• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 provas científicas de que vídeo games fazem bem a saúde

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      08/02/17 às 18h27

Por muito tempo foi pensando que jogar vídeo game poderia fazer mal a saúde, bom, de fato tudo em excesso pode fazer mal a saúde, e com os vídeo games não é diferente. A vida toda nossas mães ficavam reclamando do tempo que a gente passava jogando, mas mal sabem elas que na verdade essas horas podiam estar trazendo muitos benefícios para a nossa saúde.

Mas será mesmo que os vídeo games podem trazer tantos benefícios assim para a saúde? Várias pesquisas e especialistas afirma que sim, os jogos podem melhorar nossa visão, raciocínio lógico e até mesmo agilidade. Tendo isso em mente, nós resolvemos trazer para vocês 7 provas científicas de que vídeo games fazem bem a saúde, e esperamos que nossos leitores mostrem essa matéria para as suas mães, confiram:

1 - Visão

Os jogos de ação pode nos ajudar a deixar a visão mais aguçada, e até mesmo curar a ambliopia, conhecida como "olho preguiçoso". Quem sofre dessa condição tem a visão de um olho pior que a outra, e o tratamento as vezes é feito com um tapa-olho. Pesquisadores da Universidade de Nottingham descobriram que uma hora de vídeo game pode ajudar a melhorar a visão tanto quanto 400 horas do uso de tapa-olhos.

Outro estudo feito pela Universidade de Rochester, dos EUA, revelou que jogos de tiro em primeira pessoa melhoram a visão, pois aumentam a capacidade do cérebro de prestar atenção em vários eventos ao mesmo tempo. E aí, preparados para uma partida de CS GO?

2 - Coordenação motora

Pesquisas afirmam que vídeo games podem aumentar a nossa coordenação motora e a coordenação entre o olho e a mão. Um estudo realizado na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, mostra que três horas semanais de vídeo games podem ainda ajudar cirurgiões a terem menos erros em procedimentos pouco invasivos. Os jogos também pode ajudar os médicos a fazerem os procedimentos mais rápido, segundo o estudo.

3 - Equilíbrio

A Universidade de Ottawa, do Canadá, testou o vídeo game Wii em pacientes com doença de Parkinson. Seis semanas depois de treinamentos diários de 30 minutos com o Wii Fit (de exercícios físicos) e 15 minutos de Wii Sports (com esportes), as pessoas do estudo melhoraram significamento o equilíbrio. Os pesquisadores da universidade acreditam que treinamentos desse tipo podem ajudar a diminuir o declínio das funções corporais em pacientes com essa condição.

4 - Boa forma

Alguns jogos faziam a alegria da criançada nos shoppings, como o "Dance Dance Revolution" e "In The Groove", com aqueles tapetes apropriados para dançar. O Wii Fit permite que jogadores realizem atividades físicas, como surf, boxe e dança, isso sem colocar os pés para fora de casa.

5 - Cérebro

Alguns jogos simples como o Tetris, pode aumentar a eficiência do nosso cérebro. Especialistas de Albuquerque, Estados Unidos, fizeram testes com 26 garotas adolescentes que jogavam Tetris durante 30 minutos diários, durante três meses. O estudo descobriu que as meninas desenvolveram um córtex mais espesso que quelas que não jogaram. Mas não só isso, as áreas que ficaram mais grossas são aquelas que os cientistas acreditam estarem ligadas à coordenação de informações visuais, táteis e auditivas.

6 - Agilidade

Quando jogamos vídeo game, precisamos ultrapassar obstáculos, pensar para achar a saída, e as vezes isso precisa ser feito com rapidez. Isso sem falar nos jogos que possuem tempo, e são ainda mais eficientes para melhorar a nossa agilidade.

Estudos feitos na Universidade de Rochester, analisou a resposta de muitos jovens a desafios rápidos, e os especialistas observaram que os jovens que tinham o costume de jogar games de ação era 25% em média mais rápidos para chegar a uma conclusão e responder corretamente as perguntas.

7 - Vídeo game contra a ansiedade e depressão

Estudos realizados na Universidade da Pensilvânia mostraram que alguns jogos simples de celulares, como o Candy Crush, por exemplo, são capazes de aliviar sintomas de depressão. Além disso, esse tipo de jogo pode melhorar a qualidade de vida no geral, e até  diminuir a ansiedade. O fato é que esses jogos geram sentimentos de satisfação e autoeficácia, que é a autoestima para realizar tarefas e bater metas.

Então, caros leitores, já sabiam de todas essas vantagens do vídeo game para o nosso corpo? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+