CuriosidadesNatureza

7 produtos que você acha que são bons para o planeta mas na verdade não são

0

Hoje se fala muito em utilizar de recursos que são sustentáveis e que não agridam o meio ambiente, porém, nós não sabemos bem como as coisas que utilizamos funcionam ou são feitas. Nossa intenção é gastar menos energia, água e diminuir o problema da poluição que afeta nossas vidas, mas muitas vezes acabamos colaborando com isso por utilizarmos um meio mais prático ou simplesmente mais popular.

Muitas vezes nos passam despercebidos esses pequenos detalhes sobre esses produtos que se comprometem a serem ambientalmente sustentáveis. Para te deixar um pouquinho mais por dentro, a Fatos Desconhecidos preparou uma listinha de 7 coisas que você pensava que era positivo ambientalmente, mas na verdade, prejudicam a natureza.

1 – Secadores de mãos

Secadores de mãos, apesar de se venderem como uma solução “verde”, podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente. Isso se deve ao fato de que eles gastam muita energia para executar uma função que não fazem de forma tão eficiente. Eles demoram muito mais para secar suas mãos do que uma simples toalha de papel. Isso sem contar o consumo de energia. Apesar de novas tecnologias como secadores de ar frio ou de alta pressão serem mais “verdes”, eles são mais caros.

2 – Carros Elétricos

Como esse produto está nessa lista? Simples, apesar de carros elétricos não emitirem carbono, você tem ideia de quanto CO² é produzido na manufatura das baterias que alimentam o veículo? O Instituto de Pesquisa Ambiental da Suécia mostrou que a produção dessa bateria despeja grandes quantidades de Dióxido de Carbono no meio ambiente. Você não esperava por isso, não é mesmo?

3 – Fraudas reutilizáveis

O impacto das fraudas descartáveis e das fraudas reutilizáveis ao meio ambiente não é tão diferente.  O grande problema das descartáveis é o gasto de água e energia para limpa-las.  As fraudas só vão ser potencialmente positivas para o meio ambiente quando lavadas de uma forma verdadeiramente eficiente.

4 – Bambu (tecido)

O uso de bambu ganhou grande destaque na criação de tecidos, devido ser considerado uma solução verde. O bambu cresce rápido e não necessita de químicos ou fertilizantes para desenvolver, porém exige uma grande quantidade de outros químicos agressivos para converte-lo em tecido. Apesar de grande parte das empresas terem medidas de seguranças para controlar o uso desses produtos, a maioria das roupas de bambu são processadas na China, cujo não possui tais leis e medidas preventivas.

5 – Painéis solares

 

O ponto negativo dessa solução “verde” também se encontra no seu processo de produção. Construir um desses painéis requer diversos produtos químicos agressivos e corrosivos, fora o alto consumo de água e energia elétrica. Painéis solares também usam muitos metais raros, e quando esses não são mais adequado para o uso, não são reciclados. felizmente, muitas empresas já assumiram a responsabilidade ambiental na produção dessa alternativa energética.

6 – Produtos de limpezas natural

Já é bem conhecida a reputação de certos materiais de limpeza devido grande quantidade de químicos que os mesmos possuem. Contudo, muitas empresas usam os termos “não-tóxico”, “natural” ou “sustentável” como uma forma de propaganda. Um estudo recente da Escola de Engenharia de Melbourne mostrou que muitos desses produtos tidos como “verdes”, na verdade, possuem vários compostos tóxicos.

7 – Lâmpadas Fluorecentes

Todo mundo quer pagar menos na conta de luz, não é atoa que esse tipo de lâmpada é tão popular. Sim, elas gastam menos eletricidade, porém podem te fazer ter uma intoxicação por mercúrio. Aquele pó que saí de dentro da lâmpada é tóxico e pode te causar problemas caso você entre em contato com ele. Outra coisa é que o mercúrio não pode ser jogado fora em lixos convencionais. Se a lâmpada não estiver quebrada, o recomendado é que ela seja levada a um centro de reciclagem.

E aí, curtiu a matéria? Deixe seu comentário ai embaixo. E até a próxima, pessoal

5 teorias que deixam Coragem, o Cão Covarde ainda mais assustador

Previous article

Especialistas alertam sobre nova arma da Coreia do Norte que pode exterminar 90% dos americanos

Next article

Comments

Comments are closed.