Curiosidades

4 mensagens ocultas na obra Alice no País das Maravilhas

0

Alice no país das maravilhas, é uma das mais famosas obras da literatura infantil, por outro lado também se sabe que apesar da historia ter esse cunho, ela paralelamente também foi escrita para adultos, tendo uma série de metáforas, analogias e referencias contidas.

O livro inicialmente foi lançado em 1865, pelo autor Charles Lutwidge Dodgson, que não divulgou seu nome original ao publicar o livro, e sim um pseudinoma chamado Lewis Carroll. A obra foi um grande sucesso e já foi traduzida para mais de 100 línguas.

Por esse motivo, muitos críticos usaram da teoria psicanalítica desenvolvida por Sigmund Freud para desvendar algumas destas metáforas que existem na obra, confira!

1- Referências Sexuais

01

Ao analisarem o livro como um todo, considerando não apenas o texto, mas também as suas ilustrações originais, foi possível perceber que existiam uma série de referências sexuais nas imagens.

Consequentemente ainda não se sabe se o ilustrador John Tenniel teria apenas representado o que sabia que existia nas entrelinhas, ou se essas referências partiram exclusivamente dele.

04

Uma vez que Lewis Carroll apenas exemplificou o que queria, deixando o artista livre para a sua produção.

Essas referências podem ser vistas por exemplo, na imagem em que Alice cai pelo orifício chamado de “Buraco do coelho”, na imagem que aparece a fenda de uma cortina que Alice entra, nas menções e ilustrações de chaves e fechaduras, assim como no formato fálico da lagarta e na imagem em que Alice aparece com o pescoço prolongado e ereto, que cria uma analogia a um pênis em ereção.

2- Referências a puberdade

06

Críticos também traçaram e notaram uma clara referência na obra a respeito da puberdade e amadurecimento. A impressão que se tem, é que Alice é uma garota que está saindo da fase infantil para a fase adulta, enfrentando consequentemente uma série de mudanças físicas e psicológicas.

Tal análise pode ser comprovada através do fato da própria personagem não se sentir confortável em seu próprio corpo, passando por muitas mudanças, se sentindo desde muito pequena a muito grande, questões as quais levantam dúvidas também a respeito de sua própria identidade. Ou seja, exatamente o que os jovens geralmente passam nessa fase.

3- Referências a drogas psicodélicas

03

Essa teoria não é assim tão atual, porém a grande questão é que antes acreditava-se que a inspiração aos efeitos de drogas psicodélicas era apenas uma suposição.

Mas apesar de nunca terem comprovado que existia alguma ligação entre o autor da obra e o uso das drogas, os pesquisadores conseguiram comprovar que as referências psicodélicas do livro de fato foram inspiradas nesses efeitos, uma vez que seu autor favorito,Thomas De Quincey, serviu de inspiração a Lewis.

08

Thomas por sua vez, foi um escritor que abertamente narrou a sua relação com as drogas e o álcool, ao lançar a sua autobiografia, em 1821, intitulada de : confissões de um Inglês comedor de ópio.

4- Referências a distúrbios alimentares

05

Como bem sabemos a obra de Alice no País das Maravilhas é repleta de icônicas cenas que se referem a comidas, os fartos banquetes, chás, e bolos e frascos que pedem para serem consumidos ou devorados.

02

Segundo os críticos, essas referências existem porque o próprio Lewis, possuía uma relação conturbada com a comida, sendo ele um homem bastante magro, e que projetou parte de si mesmo na obra.

07

E então queridos leitores, que a obra permite que exista várias interpretações distintas nós já sabíamos, mas vocês já sabiam que essas eram as reais? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários.

As bizarras criaturas nunca vistas que cientistas descobriram no fundo do oceano

Artigo anterior

7 regras de etiqueta que ninguém mais segue

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido