Curiosidades

7 regras de etiqueta que ninguém mais segue

0

Regras de etiqueta já funcionaram como as amarras que garantiam o funcionamento da sociedade. Por meio delas, as pessoas podiam se relacionar com amigos ou desconhecidos sem causar ofensas inesperadas. Mas hoje em dia, muitas delas foram esquecidas.

Você até que respeita alguns hábitos tradicionais, como dar preferências aos mais velhos e não deixar os braços sobre a mesa durante as refeições. Apesar de ser uma pessoa que cultua boas maneiras, você sabia que várias de suas atitudes, no passado, poderiam ser consideradas rudes?

Muitos hábitos que já foram considerados essenciais para uma pessoa ser julgada bem educada e apta para viver em sociedade, hoje são desprezados e esquecidos. Confira alguns desses costumes que já foram regras e hoje ninguém mais coloca em prática no dia-a-dia.

1 – Cobrir a boca ao tossir em público

1

Provavelmente, ao tossir em público você cobre sim a sua boca com a mão e está se perguntando por que esse item está aqui? A verdade é que no passado, a única mão utilizada para esse hábito era a mão esquerda. A mão direita sempre foi considerada a mão social, utilizada para interações públicas, e não poderia ser usada para evitar espalhar tosse nos outros. Você pode até estar cobrindo sim a boca, mas será que se preocupa em escolher a mão correta?

2 – Se arrumar formalmente para viajar de avião

2

No início da popularização das viagens de avião, as pessoas se preparavam para a ocasião como se fosse um grande evento. Homens e mulheres se vestiam com trajes finos, como se estivesse indo para um evento de gala. Hoje, com a casualidade das viagens, o conforto costuma ser a principal preocupação na hora de escolher os trajes apropriados.

3 – Ser cavalheiro

3

Homens costumavam se preocupar em realizar gentilezas para as mulheres ao seu redor. Atos como abrir portas, segurar cadeiras, carregar os pertences eram comuns a todo homem. Hoje em dia, até mesmo por conta da conquista de espaço e independência feminina, muitos desses costumes se perderam.

4 – Escolher o assento correto no carro

4

Nos momentos em que você precisa dividir o carro com vários amigos, num táxi ou num banco de carona, por exemplo, é natural que comece uma guerra pela escolha do melhor lugar. Em situações de viagens de carro de longa distância, a briga pode ser ainda maior. No passado, as brigas eram evitadas por meio de regras de etiqueta. A pessoa de mais autoridade e respeito tinha direito ao assento da direita, enquanto a segunda da fila pegava o da esquerda. O lugar do meio era reservado para pessoas mais jovens.

5 – Escrever bilhetes e cartas de homenagem e agradecimento

5

Hoje em dia, talvez por causa das redes sociais e aplicativos de mensagens, o hábito de cartas com agradecimentos e homenagens não é mais comum. Com o advento de redes como Facebook e Instagram, por exemplo, mensagens de parabéns ou demonstrações de carinho e agradecimento a outras pessoas são constantemente feitas online. Isso quando elas são realmente feitas, já que a exposição pública pode fazer com que muita gente se sinta constrangida ao exercer a prática.

6 – Responder a convites

6

Antigamente, organizadores de festas e eventos costumavam receber respostas a seus convites para poder planejá-los de forma mais eficiente. Hoje, o hábito se perdeu e as festas, por vezes, são realizadas sem as respostas dos convidados, o que pode gerar problemas de planejamento na hora H. Uma alternativa às respostas, ainda pode ser vistas em eventos nas redes sociais, em que as pessoas podem dizer se tem o interesse ou não de comparecer.

7 – Deixar uma festa na hora correta

7

Em pleno 2016, quem vai para uma festa pensando na hora de voltar? Hoje em dia nós queremos aproveitar os eventos ao máximo, consumindo tudo o que as festas tem a oferecer em bebida, comida e diversão. No passado, as coisas não eram bem assim. Era comum que eventos tivessem pelo menos um convidado de honra presente. Ninguém poderia deixar a festa antes da pessoa em questão e, assim que ela deixasse o local, todos deveriam começar o processo de ir embora também, seguindo o exemplo.

Alguns desses hábitos ainda faz parte de sua vida? Se sim, você é uma pessoa bem apegada a regras, não é? Esses costumes são raramente percebidos atualmente, por mais que tenham feito parte de uma lista de hábitos obrigatórios pra quem viveu em épocas passadas.

4 mensagens ocultas na obra Alice no País das Maravilhas

Artigo anterior

Quanto você gastaria para dar uma volta no mundo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido