• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 práticas que oftalmologistas indicam para manter a saúde da visão

POR Isabela Araujo    EM Curiosidades      03/07/18 às 14h59

A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano. Ela é fundamental para nossa vida e nem sempre lembramos dos cuidados de proteção que devemos ter com nossos olhos. É importante levar em consideração que com o passar dos anos a vista pode ser afetada e que por esse motivo é preciso estar atento a saúde da visão.
Normalmente as pessoas quase não se lembram dos cuidados com os olhos e só recorrem aos oftalmologistas somente quando estão com algum problema nos olhos. Desta forma, aumenta-se o risco de doenças oculares preocupantes, além do que, o diagnóstico tardio atrapalha nas possibilidades de tratamento. Sendo assim, uma visão saudável é sinônimo de uma série de cuidados recorrentes. Pensando nisso, separamos algumas dicas que os oftalmologistas recomendam para a saúde dos olhos:

1. Manter uma distância das telas do computador e celular

A luz branca das telas dos computadores e celulares deixam a vista bastante cansada. Pessoas que passam horas expostas à essa luz de aparelhos eletrônicos têm bastante tendência a desenvolver problemas de visão. Para evitar os possíveis danos, recomenda-se manter uma distância dos aparelhos de modo que os olhos fiquem em um nível superior ao do monitor. Isso permite que você olhe um pouco para baixo na tela. Lembrar de piscar e fazer pausas durante o uso dos aparelhos também é bastante importante.

2. Evitar o cigarro

O cigarro é um grande vilão para a saúde, inclusive para os olhos. Com o passar do tempo, o hábito de fumar aumenta o risco de degeneração macular e pode acarretar no surgimento da catarata e problemas cardiovasculares que atacam os olhos e comprometem a retina. Também se constata uma redução considerável na quantidade de antioxidantes no sangue o que também afetam a visão.

3. Ir ao oftalmologista com frequência

É necessário ir ao oftalmologista regularmente para realizar exames de vista a fim de proteger a visão. Somente assim é possível identificar problemas que estão no começo, quando são mais fáceis de tratar.

4. Adicionar peixe na dieta

O peixe é rico em ômega 3. Essa substância diminui problemas como degeneração macular, combate o envelhecimento precoce nas estruturas oculares e fortalece o globo ocular.

 5. Usar óculos de sol em locais abertos

A visão pode ser prejudicada devido aos raios ultravioletas o que pode levar ao surgimento de cataratas, degeneração macular e até mesmo danos às córneas como queimaduras. Lembre-se que os óculos de sol devem ter um mínimo de proteção UVA/UVB de UV 400 para o bloqueio dos raios.

6. Evita coçar os olhos

O simples ato de coçar os olhos pode causar problemas sérios como descolamento da retina. A sujeira da mão leva bactérias aos olhos e causa doenças como a conjuntivite bacteriana. A melhor solução para aliviar a coceira é utilizar colírios lubrificantes ou compressas geladas.

7. Ter cuidado com a higiene dos olhos

Remover a maquiagem antes de dormir e evitar compartilhar objetos de higiene pessoal como toalhas e lenços são também formas de evitar inflamações e doenças como conjuntivite viral e bacteriana. É importante também verificar se os produtos utilizados na região dos olhos estão dentro do prazo de validade. Para quem usa lentes, é fundamental lavá-las com soluções adequadas e respeitar o tempo de troca.

Próxima Matéria
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+