Fatos Nerd

Por que o Batman é o único super-herói que jamais revelaria sua identidade secreta?

0

Vivemos em tempos onde influencers e figuras públicas estão mais em alta do que nunca. Sendo assim, se em 2008 o próprio Tony Stark não teve problemas em dizer “eu sou o Homem de Ferro” diante de inúmeros jornalistas, em 2019 ele provavelmente faria o anúncio através de uma live no Instagram. Super-heróis são modelos seguidos por muitos de nós. Então, se eles chegassem a transcender as barreiras da ficção, os veríamos como celebridades do nosso mundo. O Aquaman possivelmente seria um ativista em prol da vida marinha; a Mulher-Maravilha uma defensora dos direitos das mulheres e o Superman faria campanhas a favor dos imigrantes.

No entanto, além das boas ações, eles teriam outra coisa em comum, nenhum deles se importaria em revelar sua identidade secreta. Afinal, há décadas, os vemos combatendo o mal, usando codinomes e, uma vez ou outra, eles chegaram a revelar seu alter ego para o mundo. Todavia, existe um super-herói, que jamais faria isso: o Batman. Identidades secretas parecem estar, cada vez mais, fora de moda nas HQs. Porém, o Cavaleiro das Trevas é adepto dos velhos costumes.

Recentemente, vimos Peter Parker ser publicamente exposto, em Homem-Aranha: Longe de Casa. Portanto, futuramente, acompanharemos o teioso lidando com as consequências dessa exposição. Assim como a DC já nos mostrou em Superman #18, o peso da revelação cai sobre os ombros de todos os entes queridos. Logo, dá pra ter um pouco de noção do porquê os justiceiros não aparecerem sem máscaras. Como resultado desse receio, existe uma lista de personagens, que jamais revelariam sua identidade secreta para o mundo. Por isso, diremos o porquê do Homem-Morcego estar em primeiro lugar.

O que a identidade secreta do Batman tem de especial?

De acordo com o Screen Rant, em primeiro lugar, é importante lembrar que o Batman não usa uma máscara para preservar sua identidade. Na verdade, ele a usa como parte do seu traje planejado para provocar medo nos criminosos. Ademais, o Batman, ao contrário da maioria dos heróis, não almeja uma vida privada. Por fim, existem poucas pessoas com as quais ele realmente se importa em proteger. Sendo assim, podemos dizer que, ao longo dos anos, a personalidade Bruce Wayne foi desenvolvida apenas para minimizar as interferências na atividade do vigilante. Em suma, para o Batman, Wayne é simplesmente um facilitador de seu exercício como super-herói. Inclusive, a mais recente edição da Detective Comics implica que o Morcego subestima a importância de seu alter ego. Para o Cruzado Encapuzado, Bruce Wayne é irrelevante para Gotham City.

Através da narrativa de Detective Comics #1017, testemunhamos um grupo de traficantes secretamente roubando crianças de um dos orfanatos de Martha Wayne e as vendendo no mercado ilegal. Logo, ficou subentendido que a falta de atenção de Bruce Wayne, resultado de sua preocupação em ser o Batman, o cega para o que acontece ao seu redor. Assim, vemos o personagem caçando bandidos durante a noite, mas deixando uma rede de tráfico humano agir sob seu nariz, quase que de forma literal.

Isso significa que se alguém ameaçasse revelar a identidade secreta do Batman, não seria nem considerada uma ameaça, apenas um incomodo. Afinal, Bruce Wayne existe apenas para servir aos propósitos do Batman. Assim, caso o herói fosse desmascarado, não haveria mais utilidade para seu alter ego. Obviamente ele lidaria com as mesmas consequências que muitos heróis, caso isso acontecesse. Contudo, no fim, o Batman apenas descartaria Bruce Wayne e provavelmente se vestiria de Morcego em tempo integral.

Afinal, o Deus Super Saiyajin superou o Super Saiyajin 4?

Artigo anterior

Ex-militar revela que os EUA já têm tecnologia para transportar alguém, pra qualquer lugar do mundo, em 1 hora

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido