• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 razões pelas quais as explorações espaciais são importantes para sua vida

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      10/01/18 às 13h46

O que vem em sua cabeça ao se lembrar do ano de 1969? Bem, pode ser que você nem estivesse vivo na época, mas com certeza sabe o que aconteceu no período. Caso não se recorde, vamos dar uma ajudinha: foi o ano em que ocorreu a primeira viagem à Lua. A primeira vez que um ser humano teve a oportunidade de por os pés fora de nosso planeta. A corrida espacial aconteceu de forma frenética, mas logo após esse grande acontecimento, muitas possibilidades começaram a ser levantadas.

Muitos acreditavam que até o início do século 21 já seríamos capazes de fazer passeios no espaço. Alguns acreditavam até mesmo que já haveriam colônias humanas fora da Terra. Bem, até então nada disso aconteceu, mas explorações espaciais ocorrem de forma constante, mesmo que não sejam enviadas missões tripuladas pelo espaço afora. Mas afinal, por que essas explorações são importantes? De que forma impactam em nossa vida aqui neste planeta?

1 - Proteção contra uma catástrofe provocada por um asteroide

A questão é que, se não quisermos passar pelo mesmo que os dinossauros, precisamos estar bem protegidos. Segundo relatos da própria NASA, aproximadamente a cada 10 mil anos, um  asteroide gigante, formado por rochas ou ferro atinge nosso planeta. Dessa forma, seria capaz de esmagar uma grande parte de nossa superfície, provocando ondas de maré que poderiam alcançar diversas partes do globo... Dentre tantas outras catástrofes.

As explorações espaciais auxiliam a evitar que fenômenos do tipo ocorram. Há um programa espacial financiado exatamente para a detecção de objetos com tamanha periculosidade, muito antes que possam atingir a Terra. Assim, uma nava espacial é mandada até o local e pode detonar o objeto, fazendo com que saia da rota de colisão com nosso planeta. Se não fosse por isso, talvez nem existíssemos mais!

2 - Possibilita novas invenções

Existe uma vasta lista de produtos e tecnologias que foram inicialmente desenvolvidas para fins espaciais. Mas ao longo do tempo fomos percebendo que essas tecnologias também poderiam ter utilidade na Terra. Os alimentos liofilizados (desidratados com uma técnica avançada) passaram a ser realmente conhecidos assim que a NASA começou a utilizá-los em suas missões espaciais.

Já na década de 1960, a NASA conseguiu desenvolver um plástico que era revestido com determinado agente refletor metálico. Quando utilizado em um cobertor por exemplo, é capaz de refletir cerca de 80% do calor humano de volta para o usuário. Dessa forma, é possível socorrer de forma mais eficaz vítimas de acidentes, ajudando-as a se manterem quentes.

3 - Necessitamos de matérias-primas do espaço

As explorações espaciais também são importantes para nos fornecer materiais. Fora de nosso planeta é possível encontrar ouro, prata, platina e tantas outras substâncias valiosas para nós. O setor privado por exemplo, possui empreendimentos com o objetivo de praticar a mineração em asteroides, e para isso nem seria preciso ir tão longe.

A lua é cheia de riquezas. Pode ser uma fonte lucrativa de hélio-3, um potencial combustível para usinas que utilizam energia nuclear. Por ser raro em nosso planeta, o litro da substância alcança o exorbitante preço de 5 mil dólares por litro. Por lá também existem terras raras, que podem ser utilizadas em eletrônicos, painéis solares e tantos outros dispositivos mais avançados.

4 - Nações podem trabalhar de forma conjunta e pacífica

Embora existam possibilidades de conflitos pelas explorações espaciais, também é possível observar que diversas nações optam por trabalharem juntas na Estação Espacial Internacional (EEI). Um documento do ano de 2006, publicado por um grupo de pesquisa de Washington indica todos os benefícios de uma cooperação internacional. Assim, laços diplomáticos mais fortes poderia ser firmados entre os mais diversos países.

5 - Podem trazer respostas para uma pergunta realmente grande

De acordo com pesquisas, metade da população norte americana acredita que exista vida fora da Terra. Imagine a proporção mundial? Bem, a questão é que ainda hoje tudo isso é um grande mistério para nós. Embora aconteçam diversas explorações espaciais envolvendo telescópios e sondas, nada foi capaz de comprovar as suspeitas. Desconfia-se de que a atmosfera da Terra, de alguma forma, interfira na captação de sinais.

Neste ano serpa lançada uma missão não tripulada, o Telescópio Espacial James Webb. Ele será capaz de detectar sinais químicos que possam indicar vida em outros planetas, mesmo que estejam fora de nosso sistema solar. Pode ser que finalmente, esta seja a resposta para todas nossas dúvidas perante o tema.

6 - Os seres humanos possuem um forte desejo de explorar

A grande questão é que o ser humano se movimenta com o combustível da curiosidade. Temos a necessidade de estar sempre em movimento, ir em busca do desconhecido. O Planeta Terra está ficando sem lugares novos, por isso, é importante descobrirmos um novo lugar que possa nos acomodar. No ano de 2007, o ex-administrador da NASA,  Michael Griffin, definiu em "razões aceitáveis" e "reais" os motivos pelas quais as explorações espaciais acontecem. Segundo ele, os aceitáveis tangem a segurança nacional e o benefício econômico. Já os reais, abrangem a competitividade, construção de monumentos e a curiosidade.

7 - Pode ser que precisemos do espaço para sobreviver

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a possibilidade de povoarmos outro planeta. A questão é que os satélites que temos posicionados no espaço já nos ajudam bastante. Por meio deles é possível detectar problemas urgente, a exemplo de grandes incêndios ou derramamentos de óleo. No entanto, podemos dizer que a falta de consciência ambiental já foi capaz de degradar muito a Terra. Dessa forma, estima-se que daqui alguns anos, não conseguiremos mais sobreviver por aqui. Então, nossa raça será simplesmente extinta, ou seremos obrigados a nos mudar para outro planeta. Enfim, apenas especulações.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+