Natureza

7 raras e reveladores descobertas próximas a Vulcões

0

O nosso mundo é composto por diversas coisas. Desde mares totalmente mortos até montes nevados gigantescos. Podemos visitar as mais diferentes paisagens de todos os climas. Uma coisa que chama a atenção de muitas pessoas e estudiosos são os vulcões. Eles são muito mais do que apenas montanhas com o formato pontiagudo que atiram lava quando entram em erupção. Os vulcões aparecem na lista dos recursos geológicos mais poderosos e durante uma de ‘ira’, podem mudar totalmente o mapa. Portanto, eles não precisam estar ativos para oferecer diversos ‘tesouros’ para os geólogos.

Próximo a eles ou até mesmo dentro já foram descobertas diversas coisas. Eles conseguem revelar grandes mistérios de um tempo onde eram considerados lugares sagrados. Pensando um pouco mais sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos listar para vocês, caros leitores, algumas dessas descobertas raras e reveladoras próximo a um vulcão.

1 – Fóssil

Cerca de 90 milhões de anos atrás, um pássaro morreu no que hoje é conhecido como Ártico Canadense. O pássaro chamado de Tingmiatornis Arctica parecia um pouco com a gaivota. Ele foi descoberto em 2016 e tornou-se um dos mais antigos fósseis do hemisfério norte. Os cientistas acreditam que ele ficou preso por causa do aquecimento global há 93 milhões de anos.

2 – Miniatura do Universo

Próximo ao Vulcão Iztaccihuatl, no México, há um lago. Quando foi drenado, o lugar revelou um santuário de pedras. Os arquitetos astecas criaram o espelho da lagoa de tal forma que o monumento ganhasse uma forma. Os arqueólogos acreditam que eles queiram mostrar como enxergam o universo.

3 – Anéis Gigantes

Esses círculos gigantes ficam dentro do Parque Nacional de Pilanesberg, na África do Sul. Essas são, na verdade, cicatrizes de um antigo vulcão que entrou em erupção repetidas vezes. A imagem pode ser vista de um satélite da NASA, que obtêm um estudo mostrando o nascimento e a morte do vulcão.

4 – Floresta Fossilizada

Quando um vulcão entrou em erupção há cerca de 300 milhões de anos, ele petrificou uma floresta tropical. Durante o evento, a floresta ficou tomada por cinzas vulcânicas com mais de 90 centímetros de espessura. O local, quando descoberto, foi como um tesouro para os estudiosos.

5 – Divisão

A África está criando uma ilha. Em 2005, os cientistas descobriram uma divisão com 8 metros de largura e 60 quilômetros de distância. A rachadura foi criada por causa de erupções subterrâneas e lava profunda que estava subindo para a superfície. Quanto mais a atividade vulcânica aumenta, mais a África separa o resto do continente.

6 – O Falso Vulcão

No Peru existe uma estrutura curiosa de quase 15 metros. Durante a década de 1960, os arqueólogos do Vale de Napena notaram a abertura. Eles acreditavam que ali havia um vulcão no passado, mas estavam totalmente enganados.

7 – Vidros de Vulcão

Existem os vulcões que entram em erupção para baixo, ou seja, geralmente em contato com a água do mar. Os vulcões subaquáticos entraram em erupção, em Nova Guiné a 1,6km abaixo da superfície e a pressão da profundidade transformou a junção em vidro.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo.

O que aconteceria com o Brasil caso os EUA entrassem em uma guerra?

Matéria anterior

13 fotos do Woodstock de um ângulo que ninguém viu

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos