Curiosidades

7 provas de que a Black Friday no Brasil não tem sentido

0

A Black Friday faz parte de uma tradição americana e nós aqui no Brasil, simplesmente para não ficarmos de fora (ou não) também temos a nossa versão!

Mas agora, será mesmo que a Black Friday no Brasil é uma data que faz sentido, ou que pelo menos funciona como acreditamos? Pensando exatamente nisso nós aqui da Fatos selecionamos e copilamos 7 provas de que esse dia de promoção não é nada daquilo que você sempre pensou.

Confira!

1- A Black Friday é um costume americano que acontece logo após o Thanksgiving que simplesmente não existe no Brasil

02

A Black Friday surgiu nos EUA e acontece exatamente na sexta-feira que sucede o feriado de Thanksgiving, o objetivo no país americano, é limpar os estoques para começar a receber os produtos destinados ao fim de ano.

Aqui no Brasil como você bem sabe, se quer existe a ação de graças, o que torna esse tipo de atividade e promoção ainda mais sem sentido.

2- A Black Friday brasileira é conhecida por vender “tudo pela metade do dobro”

03

Você provavelmente já sabe que aqui no Brasil uma grande parte das promoções de Black Friday são forjadas. Muitas vezes os anunciantes divulgam que o preço antigo era tal, quando na realidade não era, tendo como único objetivo, iludir o consumidor, que adquire um produto apenas por acreditar que está “lucrando” com a compra, quando na realidade isso não é uma verdade.

3- A Black Friday original acontece 1 vez por ano, já aqui no Brasil…

05

O termo “Black Friday” aqui no Brasil, é muitas vezes usado apenas para chamar a atenção do consumidor, sendo utilizado várias vezes por ano. Ou seja, não existe de fato uma Black Friday, apenas usam desse termo para realizar qualquer tipo de manobra com o objetivo de conquistar e atrair o consumidor.

4- A Forbes já denunciou que as “promoções” brasileiras são em sua grande maioria uma fraude

04

Como você já deve saber, a Forbes é uma renomada revista americana, que geralmente trás assuntos voltados a economia, mercado e finanças.

A própria revista lançou uma matéria que ironiza a tal “Black Friday Brasileira”. Segundo a Forbes, está é mais uma oportunidade criada para gerar fraudes, uma vez que o consumidor compulsivo se sente bem em acreditar que está participando de um costume americano, enquanto na realidade não está levando nada com descontos para a casa.

5- Tradicionalmente nos EUA são 24h de promoção, enquanto aqui no Brasil alguns lugares oferecem até 1 mês de “descontos”

05

Economicamente falando, para uma Black Friday ser viável, ela precisa durar durante um prazo relativamente curto. Nos EUA todas as lojas ficam abertas por 24h e durante esse período produtos são vendidos com até de 80% de desconto.

Aqui no Brasil, lojas chegam a anunciar um mês inteiro de promoção, sendo que na prática a gente bem sabe que descontos destes níveis, jamais seriam viáveis de se fazer durante um prazo tão longo como este.

6- Você precisa esperar em uma fila virtual para fazer compras em famosos sites

06

Pois bem, se você pensou que as coisas não poderiam ficar piores, saiba que todos os anos, muitas pessoas enfrentam até mesmo uma fila virtual para conseguir fazer suas compras em alguns sites.

7- Nós nem se quer sabemos escrever o nome dessa coisa

04

Como é que podemos levar isso a sério? Melhor devolver a Black Friday para os americanos, e inventar um dia de promoção apenas nosso…

E então queridos leitores, qual desses tópicos mais te surpreendeu? Você adicionaria algum outro item a essa lista? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários.

11 coisas que só acontecem depois de anos de relacionamento

Artigo anterior

Qual o seu nível de inglês? [Quiz]

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido