoderes se foram. Acontece que ele não estava realmente disparando um arco-íris de luz, e era algo muito mais estranho, mas incrivelmente útil. Ele atirou pequenas versões de si mesmo pela ponta dos dedos, e eles possuíam todos os seus poderes normais. O Superman basicamente se transformou em algo como um porta-aviões, ou melhor, porta-kryptonianos.

Fonte: WhatCuture
Imagens: DC Comics  Warner Bros. 

Pessoas com essa condição não conseguem contar ovelhas mentalmente

Matéria anterior

O que aconteceu com o Batman Que Ri?

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.