Curiosidades

7 provas de que o mundo não está tão ruim quanto parece

0

O mundo está mudando, assim como tudo muda a todo momento e nós acreditamos, devido a inúmeros fatores que ele está piorando e chegando em uma situação um tanto deplorável. Com a nossa visão individual, nos cegamos aos reais fatos sobre o mundo em que vivemos. Acreditamos que a violência está aumentando quando nos deparamos com isso nos telejornais, ou que a intolerância racial ou sexual vem aumentando a partir do momento que vemos mais defensores nas redes sociais ou até mesmo pessoas com esse preconceito ganhando voz nos meios onlines. Enfim, são inúmeros os pensamentos “precoce” que temos, mas não é bem assim, mas coisas não estão tão ruins quanto todos imaginamos.

Pensando como vocês, nós aqui do Ultra que somos bastante Curiosos, resolvemos pesquisar um pouquinho mais e trouxemos para vocês 7 motivos que provam que o mundo não está tão ruim quanto parece. As vezes, as coisas maléficas estão na nossa própria cabeça ou na forma com que as informações são passadas a nós. Confiram com a gente.

1- Vivemos a maior paz já existente

1

Mesmo estando diariamente em contato com notícias de tragédias, vivemos hoje o que podemos chamar de “paz” quando comparamos com os acontecimentos de algum tempo atrás na história da humanidade. Houve um declínio enorme na taxa de homicídios de 17% em uma pesquisa feita em 2012.

2- Nunca houve tanta igualdade

2

Falta muita coisa para ficar “bom”, mas comparado ao século passado, por exemplo, estamos vivendo a era em que nem um país tem escravidão legalizada e cada vez mais programas em defesa as minorias estão surgindo. O preconceito racial, sexual e de gênero ainda é forte, mas a cada dia que passa algumas pessoas evoluem um pouco suas idéias a respeito. O casamento entre pessoas do mesmo gênero vem ganhando espaço em países que abominam a prática e as mulheres ganhando seu merecido espaço na sociedade são as provas disso.

3- Homens mudando seu comportamento em relação as mulheres

3

Podemos observar essa mudança positiva ao analisar as práticas masculinas em relação as mulheres desde o ano de 1990, visto que, há 25 anos atrás, cerca de 1% das mulheres de todo o mundo sofriam estupros, hoje esse número caiu para 0,2% (Ainda péssimo! Lembrando que, ninguém tem o direito de encostar em alguém contra sua vontade e essa taxa deveria ser de 0.0%). O número de abusos causados por maridos e namorados também caiu, junto com o número de assassinatos a mulheres.

4- Democracia mais espalhada

4

O número de países democráticos vem aumentando, já totalizando 66% do total. Esses países tem políticas democráticas como um todo, não apenas o pode de eleger seus representantes. Países autocráticos como a China, por exemplo, vem se abrindo lentamente e podemos perceber isso na política que restringia o número de filhos que foi mudada em 2015.

5- Diminuição da pobreza extrema

5

Analisando os dados, chegamos a conclusão de que apenas 9,6% da sociedade mundial vivem a realidade de pobreza extrema. Mesmo sendo “alto” o número, percebemos a diminuição quando comparamos com a década de 1820 onde 94% das pessoas viviam nessas condições.

6- A mídia manipula a verdade

6

Ao assistirmos TV, por exemplo, tendemos a acreditar em tudo que vemos nas telas e tratamos como verdades absolutas, sem pensar que aquilo são imagens cuidadosamente selecionadas e editadas para transmitir somente aquilo que o veículo de comunicação quer nos passar. Para ganhar público, a TV sempre transmite casos de violência, e ao entrar em contato com isso as pessoas tendem a pensar que só isso existe no mundo atual. Tendemos a pensar que o mundo não está tão ruim quanto a TV mostra.

7- Nossos cérebros estão acreditando somente nas coisas ruins

7

Ao vivermos com constante notícias ruins e eventos negativos, nosso cérebro começa a perder o espaço de coisas boas e entrar em um estado chamado de “declinismo”, onde acreditamos que as coisas era melhores e/ou não tem volta, vai sempre piorar. Quando adultos, as pessoas tendem a se lembrar das memórias entre os 10 e 30 anos, o que leva a acreditar que as coisas boas que faziam nessa fase estão cada vez mais distantes e impossíveis. O mundo não está tão ruim assim, a maioria das coisas não passa da nossa visão individual de ver.

E aí, você já tinha pensado por esse lado? Concorda com a gente? Deixe seu comentário aí em baixo.

6 recordes mundiais mais difíceis de serem quebrados

Matéria anterior

Você pode acertar a quem essa grande obra de arte pertence? [Quiz]

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos