• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 religiões monoteístas que você ?provavelmente não conhecia

POR Gustavo Camargo    EM História      10/05/18 às 13h45

O monoteísmo se consiste em religiões que acreditam em um único deus. Um único ser, onipresente, onisciente e onipotente, que seria responsável pela criação de todas as coisas no universo.

Teria sido na Índia o surgimento das correntes do monismo e do monoteísmo. Todo o conceito de bem e mal surgiu no zoroastrismo e no judaísmo, que espalhou para outras crenças. A incidência histórica do monoteísmo é tão rara, de forma que é difícil afirmar qual foi a teoria correta da evolução natural das religiões monoteístas. E foi pensando nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 religiões monoteístas que você provavelmente não conhecia. Confira:

1 - Al Aaqal Al Kulli

Eles acreditam que o universo existe graças a natureza divina de Deus. Para elas a falta de Deus é descrita como falta de luz divina. Diferente da maioria das religiões abraâmicas, os drusos acreditam que as almas humanas transmigram através da reencarnação. O céu e o inferno são assuntos abstratos. As pessoas reencarnam até se reunirem com Al Aaqal Al Kulli.

2 - Shangdi

Durante a dinastia Shang da China, foi reconhecido a existência de um deus, conhecido como Di "Senhor no Alto" ou Shangdi "Supremo Governante Celestial", que era totalmente acima das entidades e espíritos ancestrais.

Shangdi também tinha poderes sobre desastres naturais e até mesmo o clima. As pessoas acreditavam que ele vivia na cidade celestial de Shang e se comunicava com as pessoas através de adivinhação.

3 - Shiva

Shiva é um deus hindu bastante conhecido, ele é lembrado como o senhor da criação e destruição. Shiva é a divindade suprema, enquanto os outros deuses são considerados apenas meras manifestações. Isso fez com que ele fosse conhecido como um deus pessoal, uma divindade transcendente.

4 - Hypsistos

Segundos alguns registros gregos, habitantes que viviam na Ásia Menor e ali na região do Mar negro tinham a crença em apenas um deus conhecido como Hypsistos. Registros da adoração de Hypsistos ao norte do Mar Negro podem ter sido referência a um culto real associado a deuses do céu sármata e deuses cavaleiros.

5 - Hanulnim

No xamanismo coreano antigo, a crença era cheia de deuses e espíritos, mas eles tinham um respeito especial a Chunshin, o Senhor do Céu, ser supremo de toda a criação. Chunshin é visto como como um ser que está em todos os seres humanos, que são iguais a o Deus.

6 - Wusheng Laomu

Durante o período da dinastia Ming, religiões "folclóricas" derivadas de ideias cristãs, budistas e taoístas se ergueram para ir contra a corrente ordem confucionista na China. Muitas delas acreditavam em Wusheng Laomu. Ela também era conhecida como Wuji Laome, a "Grande Mãe do Inferno". Acredita-se também que ela teria sido criadora do universo e de todos os seres divinos.

7 - Alekh

Mahima Dharma era uma religião que cultuava um deus chamado Mahima Alekh. Os seguidores os veem como o significado para tudo. Eles acreditavam que essa divindade só poderia ser abordada através de meditação, ritualismo e ascetismo. C om o tempo, a crença nessa única divindade tornou-se popular em Orissa e acabou se espalhando por Andhra, Assam e Bengala.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Estudopratico     Listverse  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+